Da Inovação do Produto à Inovação no Desempenho Organizacional da Saúde
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Data de Publicação: | 2023 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29952 |
Resumo: | Tese especialmente elaborada para obtenção do grau de Doutor em Administração Pública com especialidade em Administração da Saúde |
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Da Inovação do Produto à Inovação no Desempenho Organizacional da SaúdeFrom Product Innovation to Innovation in Organizational Health PerformanceInovação;Performance Organizacional;Conhecimento;Innovation;Organizational Performance;Knowledge.Tese especialmente elaborada para obtenção do grau de Doutor em Administração Pública com especialidade em Administração da SaúdeA presente tese pretende acrescentar à problemática da inovação através da resposta à seguinte questão de partida: como é que a inovação se relaciona com o desempenho organizacional na saúde? Por forma a recolhermos informação que permitisse responder questão anterior delinearam-se então dois estudos. O estudo 1 teve por base uma abordagem quantitativa, desenvolveu-se através de uma estratégia dedutiva com recurso a um questionário, que visava a recolha de dados junto dos profissionais das áreas das tecnologias de saúde, representando o grupo profissional, com contacto direto, em muitas situações iniciais, com novas tecnologias de cariz transversal e inovador. O estudo 2 adotou uma abordagem qualitativa, tendo-se assumido uma estratégia indutiva para a recolha de dados. Especificamente, adotou-se o método fenomenológico para perceber o fenómeno da adoção da inovação que potencia a relação entre a inovação e a performance organizacional. Assim, optou-se por realizar entrevistas a quatro responsáveis pela tutela do Ministério da Saúde. Tornou-se claro que diferentes dimensões da inovação organizacional possuem impactos específicos em cada ação inerente à adoção de diferentes tipos de inovação (e.g. organizacional, marketing, e participação em atividades de inovação). Mas, não obstante as particularidades das relações anteriormente mencionadas, reconhece-se como transversal para a adoção de inovação a dimensão referente às atividades de investigação e desenvolvimento que possibilitam a criação de novos conhecimentos. O presente trabalho permitiu também a clarificação ao nível do papel que o conhecimento, as competências e as capacidades na relação entre a adoção de inovação e a performance organizacional. Constata-se que a inovação é essencial para uma melhor performance organizacional. Reforça-se que a gestão da inovação vai além da melhoria da eficiência e da relação custo beneficio, e que o seu objetivo é alterar não apenas os serviços prestados, mas por quem são fornecidos, financiados, controlados e com que medidas são avaliadas.This thesis intends to add to the problem of innovation by answering the following starting question: how does innovation relate to organizational performance in health? In order to gather information that would allow us to answer the previous question, two studies were designed. Study 1 was based on a quantitative approach, developed through a deductive strategy using a questionnaire, which aimed to collect data from professionals in the areas of health techniques, representing the operational group, with direct contact, in many initial situations, with new technologies of a transversal and innovative nature. Study 2 adopted a qualitative approach, having assumed an inductive strategy for data collection. Specifically, the phenomenological method was adopted to understand the phenomenon of the adoption of innovation that enhances the relationship between innovation and organizational performance. Thus, it was decided to conduct interviews with four people responsible for the Ministry of Health.It became clear that different dimensions of organizational innovation have specific impacts on each action inherent to the adoption of different types of innovation (e.g. organizational, marketing, and participation in innovation activities). However, despite the particularities of the aforementioned relationships, the dimension related to research and development activities that enable the creation of new knowledge is recognized as transversal for the adoption of innovation. This work also allowed for clarification at the level of the role that knowledge, skills and abilities play in the relationship between the adoption of innovation and organizational performance. It appears that innovation is essential for better organizational performance. It is emphasized that the management of innovation goes beyond improving efficiency and cost-effectiveness, and that its objective is to change not only the services provided, but also who provide them, financed, controlled and with what measures, they are evaluated.Fernanda Maria Duarte NogueiraCatarina Joana Vieira GomesRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Cristina Maria dos Santos2024-01-25T16:00:05Z2023-11-202023-11-20T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29952TID:101616430pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T19:20:37Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/29952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T19:20:37Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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