Troca de informações fiscais entre Estados e derrogação do sigilo bancário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vassalo, Gisela Alexandra Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53237
Resumo: A presente dissertação de mestrado trata de dois subtemas intrinsecamente ligados entre si: a troca de informações entre Estados e a derrogação do sigilo bancário para efeitos tributários. Nos primeiros dois capítulos, analisaremos os desenvolvimentos ocorridos ao nível da OCDE e da UE, em sede da troca de informações entre Estados. A aprovação da Norma Comum de Comunicação e o início das trocas automáticas de informações financeiras tiveram como consequência a redução do papel da troca a pedido. No entanto, a troca de informações a pedido entre Estados continua a ter relevância, por exemplo, a fim de solicitar informações complementares relativamente a um determinado contribuinte, cujas informações não foram possíveis de obter através da troca automática de informações financeiras. Ao nível da eficácia da troca de informações a pedido e da troca automática, segundo dados publicados pela OCDE, estamos a caminhar no sentido da transparência fiscal. Porém, escândalos como os Documentos do Panamá, divulgado ao público em 2016, demonstraram que importa melhorar os critérios das avaliações da implementação dos padrões internacionais por todas as jurisdições do mundo. Relativamente aos direitos que assistem aos contribuintes para reagir contra as trocas de informações a pedido, notaremos que a Diretiva 77/799, atualmente revogada, não conferia direitos aos contribuintes nem a atual Diretiva 2011/16 confere. No terceiro capítulo, veremos os principais casos em que a AT pode obter a derrogação do sigilo bancário. Adiantamos desde já que o TC considera que o direito ao sigilo bancário não é um direito absoluto, permitindo, por isso, restrições em confronto com outros direitos fundamentais. Por fim, no quarto capítulo, analisaremos os meios de reação adequados ao dispor do contribuinte, para fazer face a decisões ilegais da AT de derrogação do sigilo bancário, bem como, alguns acórdãos sobre esta temática. Quanto a este ponto, adiantamos que a nossa opinião é diferente da defendida pelos tribunais.
id RCAP_a72c8bdccc2b3c81d46cd6fa11e9d8df
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53237
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Troca de informações fiscais entre Estados e derrogação do sigilo bancárioSigilo bancárioContribuinteTroca de informação fiscalTeses de mestrado - 2022DireitoA presente dissertação de mestrado trata de dois subtemas intrinsecamente ligados entre si: a troca de informações entre Estados e a derrogação do sigilo bancário para efeitos tributários. Nos primeiros dois capítulos, analisaremos os desenvolvimentos ocorridos ao nível da OCDE e da UE, em sede da troca de informações entre Estados. A aprovação da Norma Comum de Comunicação e o início das trocas automáticas de informações financeiras tiveram como consequência a redução do papel da troca a pedido. No entanto, a troca de informações a pedido entre Estados continua a ter relevância, por exemplo, a fim de solicitar informações complementares relativamente a um determinado contribuinte, cujas informações não foram possíveis de obter através da troca automática de informações financeiras. Ao nível da eficácia da troca de informações a pedido e da troca automática, segundo dados publicados pela OCDE, estamos a caminhar no sentido da transparência fiscal. Porém, escândalos como os Documentos do Panamá, divulgado ao público em 2016, demonstraram que importa melhorar os critérios das avaliações da implementação dos padrões internacionais por todas as jurisdições do mundo. Relativamente aos direitos que assistem aos contribuintes para reagir contra as trocas de informações a pedido, notaremos que a Diretiva 77/799, atualmente revogada, não conferia direitos aos contribuintes nem a atual Diretiva 2011/16 confere. No terceiro capítulo, veremos os principais casos em que a AT pode obter a derrogação do sigilo bancário. Adiantamos desde já que o TC considera que o direito ao sigilo bancário não é um direito absoluto, permitindo, por isso, restrições em confronto com outros direitos fundamentais. Por fim, no quarto capítulo, analisaremos os meios de reação adequados ao dispor do contribuinte, para fazer face a decisões ilegais da AT de derrogação do sigilo bancário, bem como, alguns acórdãos sobre esta temática. Quanto a este ponto, adiantamos que a nossa opinião é diferente da defendida pelos tribunais.This master’s thesis deals with two sub-themes closely related to each other: the exchange of information between States and the derogation of bank secrecy, for tax purposes. In the first two chapters, we will analyze the developments that took place on OECD e EU level, in the context of the exchange of information between States. The approval of the Common Reporting Standard and the beginning of automatic exchanges of financial informations resulted in the reduction of the role of exchange on request. However, the exchange of information on request between States remains relevant, for exemple, in order to request additional information regarding a particular taxpayer, whose information was not possible to get through the automatic exchange of financial information. In terms of effectiveness of the exchange of information on request and of automatic exchange, according to data published by OECD, we are moving towards tax transparency. However, scandals like the Panama Papers, disclosed to the public in 2016, have shown that it is important to improve the criteria for assessing the implementation of international standards by all jurisdictions in the world. Regarding the rights that taxpayers have to react against the exchange of information on request, we will note that Directive 77/799, currently repealed, did not confer rights on individuals nor does the current Directive 2011/16 confers. In the third chapter, we will look at the main cases in which AT can get the derrogation of bank secrecy. We will say in advance that the TC considers that the right of bank secrecy is not a absolute right, therefore allowing restrictions against other fundamental rights. Finally, in the fourth chapter, we will analyze the appropriate means of reaction available to the taxpayer, in order to deal with illegal decisions of AT to derogate the bank secrecy, as well as some judgments on this topic. On this point, we will advance that our opinion is different from the interpretation made by the courts.Dourado, Ana PaulaRepositório da Universidade de LisboaVassalo, Gisela Alexandra Ribeiro2022-05-30T19:19:09Z2022-04-012022-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:13.641275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Troca de informações fiscais entre Estados e derrogação do sigilo bancário
title Troca de informações fiscais entre Estados e derrogação do sigilo bancário
spellingShingle Troca de informações fiscais entre Estados e derrogação do sigilo bancário
Vassalo, Gisela Alexandra Ribeiro
Sigilo bancário
Contribuinte
Troca de informação fiscal
Teses de mestrado - 2022
Direito
title_short Troca de informações fiscais entre Estados e derrogação do sigilo bancário
title_full Troca de informações fiscais entre Estados e derrogação do sigilo bancário
title_fullStr Troca de informações fiscais entre Estados e derrogação do sigilo bancário
title_full_unstemmed Troca de informações fiscais entre Estados e derrogação do sigilo bancário
title_sort Troca de informações fiscais entre Estados e derrogação do sigilo bancário
author Vassalo, Gisela Alexandra Ribeiro
author_facet Vassalo, Gisela Alexandra Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dourado, Ana Paula
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vassalo, Gisela Alexandra Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Sigilo bancário
Contribuinte
Troca de informação fiscal
Teses de mestrado - 2022
Direito
topic Sigilo bancário
Contribuinte
Troca de informação fiscal
Teses de mestrado - 2022
Direito
description A presente dissertação de mestrado trata de dois subtemas intrinsecamente ligados entre si: a troca de informações entre Estados e a derrogação do sigilo bancário para efeitos tributários. Nos primeiros dois capítulos, analisaremos os desenvolvimentos ocorridos ao nível da OCDE e da UE, em sede da troca de informações entre Estados. A aprovação da Norma Comum de Comunicação e o início das trocas automáticas de informações financeiras tiveram como consequência a redução do papel da troca a pedido. No entanto, a troca de informações a pedido entre Estados continua a ter relevância, por exemplo, a fim de solicitar informações complementares relativamente a um determinado contribuinte, cujas informações não foram possíveis de obter através da troca automática de informações financeiras. Ao nível da eficácia da troca de informações a pedido e da troca automática, segundo dados publicados pela OCDE, estamos a caminhar no sentido da transparência fiscal. Porém, escândalos como os Documentos do Panamá, divulgado ao público em 2016, demonstraram que importa melhorar os critérios das avaliações da implementação dos padrões internacionais por todas as jurisdições do mundo. Relativamente aos direitos que assistem aos contribuintes para reagir contra as trocas de informações a pedido, notaremos que a Diretiva 77/799, atualmente revogada, não conferia direitos aos contribuintes nem a atual Diretiva 2011/16 confere. No terceiro capítulo, veremos os principais casos em que a AT pode obter a derrogação do sigilo bancário. Adiantamos desde já que o TC considera que o direito ao sigilo bancário não é um direito absoluto, permitindo, por isso, restrições em confronto com outros direitos fundamentais. Por fim, no quarto capítulo, analisaremos os meios de reação adequados ao dispor do contribuinte, para fazer face a decisões ilegais da AT de derrogação do sigilo bancário, bem como, alguns acórdãos sobre esta temática. Quanto a este ponto, adiantamos que a nossa opinião é diferente da defendida pelos tribunais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30T19:19:09Z
2022-04-01
2022-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53237
url http://hdl.handle.net/10451/53237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134593052311552