A transformação através do design de interiores : o caso dos mercados públicos e a análise de obras realizadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/3374 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design de Interiores e Equipamento. |
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A transformação através do design de interiores : o caso dos mercados públicos e a análise de obras realizadasDesignDesign de InterioresMercadosReconversãoReabilitaçãoEspaços PúblicosDissertação de mestrado em Design de Interiores e Equipamento.Exame público realizado em 24 de Janeiro de 2012, pelas 16h00.O presente trabalho pretende apresentar, a partir da análise de intervenções em Mercados Públicos, o modo como o design de interiores pode intervir e transformar os espaços de forma coerente e harmoniosa, potencializando as suas actividades originais ou revigorando a sua espacialidade ao atribuir-lhe outro uso ou novas valências. Para tal, realizou-se uma pesquisa sobre a evolução dos espaços interiores, com o intuito de entender de que forma ocorreu a consolidação da profissão, e quais as suas possíveis áreas de actuação. Entre essas áreas, encontramos a questão da renovação dos espaços construídos, investigando principalmente os interiores dos edificios abandonados e subaproveitados e, em especial, os edifícios dos Mercados Públicos. A ideia para a escolha deste tema surgiu através da observação das crescentes notícias sobre os problemas de revitalização e preservação destes espaços. Assim, na tentativa de compreender essa problemática serão apresentados exemplos de três Mercados Públicos que sofreram algum tipo de transformação no seu espaço interior, através de formas e práticas de intervenção como as acções de restauro, reabilitação e reconversão. Cabe ao profissional possuir e manipular as noções básicas dos elementos e princípios essenciais do desenho, para que o arranjo e a organização dos espaços e das suas formas determinem de que maneira o design de interiores poderá promover a compreensão e a utilização do espaço interior por parte dos seus utilizadores. Por fim, será demonstrado através dos estudos de caso, a forma como são utilizados os conhecimentos e princípios necessários para a organização espacial dos mercados públicos no sentido de criar uma ordem projectual de interiores para o reaproveitamento dos espaços.Abstract: The present work aims to present how the interior design can intervene and transform the spaces of public markets in a coherent and harmonious, enhancing their activities or reinvigorating their original spatiality to assign another use. To this end, we carried out a research on the evolution of the interior spaces in order to understand how it happened the consolidation of the profession, and what their possible areas of action. Among these areas, we find the issue of renovation of the buiIt environment, particularly investigating the interiors of abandoned and underutilized buildings and, in particular, the buildings of the Public Markets. The idea for choosing this theme emerged through the observation of news about the growing problems of revitalization and preservation of these spaces. Thus, trying to understand this probiem will be presented examples of Public Markets have suffered some kind of transformation in its interior, through forms and practices of intervention and actions for restoration, rebabilitalion and conversion. It has the professional and handle the basics of the elements and principles of design for the arrangement and organization of spaces and forms to determine how the interior design can promote the understanding and use of interior space by their users. Finally, it will be demonstrated through case studies, how they are used the knowledge and principles for the spatial organization of public markets in order to create a project-oriented interior spaces for reusing.2017-06-09T16:58:17Z2017-06-092012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3374http://hdl.handle.net/11067/3374porReis, Cláudia Cunha dosinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:09Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:01.648339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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