Uma aprendizagem pela ação...um caminho percorrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dulce Margarida da Fonseca Leal Ferreira dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11597
Resumo: O presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de creche e de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção de grau de mestre em educação pré-escolar. Deste modo, o percurso apresentado é composto por uma componente descritiva e outra reflexiva acerca de momentos e experiências vivenciados tanto no estágio de creche como no de pré-escolar. Ao longo do mesmo é feita uma breve caraterização dos centros de estágio e a descrição e análise de cinco experiências-chave que se revelaram fundamentais no desenrolar deste percurso. São elas:” Intervenção educativa – o projeto: « Uma viagem…ao mundo da escrita», “Educação e Creche”, “ A aprendizagem da escrita e a leitura na educação pré-escolar”, “As conceptualizações infantis sobre a leitura e a escrita”e “Abordagem de Mosaico: uma experiência investigativa”. Este relatório foi concebido de forma a analisar critica e reflexivamente a iniciação à prática educativa com vista a alcançar um maior desenvolvimento de competências indispensáveis à construção da minha identidde profissional.
id RCAP_a769fd871756488e465650e466f8693c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma aprendizagem pela ação...um caminho percorridoEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de creche e de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção de grau de mestre em educação pré-escolar. Deste modo, o percurso apresentado é composto por uma componente descritiva e outra reflexiva acerca de momentos e experiências vivenciados tanto no estágio de creche como no de pré-escolar. Ao longo do mesmo é feita uma breve caraterização dos centros de estágio e a descrição e análise de cinco experiências-chave que se revelaram fundamentais no desenrolar deste percurso. São elas:” Intervenção educativa – o projeto: « Uma viagem…ao mundo da escrita», “Educação e Creche”, “ A aprendizagem da escrita e a leitura na educação pré-escolar”, “As conceptualizações infantis sobre a leitura e a escrita”e “Abordagem de Mosaico: uma experiência investigativa”. Este relatório foi concebido de forma a analisar critica e reflexivamente a iniciação à prática educativa com vista a alcançar um maior desenvolvimento de competências indispensáveis à construção da minha identidde profissional.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumSantos, Dulce Margarida da Fonseca Leal Ferreira dos2016-03-03T10:19:16Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11597201334119porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:33.021817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma aprendizagem pela ação...um caminho percorrido
title Uma aprendizagem pela ação...um caminho percorrido
spellingShingle Uma aprendizagem pela ação...um caminho percorrido
Santos, Dulce Margarida da Fonseca Leal Ferreira dos
Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
title_short Uma aprendizagem pela ação...um caminho percorrido
title_full Uma aprendizagem pela ação...um caminho percorrido
title_fullStr Uma aprendizagem pela ação...um caminho percorrido
title_full_unstemmed Uma aprendizagem pela ação...um caminho percorrido
title_sort Uma aprendizagem pela ação...um caminho percorrido
author Santos, Dulce Margarida da Fonseca Leal Ferreira dos
author_facet Santos, Dulce Margarida da Fonseca Leal Ferreira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dulce Margarida da Fonseca Leal Ferreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
topic Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
description O presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de creche e de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção de grau de mestre em educação pré-escolar. Deste modo, o percurso apresentado é composto por uma componente descritiva e outra reflexiva acerca de momentos e experiências vivenciados tanto no estágio de creche como no de pré-escolar. Ao longo do mesmo é feita uma breve caraterização dos centros de estágio e a descrição e análise de cinco experiências-chave que se revelaram fundamentais no desenrolar deste percurso. São elas:” Intervenção educativa – o projeto: « Uma viagem…ao mundo da escrita», “Educação e Creche”, “ A aprendizagem da escrita e a leitura na educação pré-escolar”, “As conceptualizações infantis sobre a leitura e a escrita”e “Abordagem de Mosaico: uma experiência investigativa”. Este relatório foi concebido de forma a analisar critica e reflexivamente a iniciação à prática educativa com vista a alcançar um maior desenvolvimento de competências indispensáveis à construção da minha identidde profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-03T10:19:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11597
201334119
url http://hdl.handle.net/10400.26/11597
identifier_str_mv 201334119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011843690496