Mallarmé, Maeterlinck e o "Princípio invisível" do drama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Maria de Jesus
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/9164
Resumo: Singular, na sua ligação à estética simbolista, o teatro poético de Maurice Maeterlinck desenvolve uma relação entre palavra e representação posta ao serviço da revelação de um 'trágico interior" assente nas categorias do silêncio, da ausência e do invisível que muito contribui par uma nova orientação do drama no final do século XIX. Em estreita sintonia com a crise da mimese e da ilusão realista, o teatro de Maeterlinck tece um diálogo privilegiado com o projecto do Livro de Mallarmé e com as equações entre 'drama', 'mistério' e 'música' presentes desde os seus primeiros tentames teatrais. Nessa linha de continuidade, o teatro simbolista de Maurice Maeterlinck ou, noutros termos, a dessacralização da sintaxe transparente e da racionalidade afigura-se fundamental para a compreensão da complexidade ontológica do homem moderno, como a querer demonstrar o que Mallarmé preconizara: a vida sempre nova da Literatura, como superação do nada, como celebração do sentido.
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