Estudo experimental da estrutura turbulenta da zona de colisão de um jacto de parede com uma camada limite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Samuel Dinis Galvão
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3689
Resumo: Um dos principais requisitos de projecto que deve ser tido em consideração num avião V/STOL é o sistema propulsivo quando o avião está perto do solo em transição para voo horizontal. Perdas no poder de aterragem/descolagem podem ocorrer no avião devido à re-ingestão de gases quentes; diminuição de pressão nas superfícies inferiores da asa e da fuselagem, que sugam o avião em direcção ao solo. Os gases quentes também são responsáveis pelo aumento de temperatura nos revestimentos da asa e da fuselagem. Os efeitos acima referidos são em grande parte devido a um escoamento que na literatura inglesa é designado de “ground vortex” e que surge devido à presença de um escoamento cruzado (vento ou o próprio movimento do avião). O escoamento cruzado quando interage com o jacto de parede radial, que resulta do espraiamento do jacto incidente do avião, origina o “ground vortex”. Estudos publicados sobre este tipo de escoamento são reduzidos e os poucos que aparecem reportam este tipo de escoamento num contexto secundário, pois grande parte da análise é direccionada para o problema do jacto incidente, que tem sido estudado para diversas configurações e condições de operação. O estudo que se apresenta nesta dissertação é dedicado à identificação de parâmetros e regimes associados às instabilidades e efeitos secundários presentes no escoamento “ground vortex”. A parte mais relevante do “ground vortex” é produzido experimentalmente através de uma configuração bidimensional, resultante da interacção de um escoamento camada limite com um escoamento jacto de parede. O escoamento jacto de parede é produzido separadamente com base numa configuração bidimensional que anteriormente foi utilizada no estudo de um escoamento “repuxo”. O escoamento camada limite é produzido por um túnel de vento de sopro convencional. A interacção do escoamento jacto de parede com o escoamento camada limite dá origem a uma região com escoamento bastante curvo. Essa região pode ser estudada para diferentes razões de velocidades entre o escoamento jacto de parede e o escoamento camada limite. Esta dissertação apresenta uma análise detalhada do escoamento “ground vortex” e segue um estudo anteriormente elaborado, onde foi detectada uma pequena zona de recirculação, localizada a montante do ponto de separação, que não tinha sido reportada para este tipo de escoamento. Este estudo apresenta um conjunto de medições efectuadas com um velocímetro Laser- Doppler para uma razão de velocidades entre o escoamento camada limite e o escoamento jacto de parede de valor 2. É também feita uma análise às características do campo de velocidades médio e turbulento, incluindo uma análise às duas componentes da velocidade, ou seja, a componente vertical e a componente horizontal. Os resultados mostraram a possível presença de um pequeno escoamento vórtice localizado a montante do ponto de separação. Na zona de separação, onde provavelmente está o pequeno escoamento vórtice, foram identificados espectros de energia com a presença de uma pequena “bossa”, que está localizada numa largura de banda de baixas frequências, indicando a existência de concentração de energia turbulenta instável nesta zona. A sequência encontrada para o desenvolvimento do vórtice secundário situado perto do ponto de separação da zona de colisão, através de estudos de visualização, pode ser interpretada como uma oscilação da zona de separação ou também por uma oscilação na origem virtual do escoamento deflectido. A presença de diagramas bimodais na componente horizontal da velocidade média localizados na zona de separação, confirma o comportamento de oscilação. Apesar da estrutura turbulenta na zona de separação apresentar um comportamento instável, os espectros de energia analisados para a componente horizontal da velocidade média, não revelaram a presença de picos de amplitude significativa na frequência. Contudo na zona central onde o escoamento é deflectido, ou seja, na zona de repuxo onde a componente vertical da velocidade média atinge os seus máximos, foram identificados casos pontuais com picos de energia distintos.
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O escoamento cruzado quando interage com o jacto de parede radial, que resulta do espraiamento do jacto incidente do avião, origina o “ground vortex”. Estudos publicados sobre este tipo de escoamento são reduzidos e os poucos que aparecem reportam este tipo de escoamento num contexto secundário, pois grande parte da análise é direccionada para o problema do jacto incidente, que tem sido estudado para diversas configurações e condições de operação. O estudo que se apresenta nesta dissertação é dedicado à identificação de parâmetros e regimes associados às instabilidades e efeitos secundários presentes no escoamento “ground vortex”. A parte mais relevante do “ground vortex” é produzido experimentalmente através de uma configuração bidimensional, resultante da interacção de um escoamento camada limite com um escoamento jacto de parede. O escoamento jacto de parede é produzido separadamente com base numa configuração bidimensional que anteriormente foi utilizada no estudo de um escoamento “repuxo”. O escoamento camada limite é produzido por um túnel de vento de sopro convencional. A interacção do escoamento jacto de parede com o escoamento camada limite dá origem a uma região com escoamento bastante curvo. Essa região pode ser estudada para diferentes razões de velocidades entre o escoamento jacto de parede e o escoamento camada limite. Esta dissertação apresenta uma análise detalhada do escoamento “ground vortex” e segue um estudo anteriormente elaborado, onde foi detectada uma pequena zona de recirculação, localizada a montante do ponto de separação, que não tinha sido reportada para este tipo de escoamento. Este estudo apresenta um conjunto de medições efectuadas com um velocímetro Laser- Doppler para uma razão de velocidades entre o escoamento camada limite e o escoamento jacto de parede de valor 2. É também feita uma análise às características do campo de velocidades médio e turbulento, incluindo uma análise às duas componentes da velocidade, ou seja, a componente vertical e a componente horizontal. Os resultados mostraram a possível presença de um pequeno escoamento vórtice localizado a montante do ponto de separação. Na zona de separação, onde provavelmente está o pequeno escoamento vórtice, foram identificados espectros de energia com a presença de uma pequena “bossa”, que está localizada numa largura de banda de baixas frequências, indicando a existência de concentração de energia turbulenta instável nesta zona. A sequência encontrada para o desenvolvimento do vórtice secundário situado perto do ponto de separação da zona de colisão, através de estudos de visualização, pode ser interpretada como uma oscilação da zona de separação ou também por uma oscilação na origem virtual do escoamento deflectido. A presença de diagramas bimodais na componente horizontal da velocidade média localizados na zona de separação, confirma o comportamento de oscilação. Apesar da estrutura turbulenta na zona de separação apresentar um comportamento instável, os espectros de energia analisados para a componente horizontal da velocidade média, não revelaram a presença de picos de amplitude significativa na frequência. Contudo na zona central onde o escoamento é deflectido, ou seja, na zona de repuxo onde a componente vertical da velocidade média atinge os seus máximos, foram identificados casos pontuais com picos de energia distintos.A primary design consideration for S/VTOL aircraft is the flow environment induced by the propulsion system during hover with zero or small forward momentum. Ground effect phenomena may occur and change the lift forces on the aircraft, cause re-ingestion of exhaust gases into the engine intake and raise fuselage skin temperatures. An important source of each is the ground vortex which forms far upstream of the impinging jet when the resulting radial wall jet meets a crossflow. Measurements of this type of flow are very scarce, and have only been reported in the context of a secondary flow within the impinging jet flow problem with relatively different configurations and operating conditions. The present thesis is dedicated to the identification of the parameters and relevant regimes associated with instabilities and other secondary effects of a ground vortex flow. To avoid the influence of the impinging region a plane wall jet is produced independently using a configuration already used to study two-dimensional upwash flows. The wall jet collides with the boundary layer produced using a conventional wind tunnel giving rise to a highly curved region, which can be studied for different velocity ratios between the wall jet and crossflow. This thesis presents a detailed analysis of a ground vortex flow resulting from the collision of a wall jet with a boundary layer, and follows a previous study, which has detected a small recirculating zone, located upstream the separation point not yet reported before for this type of flows. Laser Doppler measurements are presented for a wall jet-to-boundary layer velocity ratio of 2, and include mean and turbulent velocity characteristics along the two normal directions contained in planes parallel to the nozzle axis. The results revealed the existence of a very low broadband humps in the frequency spectra indicating concentration of unsteady turbulent energy. The source of this low frequency unsteadiness is probably associated with a small vortex located upstream the separation point. The particular ordered sequence that was identified from the visualization studies for the small recirculation zone that appears near the separation point can also be interpreted as an oscillation of the separation zone or of the virtual deflected flow origin. In spite of the apparent organized sequence of the turbulent structure of the collision zone, the power spectra of the horizontal velocity component does not exhibit any pronounced particular peak for the same location. In the central zone of the upwash flow where the maximum values of the vertical velocity component occurs, additional distinct high frequency peaks were also identified.Barata, Jorge Manuel MartinsuBibliorumRibeiro, Samuel Dinis Galvão2015-07-02T15:06:56Z20082008-062008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:11Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:02.779231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Ribeiro, Samuel Dinis Galvão
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