A supervisão nos conselhos de turma: retrato traçado por professores e diretores de turma num agrupamento de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Margarida Palmela de Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30149
Resumo: O cargo de Diretor de Turma é determinante na organização escolar. Compete ao Diretor de Turma (DT) a promoção de um trabalho cooperativo, entre professores e alunos com a finalidade de adequar e diversificar estratégias e metodologias de trabalho, com caráter curricular e avaliativo, com base nas especificidades de cada aluno. A supervisão desempenhada pelo Diretor de Turma, é um processo que potencia as experiências educativas e a aprendizagem dos alunos, professores e de escola enquanto comunidade educativa aprendente, colaborativa e democrática. Pretendemos, com este estudo, analisar a Supervisão e centrá-la no campo das práticas e dos processos que se desenvolvem ao nível do conselho de turma. A abordagem teórica foi determinada por uma revisão da literatura que permitiu enquadrar o tema e partir para a obtenção de dados que permitiram clarificar a problemática, através de uma metodologia de carácter quantitativo, com recurso a inquéritos por questionário aplicados a Diretores de Turma e Professores de um Agrupamento de Escolas. A análise dos dados permitiu-nos concluir que os docentes reconhecem que o DT é uma figura de gestão intermédia da escola, com grande importância na comunicação entre a escola e a família. É também reconhecido o papel do DT no sucesso escolar dos alunos e na regulação das aprendizagens. O presente estudo revela que é fundamental que o DT mantenha um bom relacionamento com os alunos, que favorecerá, não só a relação de ensino e aprendizagem, mas também a formação pessoal e social dos alunos no Conselho de Turma; Supervision in class councils: portrait drawn by Teachers and Class Directors of a Group of Schools ABSTRACT: The job of a Class Director is a determining factor in the school organization. The Class Director (DT) is responsible for promoting cooperative work between teachers and students, with the purpose of adapting and diversifying work strategies and methodologies, with a curricular and evaluative character, based on the specificities of each student. The Supervision performed by the Class Director is a process that amplifies the educational experiences and learning of all the students, teachers and the school as a learning, collaborative and democratic educational community. With this study, we intend to analyze Supervision and focus it on the subject of practices and processes that are developed at the class council’s level. The theoretical approach was determined by a literature review that allowed us to approach the theme and starting to obtain data that clarified the problem, through a quantitative methodology, using questionnaire surveys applied to Class Directors and Teachers of a Grouping of Schools. The analysis of the data allowed us to conclude that the teachers recognize that the DT is a figure of middle school management, with great importance in the communication between the school and the families. The role of DT in student's school success and in the regulation of learning is also recognized. The present study reveals that it is essential that the DT maintains a good relationship with the students, which will favor, not only the teaching and learning relationship, but also the personal and social formation of the students in the Class Council.
id RCAP_a713782f8efba63c06a2e62edf3b3bf9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão nos conselhos de turma: retrato traçado por professores e diretores de turma num agrupamento de escolasSupervisãoDiretor de TurmaProfessoresConselhos de TurmaDesenvolvimento ProfissionalSupervisionClass DirectorTeachersClass CouncilsO cargo de Diretor de Turma é determinante na organização escolar. Compete ao Diretor de Turma (DT) a promoção de um trabalho cooperativo, entre professores e alunos com a finalidade de adequar e diversificar estratégias e metodologias de trabalho, com caráter curricular e avaliativo, com base nas especificidades de cada aluno. A supervisão desempenhada pelo Diretor de Turma, é um processo que potencia as experiências educativas e a aprendizagem dos alunos, professores e de escola enquanto comunidade educativa aprendente, colaborativa e democrática. Pretendemos, com este estudo, analisar a Supervisão e centrá-la no campo das práticas e dos processos que se desenvolvem ao nível do conselho de turma. A abordagem teórica foi determinada por uma revisão da literatura que permitiu enquadrar o tema e partir para a obtenção de dados que permitiram clarificar a problemática, através de uma metodologia de carácter quantitativo, com recurso a inquéritos por questionário aplicados a Diretores de Turma e Professores de um Agrupamento de Escolas. A análise dos dados permitiu-nos concluir que os docentes reconhecem que o DT é uma figura de gestão intermédia da escola, com grande importância na comunicação entre a escola e a família. É também reconhecido o papel do DT no sucesso escolar dos alunos e na regulação das aprendizagens. O presente estudo revela que é fundamental que o DT mantenha um bom relacionamento com os alunos, que favorecerá, não só a relação de ensino e aprendizagem, mas também a formação pessoal e social dos alunos no Conselho de Turma; Supervision in class councils: portrait drawn by Teachers and Class Directors of a Group of Schools ABSTRACT: The job of a Class Director is a determining factor in the school organization. The Class Director (DT) is responsible for promoting cooperative work between teachers and students, with the purpose of adapting and diversifying work strategies and methodologies, with a curricular and evaluative character, based on the specificities of each student. The Supervision performed by the Class Director is a process that amplifies the educational experiences and learning of all the students, teachers and the school as a learning, collaborative and democratic educational community. With this study, we intend to analyze Supervision and focus it on the subject of practices and processes that are developed at the class council’s level. The theoretical approach was determined by a literature review that allowed us to approach the theme and starting to obtain data that clarified the problem, through a quantitative methodology, using questionnaire surveys applied to Class Directors and Teachers of a Grouping of Schools. The analysis of the data allowed us to conclude that the teachers recognize that the DT is a figure of middle school management, with great importance in the communication between the school and the families. The role of DT in student's school success and in the regulation of learning is also recognized. The present study reveals that it is essential that the DT maintains a good relationship with the students, which will favor, not only the teaching and learning relationship, but also the personal and social formation of the students in the Class Council.Universidade de Évora2021-09-22T16:32:41Z2021-09-222020-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30149http://hdl.handle.net/10174/30149TID:202552926porDepartamento de Pedagogia e Educaçãolopesana963@gmail.com229Lopes, Ana Margarida Palmela de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:29.066993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão nos conselhos de turma: retrato traçado por professores e diretores de turma num agrupamento de escolas
title A supervisão nos conselhos de turma: retrato traçado por professores e diretores de turma num agrupamento de escolas
spellingShingle A supervisão nos conselhos de turma: retrato traçado por professores e diretores de turma num agrupamento de escolas
Lopes, Ana Margarida Palmela de Almeida
Supervisão
Diretor de Turma
Professores
Conselhos de Turma
Desenvolvimento Profissional
Supervision
Class Director
Teachers
Class Councils
title_short A supervisão nos conselhos de turma: retrato traçado por professores e diretores de turma num agrupamento de escolas
title_full A supervisão nos conselhos de turma: retrato traçado por professores e diretores de turma num agrupamento de escolas
title_fullStr A supervisão nos conselhos de turma: retrato traçado por professores e diretores de turma num agrupamento de escolas
title_full_unstemmed A supervisão nos conselhos de turma: retrato traçado por professores e diretores de turma num agrupamento de escolas
title_sort A supervisão nos conselhos de turma: retrato traçado por professores e diretores de turma num agrupamento de escolas
author Lopes, Ana Margarida Palmela de Almeida
author_facet Lopes, Ana Margarida Palmela de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Margarida Palmela de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Diretor de Turma
Professores
Conselhos de Turma
Desenvolvimento Profissional
Supervision
Class Director
Teachers
Class Councils
topic Supervisão
Diretor de Turma
Professores
Conselhos de Turma
Desenvolvimento Profissional
Supervision
Class Director
Teachers
Class Councils
description O cargo de Diretor de Turma é determinante na organização escolar. Compete ao Diretor de Turma (DT) a promoção de um trabalho cooperativo, entre professores e alunos com a finalidade de adequar e diversificar estratégias e metodologias de trabalho, com caráter curricular e avaliativo, com base nas especificidades de cada aluno. A supervisão desempenhada pelo Diretor de Turma, é um processo que potencia as experiências educativas e a aprendizagem dos alunos, professores e de escola enquanto comunidade educativa aprendente, colaborativa e democrática. Pretendemos, com este estudo, analisar a Supervisão e centrá-la no campo das práticas e dos processos que se desenvolvem ao nível do conselho de turma. A abordagem teórica foi determinada por uma revisão da literatura que permitiu enquadrar o tema e partir para a obtenção de dados que permitiram clarificar a problemática, através de uma metodologia de carácter quantitativo, com recurso a inquéritos por questionário aplicados a Diretores de Turma e Professores de um Agrupamento de Escolas. A análise dos dados permitiu-nos concluir que os docentes reconhecem que o DT é uma figura de gestão intermédia da escola, com grande importância na comunicação entre a escola e a família. É também reconhecido o papel do DT no sucesso escolar dos alunos e na regulação das aprendizagens. O presente estudo revela que é fundamental que o DT mantenha um bom relacionamento com os alunos, que favorecerá, não só a relação de ensino e aprendizagem, mas também a formação pessoal e social dos alunos no Conselho de Turma; Supervision in class councils: portrait drawn by Teachers and Class Directors of a Group of Schools ABSTRACT: The job of a Class Director is a determining factor in the school organization. The Class Director (DT) is responsible for promoting cooperative work between teachers and students, with the purpose of adapting and diversifying work strategies and methodologies, with a curricular and evaluative character, based on the specificities of each student. The Supervision performed by the Class Director is a process that amplifies the educational experiences and learning of all the students, teachers and the school as a learning, collaborative and democratic educational community. With this study, we intend to analyze Supervision and focus it on the subject of practices and processes that are developed at the class council’s level. The theoretical approach was determined by a literature review that allowed us to approach the theme and starting to obtain data that clarified the problem, through a quantitative methodology, using questionnaire surveys applied to Class Directors and Teachers of a Grouping of Schools. The analysis of the data allowed us to conclude that the teachers recognize that the DT is a figure of middle school management, with great importance in the communication between the school and the families. The role of DT in student's school success and in the regulation of learning is also recognized. The present study reveals that it is essential that the DT maintains a good relationship with the students, which will favor, not only the teaching and learning relationship, but also the personal and social formation of the students in the Class Council.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20T00:00:00Z
2021-09-22T16:32:41Z
2021-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30149
http://hdl.handle.net/10174/30149
TID:202552926
url http://hdl.handle.net/10174/30149
identifier_str_mv TID:202552926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
lopesana963@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136666653294592