Proposta de uma metodologia para conceção de dashboards: aplicação a um caso de es-tudo na Sonae Specialized Retail

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, João Daniel Pinto de Sousa Berberan
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/62000
Resumo: A evolução das tecnologias tem conduzido ao aparecimento da situação frequente de ex-cesso de informação, ou information overload, que associado à pressão crescente para acelerar o processo de tomada de decisão, prejudica seriamente a sua eficiência e a qualidade das deci-sões. Adicionalmente, a existência de múltiplos softwares na mesma empresa, cada um com a sua quota parte da informação, complica o processo de aceder e organizar a informação impor-tante e assegurar que esta é relevante e de qualidade. Atualmente, muitas pessoas nas suas empresas sentem que para avaliar e monitorizar o desempenho dos processos e tomar melhores decisões mais rapidamente, necessitam de ace-der facilmente à informação mais importante do seu trabalho e de identificar os pontos fulcrais num relance. Uma das ferramentas que surgiu recentemente para solucionar este problema fo-ram os dashboards. Os dashboards são displays digitais que apresentam a informação mais importante segundo as necessidades de um utilizador. Todos os dias se criam múltiplos dashboards por todo o mundo mas, muitas vezes, as pessoas não sabem como os fazer da forma correta e mais rápida. De facto, há uma lacuna na literatura no âmbito dos dashboards, uma vez que não existe uma metodologia genérica e sim-ples que permita a qualquer pessoa, criar o seu dashboard de acordo com as suas necessidades ou com as necessidades de outros utilizadores. Esta dissertação propõe uma metodologia genérica e simples para conceber dashboards, orientada para os objetivos e necessidades do utilizador, flexível e fácil de entender e seguir por qualquer pessoa em qualquer indústria. A metodologia é posteriormente aplicada com sucesso, na elaboração de um conjunto de dashboards numa equipa na área da logística de retalho, mais especificamente na gestão de armazéns.
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