Cidadania com socorrismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/31861 https://doi.org/] Bonito, J. (2022). Cidadania com socorrismo. Revista Contexto & Educação, 37(117), 63-84. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12887 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12887 |
Resumo: | O conceito de cidadania traduz-se um processo participado, individual e coletivo. Exige de cada indivíduo, e daqueles com quem interage, uma reflexão e tomada de consciência, uma decisão e uma ação sobre os problemas sentidos por si e pela sociedade. Estes atributos parecem, assim, poder beneficiar-se de um processo educativo, porque a cidadania aprende-se. Este trabalho, de natureza argumentativa, tem como objetivo construir um quadro dedutivo-argumentativo defensor da introdução da temática do socorrismo em toda a educação e escolaridade obrigatórias. Foram analisados diversos documentos curriculares estruturantes (Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, referenciais para a educação para a cidadania, documentos normativos). Argui-se a criação de um referencial de socorrismo, para a educação para a cidadania, em todo o espectro da educação e ensino obrigatório, de modo contribuir para uma sociedade a baseada na dignidade da pessoa humana, mais responsável, solidária, altruísta no compromisso com o outro. |
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