Estudo Aerodinâmico do Transporte de Pinhas (Pinus halepensis)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo Alexandre Malva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/20219
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
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spelling Estudo Aerodinâmico do Transporte de Pinhas (Pinus halepensis)fogos florestaisvelocidades terminaispropagação de incêndiosDissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraOs incêndios florestais são uma das principais causas de devastação de grande área florestal que ocorre todos os anos. O estudo do comportamento do fogo e das suas formas de propagação, nomeadamente a ocorrência de focos secundários (spotfires), constitui-se como uma tarefa de auxílio nas estratégias de combate aos incêndios, que poderá amenizar os efeitos deste flagelo. O objectivo geral desta dissertação consiste no estudo das características aerodinâmicas das pinhas da espécie Pinus halepensis para diferentes estados de combustão desta, durante o incêndio. O estudo do modelo definido durante a dissertação, tem por base a queda da pinha, ou seja, a sua fase descendente durante o incêndio, não se tendo em conta a ascensão na pluma térmica, por se tratar de um estudo bidimensional, (trajectória da pinha num plano de duas dimensões). Numa fase inicial do trabalho, o estudo incidiu sobre as características físicas das pinhas Pinus halepensis, desenvolvendo-se um modelo para o cálculo do ângulo de abertura de qualquer pinha desta espécie; calculou-se a distância média do centro de gravidade ao pecíolo e obteve-se a densidade do combustível, recorrendo a uma amostra de dez pinhas. Na fase seguinte, determinaram-se experimentalmente os coeficientes aerodinâmicos (coeficiente de resistência, coeficiente de sustentação e coeficiente de momento) característicos de pinhas no seu estado natural (pinhas inteiras/intactas) e de pinhas parcialmente queimadas. Definiu-se um modelo empírico para determinação dos coeficientes aerodinâmicos, das pinhas intactas, em função da orientação do escoamento em relação ao posicionamento da pinha. Finalmente utilizou-se um programa que permitiu analisar as trajectórias seguidas por pinhas com base nas determinações anteriormente descritas.2011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/20219http://hdl.handle.net/10316/20219porOLIVEIRA, Paulo Alexandre Malva - Estudo Aerodinâmico de Transporte de Pinhas (Pinus halepensis). Coimbra:[s.n.],2011. Dissertação de MestradoOliveira, Paulo Alexandre Malvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/20219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:58:49.935749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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