Satisfação do doente na clínica universitária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29944 |
Resumo: | Tese de mestrado, Medicina Dentária, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Dentária, 2017 |
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Satisfação do doente na clínica universitária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de LisboaMedicina dentáriaSatisfação do pacienteTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina ClínicaTese de mestrado, Medicina Dentária, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Dentária, 2017A finalidade deste estudo transversal foi adequar um questionário pré-existente de satisfação do doente à população da clínica universitária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL). Para tal, foram estabelecidos os seguintes objetivos: a) avaliar as propriedades psicométricas do questionário; b) avaliar o grau de satisfação dos doentes; c) relacionar a satisfação dos doentes com as suas características sociodemográficas e específicas da consulta de medicina dentária. A amostra foi constituída por 75 doentes que se deslocaram às consultas de pré e pós-graduação entre junho e julho de 2017, tendo sido incluídos todos os doentes maiores de 18 anos que assinaram o consentimento livre, voluntário e esclarecido; e excluídos os doentes de primeira vez e os que não responderam à totalidade das perguntas da escala de satisfação. A recolha de dados foi realizada através de um questionário adaptado, que obteve informação sobre a satisfação dos doentes relativa à obtenção de consulta, secretariado/receção, sala de espera, clínica, estudante e custo. A escala utilizada demonstrou boas propriedades psicométricas, tendo sido identificados três componentes (satisfação com a qualidade do tratamento e relação com o estudante; satisfação com o atendimento da receção, horários e sala de espera; satisfação com a marcação e acesso das consultas) cujos itens apresentaram uma consistência interna entre 0,80 e 0,91. Os componentes da escala de satisfação atingiram um grau de satisfação acima do valor médio da escala de Likert (acima de 3). A análise da escala de satisfação não mostrou diferenças significativas por sexo, grupo etário, nível de instrução, regularidade da visita ao médico dentista e tipo de consulta. Contudo, no que se refere à recomendação, os doentes mais satisfeitos foram também os que afirmaram que recomendariam os serviços da clínica universitária da FMDUL, representando a maioria da amostra.This transversal study aimed to adjust a pre-existing patient satisfaction questionnaire to the population of the teaching clinic in the Faculty of Dental Medicine at the University of Lisbon (FDMUL). The following goals were established: a) to assess the questionnaire’s psychometric properties; b) to measure the patients’ satisfaction level; c) to relate patients’ satisfaction to their sociodemographic and specific dental appointment characteristics. The sample was composed by 75 patients who attended pre- and post-graduation dental appointments between June and July of 2017, older than 18 and that voluntarily signed the free and informed consent. First-time patients and those that didn´t respond to all the questions of the satisfaction scale were excluded. The data was collected through an adapted questionnaire focusing on the patients’ satisfaction regarding consultation appointment, secretariat/reception, waiting room, clinic, student and cost. The scale demonstrated good psychometric properties and three components have been identified (satisfaction concerning quality of treatment and relation with the student; satisfaction regarding reception service, timetables and waiting room; satisfaction about appointment and access to consultations) whose items presented an internal consistency between 0,80 and 0,91. The satisfaction scale components reached a satisfaction level above the medium value of the Likert scale (above 3). An analysis of the satisfaction scale yielded no significant differences across gender, age group, educational level, regularity between appointments and type of appointment. Nevertheless, higher rates of reported satisfaction related with a willingness to recommend the services of the FDMUL teaching clinic – a feeling expressed by most of the population.Neves, Maria Cristina Bettencourt, 1976-Borralho, Sónia Alexandra Mateus Flores MendesRepositório da Universidade de LisboaSá, Carolina Maroco de2017-12-12T15:37:28Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29944TID:201748479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:34.162394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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