Insónia nos estudantes de enfermagem em ensino clínico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4323 |
Resumo: | CONTEXTO: A insónia é prevalente entre estudantes de enfermagem relacionando-se com diversos fatores, sobressaindo a complexidade e exigências curriculares, sobretudo durante o ensino clínico. OBJETIVO(S): Determinar a prevalência da insónia dos estudantes da ESSV em ensino clínico; Identificar as variáveis sociodemográficas e académicas que interferem na insónia dos estudantes da ESSV durante o ensino clínico; Relacionar os estilos de vida, o sistema roulement, os hábitos de sono e a fadiga crónica com a ocorrência a insónia. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, transversal, descritivo, e analítico-correlacional, realizado numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 181 estudantes de enfermagem que já realizaram ensino clínico. Aplicou-se um questionário de caraterização sociodemográfica, questionário de identificação dos estilos de vida dos estudantes e trabalho por turnos; questionário de Sono de Oviedo. (QSO); Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP). RESULTADOS: A insónia associou-se a estilos de vida pouco saudáveis, a estudantes mais velhos, do sexo feminino, residentes no meio urbano, no 4º ano, a frequentar o 8º semestre, com estatuto trabalhador-estudante, que vivem sozinhos durante o estágio e os que já fizeram sistema roulement. Das variáveis estudadas as que revelaram significância estatística são a idade, o semestre, a coabitação em tempo de estágio, os hábitos tabágicos, o consumo de drogas, a presença de televisão/computador no quarto e o sistema roulement. CONCLUSÃO: Tendo em conta que a prevalência da insónia foi de 22,1% pensamos ser útil dar continuidade a este estudo, com uma amostra mais dilatada, de forma a não comprometer a validade externa, permitindo a extrapolação dos resultados à população dos estudantes de enfermagem em ensino clínico. |
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Insónia nos estudantes de enfermagem em ensino clínicoEstudantes de enfermagem;Ensino clínicoTrabalho por turnosInsóniaCONTEXTO: A insónia é prevalente entre estudantes de enfermagem relacionando-se com diversos fatores, sobressaindo a complexidade e exigências curriculares, sobretudo durante o ensino clínico. OBJETIVO(S): Determinar a prevalência da insónia dos estudantes da ESSV em ensino clínico; Identificar as variáveis sociodemográficas e académicas que interferem na insónia dos estudantes da ESSV durante o ensino clínico; Relacionar os estilos de vida, o sistema roulement, os hábitos de sono e a fadiga crónica com a ocorrência a insónia. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, transversal, descritivo, e analítico-correlacional, realizado numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 181 estudantes de enfermagem que já realizaram ensino clínico. Aplicou-se um questionário de caraterização sociodemográfica, questionário de identificação dos estilos de vida dos estudantes e trabalho por turnos; questionário de Sono de Oviedo. (QSO); Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP). RESULTADOS: A insónia associou-se a estilos de vida pouco saudáveis, a estudantes mais velhos, do sexo feminino, residentes no meio urbano, no 4º ano, a frequentar o 8º semestre, com estatuto trabalhador-estudante, que vivem sozinhos durante o estágio e os que já fizeram sistema roulement. Das variáveis estudadas as que revelaram significância estatística são a idade, o semestre, a coabitação em tempo de estágio, os hábitos tabágicos, o consumo de drogas, a presença de televisão/computador no quarto e o sistema roulement. CONCLUSÃO: Tendo em conta que a prevalência da insónia foi de 22,1% pensamos ser útil dar continuidade a este estudo, com uma amostra mais dilatada, de forma a não comprometer a validade externa, permitindo a extrapolação dos resultados à população dos estudantes de enfermagem em ensino clínico.CONTEXTO: El insomnio es frecuente entre los estudiantes de enfermería es relacionar a varios factores, destacando los requisitos de complejidad y del plan de estudios, en particular durante la formación clínica. OBJETIVOS: Determinar la prevalencia del insomnio en los estudiantes en la educación clínica; Identificar las variables sociodemográficas y académicas que interfieren con el insomnio los estudiantes durante la educación clínica; Relacionar a los estilos de vida, el sistema roulement, hábitos de sueño y la fatiga crónica con el insomnio ocurrencia. METODOLOGIA: Estudio cuantitativo, transversal, descriptivo y correlacional-analítica realizada en una muestra de conveniencia no probabilística que consta de 181 estudiantes de enfermería que ya han realizado la enseñanza clínica. Un cuestionario sobre la caracterización sociodemográfica, estilos de vida cuestionario de identificación de los estudiantes y el trabajo por turnos aplicada; Sleep Cuestionario Oviedo (QSO); Índice de Calidad del Sueño de Pittsburgh (PSQI). RESULTADOS: El insomnio se asoció con una vida poco saludable, los estudiantes de más edad, de sexo femenino, los residentes urbanos en el cuarto año de asistir al octavo semestre, con la condición de trabajadorestudiante, que vive solo para la etapa y los que han hecho del sistema roulement. De las variables que mostraron significación estadística son la edad, la mitad del tiempo de la etapa cohabitando, hábitos de fumar, consumo de drogas, la presencia de TV / computadora en la sala y el sistema roulement. CONCLUSIÓN: Teniendo en cuenta que la prevalencia del insomnio fue del 22,1% pensamiento sea útil para continuar este estudio, con una muestra más ampliado con el fin de no comprometer la validez externa, lo que permite la extrapolación de los resultados a la población estudiantil enfermería educación clínica.BACKGROUND: Insomnia is prevalent among nursing students relating with several factors, highlighting the complexity and curriculum requirements, especially during the clinical training. AIM: To determine the prevalence of insomnia of students in clinical training; Identify the sociodemographic and academic variables that interfere with insomnia of the students during the clinical training; List the lifestyles, the roulement system, sleep habits and chronic fatigue with the occurrence insomnia. METHODS: Quantitative, cross-sectional, descriptive, correlational-analytical study conducted in a non-probability convenience sample consisting of 181 nursing students who have already performed clinical training. A questionnaire on sociodemographic characterization, identification questionnaire lifestyles of students and shiſt work was applied; Sleep questionnaire Oviedo (QSO); Index of Sleep Quality Pittsburgh (PSQI). RESULTS: Te insomnia was associated with unhealthy life, older students, female, urban residents in the 4th year attending the 8th semester, with worker-student status, living alone for the stage and those who have done roulement system. Of the variables studied revealed that the statistical significance are age, the half, the aging time in cohabitation, cigarette smoking, drug use, the presence of television / computer in the room and the roulement system. CONCLUSION: Given that the prevalence of insomnia was 22.1% think is useful to continue this study with a more dilated sample in order not to compromise the external validity, allowing extrapolation of the results to the student population nursing clinical education.Escola Superior de Enfermagem do PortoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGonçalves, AmadeuCabral, LídiaSilva, DanielChaves, CláudiaDuarte, João2017-02-02T10:04:30Z2016-042016-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4323porGonçalves, A., Cabral, L., Silva, D., Chaves, C., & Duarte J. (2016). Insónia nos estudantes de enfermagem em ensino clínico. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, (Spe. 3), 73-78. http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.01211647-2160http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0121info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:10Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:59.808621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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