A influência da adaptação ergonómica do trompete na aprendizagem em consequência de anomalia congénita da mão direita: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Pedro da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15061
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_a6ae5ad30a94c8a655cbcec868560e27
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15061
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da adaptação ergonómica do trompete na aprendizagem em consequência de anomalia congénita da mão direita: estudo de casoTrompeteAprendizagemErgonomiaPosturaNecessidades Educativas Especiais (NEE)InclusãoMotivaçãoTrumpetLearningErgonomicsPostureSpecial Educational NeedsInclusionMotivationRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I (Prática Pedagógica) - O Relatório de Estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, integrado no Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música de Lisboa. Desta forma foram descritas as práticas pedagógicas realizadas ao longo do ano letivo 2018/2019 na Academia de Música de Alcobaça, em regime de exercício de função, de três alunos de graus de ensino distintos. O contexto do estágio foi definido através da caraterização da escola, do seu projeto educativo, e respetivos alunos. Relativamente à prática pedagógica foram elaboradas planificações anuais e planos de aula referentes aos alunos selecionados para a realização do estágio. Ao longo do estágio, o mestrando procurou colocar em prática os conhecimentos adquiridos no primeiro ano de mestrado por forma a avaliar o seu desempenho enquanto docente, permitindo uma atitude reflexiva sobre os aspetos positivos e negativos da sua prática e metodologia pedagógica.Resumo II (Investigação) - A investigação sobre a influência da adaptação ergonómica do trompete na aprendizagem em consequência de anomalia congénita da mão direita consiste num estudo de caso que visa melhorar a qualidade na aprendizagem do trompete, de forma a permitir uma inclusão mais expressiva no Ensino Especializado da Música e valorização pessoal, tanto para o mestrando como, principalmente, para a aluna em estudo. Tendo por base as dificuldades físicas da aluna, que implicavam na sua aprendizagem do trompete, foi realizado um estudo ergonómico que permitiu a adaptação do trompete à sua condição física e verificar quais a influências provocadas na aprendizagem da técnica do instrumento. Na análise de resultados, procurou-se realizar uma correlação com o conhecimento da Revisão de Literatura, de Hickman (Trumpet Pedagogy – A Compendium of Modern Teaching Techniques), da Declaração de Salamanca e diversos autores que abordam a temática da motivação na aprendizagem. A presente investigação permitiu concluir que a anomalia congénita não é impeditiva à aprendizagem do trompete, não sendo necessária diferenciação curricular. A adaptação do trompete à sua condição física possibilitou uma postura correta, ao nível do tronco, braços e mãos, garantindo condições para a prática do trompete.Abstract I (Teaching) - The internship Report was conceived within the scope of the Specialized Teaching Internship curricular unit, as part of the Master in Music Education at Escola Superior de Música de Lisboa. In this way, the pedagogical practices carried out during the 2018/2019 academic year at the Academia de Música de Alcobaça were described, under the function of three students from different levels of education. The internship context was defined through the characterization of the school, its educational project, and respective students. The pedagogical practice, annual plans and lesson plans were drawn up for the students selected for the internship. During the internship, the master's student sought to put into practice the knowledge acquired in the first year of the masters in order to assess his performance as a teacher, allowing a reflective attitude on the positive and negative aspects of his practice and pedagogical methodology.Abstract II (Research) - The research on the influence of the ergonomic adaptation of the trumpet on learning as a result of a congenital anomaly of the right hand consists of a case study that aims to improve the quality of learning, in order to allow for a more expressive inclusion in Specialized Music Education and personal enhancement, both for the master's student and, mainly, for the student under study. Based on the student's physical difficulties, which implied her trumpet learning, an ergonomic study was carried out that allowed the trumpet to be adapted to her physical condition and to verify the influences caused on her learning of the instrument's technique. In the analysis of the results, an attempt was made to develop a correlation with the knowledge of the literature review, by Hickman (Trumpet Pedagogy – A Compendium of Modern Teaching Techniques), the Salamanca Declaration and several authors who address the theme of motivation in learning. The present research allowed to conclude that the congenital anomaly is not an obstacle for trumpet learning, with no need for curricular differentiation. The adaptation of the trumpet to her physical condition allowed a correct posture, at the upper body level, arms and hands, ensuring conditions for the trumpet practice.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaBurt, DavidRCIPLFerreira, João Pedro da Silva2022-10-31T13:36:28Z2021-12-102021-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15061TID:202828425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:47.911418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da adaptação ergonómica do trompete na aprendizagem em consequência de anomalia congénita da mão direita: estudo de caso
title A influência da adaptação ergonómica do trompete na aprendizagem em consequência de anomalia congénita da mão direita: estudo de caso
spellingShingle A influência da adaptação ergonómica do trompete na aprendizagem em consequência de anomalia congénita da mão direita: estudo de caso
Ferreira, João Pedro da Silva
Trompete
Aprendizagem
Ergonomia
Postura
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Inclusão
Motivação
Trumpet
Learning
Ergonomics
Posture
Special Educational Needs
Inclusion
Motivation
title_short A influência da adaptação ergonómica do trompete na aprendizagem em consequência de anomalia congénita da mão direita: estudo de caso
title_full A influência da adaptação ergonómica do trompete na aprendizagem em consequência de anomalia congénita da mão direita: estudo de caso
title_fullStr A influência da adaptação ergonómica do trompete na aprendizagem em consequência de anomalia congénita da mão direita: estudo de caso
title_full_unstemmed A influência da adaptação ergonómica do trompete na aprendizagem em consequência de anomalia congénita da mão direita: estudo de caso
title_sort A influência da adaptação ergonómica do trompete na aprendizagem em consequência de anomalia congénita da mão direita: estudo de caso
author Ferreira, João Pedro da Silva
author_facet Ferreira, João Pedro da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Burt, David
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, João Pedro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Trompete
Aprendizagem
Ergonomia
Postura
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Inclusão
Motivação
Trumpet
Learning
Ergonomics
Posture
Special Educational Needs
Inclusion
Motivation
topic Trompete
Aprendizagem
Ergonomia
Postura
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Inclusão
Motivação
Trumpet
Learning
Ergonomics
Posture
Special Educational Needs
Inclusion
Motivation
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10
2021-12-10T00:00:00Z
2022-10-31T13:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15061
TID:202828425
url http://hdl.handle.net/10400.21/15061
identifier_str_mv TID:202828425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133500494839808