Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Isabel Maria Brás de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6065
Resumo: A pertinência deste trabalho fundamenta-se na necessidade de descrever os apoios disponíveis e implementados em contexto escolar com crianças com défice na expressão escrita. O projeto de investigação a que nos propomos constitui um estudo de caso, assumindo um caráter descritivo, enquadrando-se no âmbito do paradigma qualitativo. O sujeito do estudo é uma criança, do sexo feminino, com 13 anos, diagnosticada com “Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na expressão escrita” frequenta o 7.º ano de escolaridade numa escola pública na zona centro de Portugal. Encontra-se ao abrigo do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, no Programa Educativo Individual (PEI) constam como medidas educativas: apoio pedagógico personalizado; adequações curriculares individuais e adequações no processo de avaliação. Demos preferência à pesquisa documental, à entrevista semi-estruturada e à escala de autoconceito de Piers-Harris “Children’s Self-Concept Scale” (PHCSCS-2), na adaptação portuguesa de Veiga (2006). De modo a conhecer a relação da jovem com os seus pares no seio da turma, aplicámos o teste sociométrico. Os resultados deste estudo mostram que embora tenha sido referenciada de modo correto, os apoios implementados são perspetivados de modo diferente pelos diversos agentes envolvidos, referimo-nos, neste caso, à professora de educação especial, à mãe e à aluna. Conclui-se, ainda, que os métodos pedagógicos utilizados não se evidenciam como os mais adequados, nomeadamente na área curricular de português. São apresentadas algumas estratégias que poderão vir a ser implementadas no contexto escolar da aluna.
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