Transformações de frentes de água na cidade pós-industrial O caso da HafenCity em Hamburgo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Paulo Miguel Mendes Paixão Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81511
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_a6c38c4c1ac36857a55479b23ff9d112
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81511
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transformações de frentes de água na cidade pós-industrial O caso da HafenCity em HamburgoWaterfront transformations in post-industrial cities The case of HafenCity in HamburgHafenCityfrentes de águacidade pós-industrialbranding urbanopós-modernismoHafenCitywaterfrontspost-industrial cityurban brandingpostmodernismDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaFrentes de água são locais icónicos da cidade e em constante mudança ao longo dos tempos. Na cidade pós-industrial antigas áreas portuárias foram deslocadas para zonas mais favoráveis à prática da atividade portuária e industrial, devido sobretudo aos avanços tecnológicos e melhores condições logísticas. A frente de água atual junto ao centro da cidade é uma amostra da pós-modernidade ao mais alto nível.Nesta dissertação pretende-se mostrar como aconteceu esta evolução até aos dias de hoje, aprofundando o caso de estudo do megaprojeto da HafenCity, em Hamburgo e comparando com outros modelos de referência de transformações de frentes de água recentes, tais como Roterdão ou Barcelona. Contextualizando-nos em Hamburgo, será analisado em particular a evolução da cidade e do seu característico porto. O conceito de branding é um elemento chave da cidade pós-moderna. A competitividade global e a necessidade de captar certos públicos leva a que cidades apostem em fortes estratégias de marketing do lugar, como irá aqui ser demonstrado.O caso aqui estudado da HafenCity é hoje dos mais relevantes na Europa devido à sua magnitude e inovação. Com um planeamento urbano e arquitetura de excelência, a HafenCity apresenta-se como uma área diversa, sustentável e cosmopolita. Fruto de uma urbanidade planeada, contém elementos importantes e diferenciadores relativos ao espaço público e aspetos sociais do modo de habitar a cidade que, a juntar ao branding, são um reflexo da sociedade pós-moderna e das suas influências na arquitetura e urbanismo.Waterfronts are iconic places in the city and in constant change throughout the times. In the post-industrial city, former port areas were relocated to more favorable locations for the practice of port and industrial activities, mainly due to technological advances and better logistic conditions. The current waterfront next to the city center is a showcase of postmodernity at its highest level.This dissertation wants to explain how this evolution happened until now, focusing in the megaproject of HafenCity, Hamburg and also by comparing other relevant case studies of recent waterfront transformations such as Rotterdam or Barcelona. In the context of Hamburg, it will be analyzed in particular the evolution of the city and its characteristic harbour. The concept of branding is a key element of the postmodern city. Global competitiveness and the need to attract target groups makes cities invest in strong place marketing strategies, as it will be demonstrated here.The case study of HafenCity investigated here, it’s one of the most relevant in Europe due to its magnitude and innovation. With an architecture and urban planning of excellence, HafenCity presents itself as a diverse, sustainable and cosmopolitan area. As a result of a planned urbanity it contains important and differentiating elements about the public space and social aspects of the way we inhabit the city that, adding to branding, are a reflection of postmodern society and its influences in architecture and urbanism.2018-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81511http://hdl.handle.net/10316/81511TID:202058751porMarques, Paulo Miguel Mendes Paixão Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T13:59:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:34.449054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transformações de frentes de água na cidade pós-industrial O caso da HafenCity em Hamburgo
Waterfront transformations in post-industrial cities The case of HafenCity in Hamburg
title Transformações de frentes de água na cidade pós-industrial O caso da HafenCity em Hamburgo
spellingShingle Transformações de frentes de água na cidade pós-industrial O caso da HafenCity em Hamburgo
Marques, Paulo Miguel Mendes Paixão Silva
HafenCity
frentes de água
cidade pós-industrial
branding urbano
pós-modernismo
HafenCity
waterfronts
post-industrial city
urban branding
postmodernism
title_short Transformações de frentes de água na cidade pós-industrial O caso da HafenCity em Hamburgo
title_full Transformações de frentes de água na cidade pós-industrial O caso da HafenCity em Hamburgo
title_fullStr Transformações de frentes de água na cidade pós-industrial O caso da HafenCity em Hamburgo
title_full_unstemmed Transformações de frentes de água na cidade pós-industrial O caso da HafenCity em Hamburgo
title_sort Transformações de frentes de água na cidade pós-industrial O caso da HafenCity em Hamburgo
author Marques, Paulo Miguel Mendes Paixão Silva
author_facet Marques, Paulo Miguel Mendes Paixão Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Paulo Miguel Mendes Paixão Silva
dc.subject.por.fl_str_mv HafenCity
frentes de água
cidade pós-industrial
branding urbano
pós-modernismo
HafenCity
waterfronts
post-industrial city
urban branding
postmodernism
topic HafenCity
frentes de água
cidade pós-industrial
branding urbano
pós-modernismo
HafenCity
waterfronts
post-industrial city
urban branding
postmodernism
description Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81511
http://hdl.handle.net/10316/81511
TID:202058751
url http://hdl.handle.net/10316/81511
identifier_str_mv TID:202058751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133929153757184