Indústrias da música e arquivos sonoros em Portugal no século XX: práticas, contextos, patrimónios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/28478 |
Resumo: | O livro constitui uma das primeiras publicações a abordar as indústrias musicais em Portugal no seu conjunto, tanto na sua dimensão histórica como patrimonial. Por um lado, contribui para o mapeamento dos diferentes processos de “industrialização” da produção e difusão de obras musicais, com uma particular atenção ao desenvolvimento de meios tecnológicos de gravação sonora, desde a primeira apresentação em Portugal do gramofone, em 1879, até às mais recentes revoluções digitais, passando pelo desenvolvimento ao longo do século XX de uma economia integrada dos diferentes média (rádio, disco, cinema). Por outro lado, associa ao debate académico as instituições que têm presentemente a seu cargo a conservação do património sonoro acumulado ao longo do século XX, procurando colocar lado a lado os discursos que enformam as mais recentes perspectivas historiográficas e as práticas de preservação arquivística em curso. |
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Indústrias da música e arquivos sonoros em Portugal no século XX: práticas, contextos, patrimóniosIndústrias da músicaArquivos sonorosO livro constitui uma das primeiras publicações a abordar as indústrias musicais em Portugal no seu conjunto, tanto na sua dimensão histórica como patrimonial. Por um lado, contribui para o mapeamento dos diferentes processos de “industrialização” da produção e difusão de obras musicais, com uma particular atenção ao desenvolvimento de meios tecnológicos de gravação sonora, desde a primeira apresentação em Portugal do gramofone, em 1879, até às mais recentes revoluções digitais, passando pelo desenvolvimento ao longo do século XX de uma economia integrada dos diferentes média (rádio, disco, cinema). Por outro lado, associa ao debate académico as instituições que têm presentemente a seu cargo a conservação do património sonoro acumulado ao longo do século XX, procurando colocar lado a lado os discursos que enformam as mais recentes perspectivas historiográficas e as práticas de preservação arquivística em curso.Câmara Municipal de Cascais; Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md)2020-05-11T14:42:03Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28478porSilva, Manuel DenizPestana, Maria do Rosárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:04Zoai:ria.ua.pt:10773/28478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:00.413364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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