O conforto automóvel e as tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gonçalves, Luís Carlos Carrilho, Gaspar, Pedro Dinis, Pires, Luís Carlos Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7447
Resumo: Faz-se uma revisão das tecnologias aplicadas ao aumento do conforto automóvel. A ergonomia interna do automóvel desempenha um papel preponderante no conforto do condutor e passageiros, no seu bem-estar, confiança e sensação de descontracção na condução. A aplicação das ferramentas de prototipagem digital e a utilização de modelos termodinâmicos de simulação dos ocupantes veio ajudar a perceber e melhorar o comportamento termodinâmico do habitáculo e sua ergonomia. Novas tecnologias vieram melhorar o conforto a bordo do automóvel e aumentar os parâmetros de segurança.
id RCAP_a71296f14b29412b5c3e131a62e5bfd7
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conforto automóvel e as tecnologiasErgonomia interna - Conforto automóvelModelos termodinâmicosFaz-se uma revisão das tecnologias aplicadas ao aumento do conforto automóvel. A ergonomia interna do automóvel desempenha um papel preponderante no conforto do condutor e passageiros, no seu bem-estar, confiança e sensação de descontracção na condução. A aplicação das ferramentas de prototipagem digital e a utilização de modelos termodinâmicos de simulação dos ocupantes veio ajudar a perceber e melhorar o comportamento termodinâmico do habitáculo e sua ergonomia. Novas tecnologias vieram melhorar o conforto a bordo do automóvel e aumentar os parâmetros de segurança.Engenharia ‘2009 – Inovação e Desenvolvimento. Universidade da Beira InterioruBibliorumSantos, Paulo SérgioGonçalves, Luís Carlos CarrilhoGaspar, Pedro DinisPires, Luís Carlos Carvalho2019-10-29T15:08:00Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7447porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:46:50Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:57.708179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conforto automóvel e as tecnologias
title O conforto automóvel e as tecnologias
spellingShingle O conforto automóvel e as tecnologias
Santos, Paulo Sérgio
Ergonomia interna - Conforto automóvel
Modelos termodinâmicos
title_short O conforto automóvel e as tecnologias
title_full O conforto automóvel e as tecnologias
title_fullStr O conforto automóvel e as tecnologias
title_full_unstemmed O conforto automóvel e as tecnologias
title_sort O conforto automóvel e as tecnologias
author Santos, Paulo Sérgio
author_facet Santos, Paulo Sérgio
Gonçalves, Luís Carlos Carrilho
Gaspar, Pedro Dinis
Pires, Luís Carlos Carvalho
author_role author
author2 Gonçalves, Luís Carlos Carrilho
Gaspar, Pedro Dinis
Pires, Luís Carlos Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Paulo Sérgio
Gonçalves, Luís Carlos Carrilho
Gaspar, Pedro Dinis
Pires, Luís Carlos Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ergonomia interna - Conforto automóvel
Modelos termodinâmicos
topic Ergonomia interna - Conforto automóvel
Modelos termodinâmicos
description Faz-se uma revisão das tecnologias aplicadas ao aumento do conforto automóvel. A ergonomia interna do automóvel desempenha um papel preponderante no conforto do condutor e passageiros, no seu bem-estar, confiança e sensação de descontracção na condução. A aplicação das ferramentas de prototipagem digital e a utilização de modelos termodinâmicos de simulação dos ocupantes veio ajudar a perceber e melhorar o comportamento termodinâmico do habitáculo e sua ergonomia. Novas tecnologias vieram melhorar o conforto a bordo do automóvel e aumentar os parâmetros de segurança.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2019-10-29T15:08:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7447
url http://hdl.handle.net/10400.6/7447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Engenharia ‘2009 – Inovação e Desenvolvimento. Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Engenharia ‘2009 – Inovação e Desenvolvimento. Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136374742319104