Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6065 |
Resumo: | A pertinência deste trabalho fundamenta-se na necessidade de descrever os apoios disponíveis e implementados em contexto escolar com crianças com défice na expressão escrita. O projeto de investigação a que nos propomos constitui um estudo de caso, assumindo um caráter descritivo, enquadrando-se no âmbito do paradigma qualitativo. O sujeito do estudo é uma criança, do sexo feminino, com 13 anos, diagnosticada com “Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na expressão escrita” frequenta o 7.º ano de escolaridade numa escola pública na zona centro de Portugal. Encontra-se ao abrigo do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, no Programa Educativo Individual (PEI) constam como medidas educativas: apoio pedagógico personalizado; adequações curriculares individuais e adequações no processo de avaliação. Demos preferência à pesquisa documental, à entrevista semi-estruturada e à escala de autoconceito de Piers-Harris “Children’s Self-Concept Scale” (PHCSCS-2), na adaptação portuguesa de Veiga (2006). De modo a conhecer a relação da jovem com os seus pares no seio da turma, aplicámos o teste sociométrico. Os resultados deste estudo mostram que embora tenha sido referenciada de modo correto, os apoios implementados são perspetivados de modo diferente pelos diversos agentes envolvidos, referimo-nos, neste caso, à professora de educação especial, à mãe e à aluna. Conclui-se, ainda, que os métodos pedagógicos utilizados não se evidenciam como os mais adequados, nomeadamente na área curricular de português. São apresentadas algumas estratégias que poderão vir a ser implementadas no contexto escolar da aluna. |
id |
RCAP_a74d79f83776cd0a1b4ad19b67e8a492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6065 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de casoperturbação da aprendizagemdéfice na expressão escritaortografialearning disabilitydeficit in written languageorthographyA pertinência deste trabalho fundamenta-se na necessidade de descrever os apoios disponíveis e implementados em contexto escolar com crianças com défice na expressão escrita. O projeto de investigação a que nos propomos constitui um estudo de caso, assumindo um caráter descritivo, enquadrando-se no âmbito do paradigma qualitativo. O sujeito do estudo é uma criança, do sexo feminino, com 13 anos, diagnosticada com “Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na expressão escrita” frequenta o 7.º ano de escolaridade numa escola pública na zona centro de Portugal. Encontra-se ao abrigo do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, no Programa Educativo Individual (PEI) constam como medidas educativas: apoio pedagógico personalizado; adequações curriculares individuais e adequações no processo de avaliação. Demos preferência à pesquisa documental, à entrevista semi-estruturada e à escala de autoconceito de Piers-Harris “Children’s Self-Concept Scale” (PHCSCS-2), na adaptação portuguesa de Veiga (2006). De modo a conhecer a relação da jovem com os seus pares no seio da turma, aplicámos o teste sociométrico. Os resultados deste estudo mostram que embora tenha sido referenciada de modo correto, os apoios implementados são perspetivados de modo diferente pelos diversos agentes envolvidos, referimo-nos, neste caso, à professora de educação especial, à mãe e à aluna. Conclui-se, ainda, que os métodos pedagógicos utilizados não se evidenciam como os mais adequados, nomeadamente na área curricular de português. São apresentadas algumas estratégias que poderão vir a ser implementadas no contexto escolar da aluna.The relevance of this work is based on the need to describe the support available and implemented at school with children with deficits in written language. This research proposal is a case study, a descriptive character, framing within the qualitative paradigm. The subject of the study is a 13-year-old child, female, attending the 7th grade, and diagnosed with "specific learning disability in writing”. She is attending a public school, in the centre of Portugal. It is pursuant under Decree-Law No. 3/2008, of January 7. Within the Individual Educational Program (PEI) some educational measures such as personalized pedagogical support, individual curriculum adjustments and adjustments in the evaluation process are included. We have given preference to documentary research, to the semi-structured interview and the scale of self-concept of Piers-Harris “Children’s Self-Concept Scale” (PHCSCS-2), in the Portuguese adaptation of Veiga (2006). In order to meet the young girl's relationship with her classmates, the sociometric test was applied. The results of this study show that although the student has been correctly referenced, all the implemented support was seen from different perspectives by the different involved agents, in this case, the special education teacher, mother and student. It is concluded that the used teaching methods were not the most suitable ones, mainly in what the Portuguese Curriculum was concerned. Some strategies are thus presented, which can be implemented in the school context of the student.Ribeiro, Esperança JalesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMoura, Isabel Maria Brás de2020-12-10T01:30:19Z2018-12-102018-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6065TID:202346005porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:21Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:03.397819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de caso |
title |
Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de caso |
spellingShingle |
Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de caso Moura, Isabel Maria Brás de perturbação da aprendizagem défice na expressão escrita ortografia learning disability deficit in written language orthography |
title_short |
Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de caso |
title_full |
Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de caso |
title_fullStr |
Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de caso |
title_sort |
Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de caso |
author |
Moura, Isabel Maria Brás de |
author_facet |
Moura, Isabel Maria Brás de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Esperança Jales Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Isabel Maria Brás de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
perturbação da aprendizagem défice na expressão escrita ortografia learning disability deficit in written language orthography |
topic |
perturbação da aprendizagem défice na expressão escrita ortografia learning disability deficit in written language orthography |
description |
A pertinência deste trabalho fundamenta-se na necessidade de descrever os apoios disponíveis e implementados em contexto escolar com crianças com défice na expressão escrita. O projeto de investigação a que nos propomos constitui um estudo de caso, assumindo um caráter descritivo, enquadrando-se no âmbito do paradigma qualitativo. O sujeito do estudo é uma criança, do sexo feminino, com 13 anos, diagnosticada com “Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na expressão escrita” frequenta o 7.º ano de escolaridade numa escola pública na zona centro de Portugal. Encontra-se ao abrigo do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, no Programa Educativo Individual (PEI) constam como medidas educativas: apoio pedagógico personalizado; adequações curriculares individuais e adequações no processo de avaliação. Demos preferência à pesquisa documental, à entrevista semi-estruturada e à escala de autoconceito de Piers-Harris “Children’s Self-Concept Scale” (PHCSCS-2), na adaptação portuguesa de Veiga (2006). De modo a conhecer a relação da jovem com os seus pares no seio da turma, aplicámos o teste sociométrico. Os resultados deste estudo mostram que embora tenha sido referenciada de modo correto, os apoios implementados são perspetivados de modo diferente pelos diversos agentes envolvidos, referimo-nos, neste caso, à professora de educação especial, à mãe e à aluna. Conclui-se, ainda, que os métodos pedagógicos utilizados não se evidenciam como os mais adequados, nomeadamente na área curricular de português. São apresentadas algumas estratégias que poderão vir a ser implementadas no contexto escolar da aluna. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10 2018-12-10T00:00:00Z 2020-12-10T01:30:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6065 TID:202346005 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6065 |
identifier_str_mv |
TID:202346005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130910587617280 |