Stress e Bem-estar no Trabalho em Equipas de Cuidados de Saúde Primários: Autoconhecimento como Estratégia de Prevenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10316/111440 |
Resumo: | Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina |
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Stress e Bem-estar no Trabalho em Equipas de Cuidados de Saúde Primários: Autoconhecimento como Estratégia de PrevençãoStress and Work-Related Well-being in Primary Health Care Professionals: Self-knowledge as a Prevention Strategyautoconhecimentostressqualidade de vidabem-estarautocompaixãoself-knowledgestressquality of lifewell-beingself-compassionTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaIntrodução: As equipas dos Cuidados de Saúde Primários têm uma interação mais próxima e regular com o utente, o que as sujeita a um stress acrescido. Novas ferramentas têm sido testadas de forma a arranjar mecanismos de coping para situações do quotidiano profissional e pessoal, mas há poucos relatos de intervenções que visem a diminuição dos níveis de stress e a melhoria do bem-estar no trabalho. Assim, o presente estudo tem como objetivo entender se a formação em autoconhecimento, à luz do Eneagrama, tem este efeito nos participantes, melhorando a sua qualidade de vida.Métodos: Num estudo exploratório longitudinal de intervenção, piloto de um ensaio clínico, aplicámos a uma amostra de 14 profissionais de uma equipa de saúde um questionário online com 7 escalas – Qualidade de Vida Percecionada (EQ-VAS), Stress percecionado (PSS), Bem-estar afetivo no trabalho (JAWS), Autorreflexão e Insight (SRIS), Autoconsciência (SAOQ), Ruminação e Reflexão (RRQ) e Autocompaixão (SELFCS) – antes e depois de um curso de autoconhecimento com base no Eneagrama de Personalidades. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística descritiva e inferencial através do teste não paramétrico de Wilcoxon para amostras emparelhadas.Resultados: Demonstrou-se que a qualidade de vida teve um aumento estatisticamente significativo após a intervenção (p=0,038). Não observámos qualquer diferença significativa da intervenção nas escalas e subescalas de Stress Percecionado, Bem- estar Afetivo no Trabalho, Autorreflexão e Insight, Autoconsciência, Reflexão e Ruminação e Autocompaixão. No entanto, todos os scores tiveram tendência para uma melhoria na segunda fase, excetuando a escala SRIS.Discussão: Apesar das limitações da nossa amostra, como o número reduzido de elementos, o autoconhecimento mostrou ter impacto na qualidade de vida, coerente com os ganhos percebidos pelos participantes, por eles descritos qualitativamente. Esta melhoria era expectável considerando a já conhecida capacidade do Eneagrama de Personalidades observada em outros estudos para propiciar crescimento psicológico, favorecer relações interpessoais e melhorar qualidade de vida.Conclusão: Os resultados obtidos com o presente estudo permitem concluir que o autoconhecimento impactou significativamente a qualidade de vida da equipa estudada.No entanto, estudos com amostras mais representativas são ainda necessários para obter evidência científica nesta área.Introduction: Primary Health Care teams have a closer and regular interaction with the patient, fact that subjects them to increased stress. New instruments have been tested in order to promote coping mechanisms for everyday professional and personal situations, but there are few reports of interventions aimed at reducing stress levels and improving well-being at work. Thus, the present study aims to understand whether training in self-knowledge, based on the Enneagram, has this effect on participants, improving their quality of life.Methods: In a longitudinal exploratory intervention study, pilot of a clinical trial, we applied an online questionnaire with 7 scales to a sample of 14 professionals from a health team - Perceived Quality of Life (EQ-VAS), Perceived Stress (PSS), Job-Related Affective Well-Being (JAWS), Self-Reflection and Insight (SRIS), Self-Awareness (SAOQ), Rumination and Reflection (RRQ) and Self-Compassion (SELFCS) – before and after a self-awareness course based on the Enneagram of Personalities. The data obtained were submitted to descriptive and inferential statistical analysis through the non-parametric Wilcoxon test for paired samples.Results: It was demonstrated that the quality of life significantly increased after the intervention (p=0.038). We did not observe any significant difference of the intervention in the scales and subscales of Perceived Stress, Job-Related Affective Well-Being, Self- Reflection and Insight, Self-Awareness, Reflection and Rumination and Self- Compassion. However, all scores tended to improve in the second phase, except for the SRIS scale.Discussion: Despite the limitations of our sample, such as the reduced number of elements, self-knowledge has shown to have an impact on quality of life, consistent with the gains perceived by the participants, described by them qualitatively. This improvement was expected considering the already known ability of the Enneagram of Personalities to promote psychological growth, favor interpersonal relationships and improve quality of life, observed in other studies.Conclusion: The results obtained with the present study allow us to conclude that self- knowledge significantly impacted the quality of life of the studied team. However, studies with more representative samples are still needed to obtain scientific evidence in this area.2023-01-272024-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://hdl.handle.net/10316/111440https://hdl.handle.net/10316/111440TID:203450558porVentura, Pedro Miguel Alvesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:21:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/111440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:48.487644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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