A utilização didática das noções do tempo e do espaço no ensino-aprendizagem da história : uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Osvaldo Samuel Freitas, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39470
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
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No século XX, mais especificamente no período entre as guerras (1919-1939), a Europa estava a passar por várias crises e tensões sociais, como a Grande Depressão, culminando com a ascensão dos regimes totalitários em alguns países europeus. Este período, abalou a hegemonia do capitalismo, seguido de políticas intervencionistas na economia. A partir do Crash da bolsa de Nova York a 24 de outubro de 1929, o quadro de prosperidade que se vivera até então, começa a sofrer constrangimentos que se fazem sentir um pouco por todo Mundo. O “New Deal” nos EUA, apresenta-se como o plano reformista e intervencionista do Estado, que incide essencialmente em medidas económicas e sociais. Na Europa, apesar da ascensão de regimes totalitários, surge uma coligação inédita de partidos da esquerda, que acabam por representar uma resistência das democracias liberais no velho continente, formando governos denominados Frentes Populares, que executam medidas significativas a nível social, nomeadamente em França e na Espanha. Em Portugal, após um período conturbado a nível político e social na 1ª República, impôs-se uma ditadura militar que, durante um período transitório, vai conduzir à ascensão do Estado Novo, regime autoritário que, durante décadas, governou o país de forma antidemocrática e antiliberal, onde emergia um poder executivo centralizador e repressivo. As dimensões espácio-temporais encontram aqui fortes indicadores, por um lado, analisando a extensão global da crise económica, por outro, compreendendo as conjunturas governamentais e políticas que vão acontecendo nos vários lugares durante períodos temporais diferentes. Neste trabalho procuro demonstrar que a minha lecionação de temas de grande impacto junto dos alunos, aliados a suportes audiovisuais atuais, estimulantes e adequados, poderão conduzir a níveis mais elevados no seu desempenho cognitivo.The present report on teaching practice is presented as a didactic proposal of Module 7, - Crises, ideological clashes and cultural mutations in the first half of the 20th century -, at the same time scientific, formative and innovative, carried out with students of the 12th grade of schooling at the Cacilhas-Tejo Secondary School in Almada. In the twentieth century, more specifically in the period between the wars (1919-1939), Europe was experiencing various crises and social tensions, such as the Great Depression, culminating in the rise of totalitarian regimes in some European countries. This period undermined the hegemony of capitalism, followed by interventionist policies in the economy. From the Crash of the New York Stock Exchange on October 24, 1929, the picture of prosperity that had been lived until then, begins to suffer embarrassments that feel a little throughout the World. The "New Deal" in the US presents itself as the reformist and interventionist plan of the state, which focuses essentially on economic and social measures. In Europe, in spite of the rise of totalitarian regimes, an unprecedented coalition of left-wing parties emerges, which end up representing a resistance of the liberal democracies in the old continent, forming governments called Popular Fronts that carry out significant social measures, namely in France and in Spain. In Portugal, after a period of political and social turmoil in the First Republic, a military dictatorship was imposed that, during a transitional period, will lead to the rise of Estado Novo, an authoritarian regime that for decades ruled the country in an antidemocratic way and anti-liberal, where a centralizing and repressive executive power emerged. The spatio-temporal dimensions here find strong indicators, on the one hand, analyzing the global extent of the economic crisis, on the other, understanding the governmental and political conjunctures that are happening in the various places during different time periods. In this work I try to demonstrate that my teaching of high impact subjects to students, allied to current audiovisual supports, stimulating and adequate, may lead to higher levels in their cognitive performance.Couvaneiro, João Luís Serrenho Frazão, 1973-Repositório da Universidade de LisboaVieira, Osvaldo Samuel Freitas, 1990-2019-09-10T14:56:17Z20192019-07-052019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39470TID:202300242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:21.724348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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