O impacto da pandemia de COVID-19 na qualidade da aprendizagem dos alunos: perceções e representações da equipa diretiva e dos professores num agrupamento de escolas do Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lento, Silvana Ramos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31361
Resumo: O impacto da pandemia de Covid-19 na qualidade da aprendizagem dos alunos é o tema desta investigação, cujo ponto de partida é o Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março, aprovado no Conselho de Ministros, que suspendeu as atividades letivas presenciais de 2019/2020 em Portugal, como resposta à crise sanitária vigente. O contexto de estudo é um agrupamento de escolas - AE -, no Alentejo, em Portugal, envolvendo a equipa diretiva e os professores do 3º ciclo, que recorreram ao ensino a distância - E@D - maioritariamente por computador, para seguir em frente com a aprendizagem dos alunos. A investigação pretendeu dar respostas a questões referentes ao(s) efeito(s) da crise sanitária na qualidade da aprendizagem dos alunos, na ótica dos inquiridos, com recurso ao método misto e à triangulação de resultados, apoiada em bibliografia específica. Com este estudo, foi possível compreender a perceção e a representação dos intervenientes educativos inquiridos sobre a resposta educativa emergencial, por meio do conhecimento da organização do AE; da identificação das fraquezas/ameaças, forças/oportunidades; da compreensão da monitorização da qualidade da aprendizagem em contexto pandémico; e inferir em que medida as metas estabelecidas nessa nova arquitetura pedagógica foram (ou não) conseguidas pelos atores educativos inquiridos. Depois de examinados, interpretados e qualificados, os resultados foram triangulados com a bibliografia específica e recurso à Matriz SWOT, para inferências e conclusões, apontando que as metas estabelecidas no Plano de E@D foram alcançadas, na perceção e representação dos inquiridos, pois os alunos continuaram a aprender, embora de forma diferente. A pandemia em si pode não ser uma oportunidade, porém, os achados investigativos apontam para mais fatores positivos, como forças e oportunidades, do que para fatores negativos, como fraquezas e ameaças, no Plano de E@D. Neste sentido, a crise sanitária tem proporcionado lições em gestão e docência; The Impact of the COVID-19 Pandemic on the Quality of Student Learning: Perceptions and Representations of the Management Team and Teachers in a Grouping of Alentejo Schools ABSTRACT: The impact of the Covid-19 pandemic on the quality of student learning is the subject of this research, whose starting point is Decree-Law No. 10-A/2020 of March 13, approved by the Council of Ministers, which suspended the 2019/2020 school activities in Portugal, as a response to the current health crisis. The context of the study is a grouping of schools - AE -, in Alentejo, Portugal, involving the management team and teachers of the 3rd cycle, who resorted to distance learning - E@D - mostly by computer, to move forward with the learning of students. The research aimed to provide answers to questions related to the effect(s) of the health crisis on the quality of students' learning, from the perspective of the respondents, using the mixed method and the triangulation of results, supported by a specific bibliography. With this study, it was possible to understand the perception and representation of the educational actors interviewed about the emergency educational response, through the knowledge of the organization of the LA; identifying weaknesses/threats, strengths/opportunities; understanding the monitoring of the quality of learning in a pathomic context; and to infer to what extent the goals established in this new pedagogical architecture were (or not) achieved by the educational actors surveyed. After being examined, interpreted and qualified, the results were triangulated with the specific bibliography and use of the SWOT Matrix, for inferences and conclusions, indicating that the goals established in the E@D Plan were achieved, in the perception and representation of the respondents, because the students continued to learn, although differently. The pandemic itself may not be an opportunity, but investigative findings point to more positive factors, such as strengths and opportunities, than to negative factors, such as weaknesses and threats, in the E@D. In this sense, the health crisis has provided lessons in management and teaching.
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A investigação pretendeu dar respostas a questões referentes ao(s) efeito(s) da crise sanitária na qualidade da aprendizagem dos alunos, na ótica dos inquiridos, com recurso ao método misto e à triangulação de resultados, apoiada em bibliografia específica. Com este estudo, foi possível compreender a perceção e a representação dos intervenientes educativos inquiridos sobre a resposta educativa emergencial, por meio do conhecimento da organização do AE; da identificação das fraquezas/ameaças, forças/oportunidades; da compreensão da monitorização da qualidade da aprendizagem em contexto pandémico; e inferir em que medida as metas estabelecidas nessa nova arquitetura pedagógica foram (ou não) conseguidas pelos atores educativos inquiridos. Depois de examinados, interpretados e qualificados, os resultados foram triangulados com a bibliografia específica e recurso à Matriz SWOT, para inferências e conclusões, apontando que as metas estabelecidas no Plano de E@D foram alcançadas, na perceção e representação dos inquiridos, pois os alunos continuaram a aprender, embora de forma diferente. A pandemia em si pode não ser uma oportunidade, porém, os achados investigativos apontam para mais fatores positivos, como forças e oportunidades, do que para fatores negativos, como fraquezas e ameaças, no Plano de E@D. Neste sentido, a crise sanitária tem proporcionado lições em gestão e docência; The Impact of the COVID-19 Pandemic on the Quality of Student Learning: Perceptions and Representations of the Management Team and Teachers in a Grouping of Alentejo Schools ABSTRACT: The impact of the Covid-19 pandemic on the quality of student learning is the subject of this research, whose starting point is Decree-Law No. 10-A/2020 of March 13, approved by the Council of Ministers, which suspended the 2019/2020 school activities in Portugal, as a response to the current health crisis. The context of the study is a grouping of schools - AE -, in Alentejo, Portugal, involving the management team and teachers of the 3rd cycle, who resorted to distance learning - E@D - mostly by computer, to move forward with the learning of students. The research aimed to provide answers to questions related to the effect(s) of the health crisis on the quality of students' learning, from the perspective of the respondents, using the mixed method and the triangulation of results, supported by a specific bibliography. With this study, it was possible to understand the perception and representation of the educational actors interviewed about the emergency educational response, through the knowledge of the organization of the LA; identifying weaknesses/threats, strengths/opportunities; understanding the monitoring of the quality of learning in a pathomic context; and to infer to what extent the goals established in this new pedagogical architecture were (or not) achieved by the educational actors surveyed. After being examined, interpreted and qualified, the results were triangulated with the specific bibliography and use of the SWOT Matrix, for inferences and conclusions, indicating that the goals established in the E@D Plan were achieved, in the perception and representation of the respondents, because the students continued to learn, although differently. The pandemic itself may not be an opportunity, but investigative findings point to more positive factors, such as strengths and opportunities, than to negative factors, such as weaknesses and threats, in the E@D. 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