Núcleo Pedagógico Integrado, implicações na gestão do ensino do IFFar Campus Alegrete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariotto, Rosangela Bitencourt
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12736
Resumo: O presente estudo visa analisar o processo de implementação do Núcleo Pedagógico Integrado no Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, bem como as implicações desta instância colegiada na gestão das atividades de ensino. Para isso, analisou-se os registros das reuniões do núcleo, resultando numa síntese histórica acerca da sua implementação. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com membros e ex-membros do núcleo, a fim de compreender o modo como estes sujeitos compreendem a sua participação, suas percepções acerca do papel deste órgão e as relações que estabelece com a gestão do ensino. A revisão da literatura, compreende reflexões produzidas a partir do entrelaçamento dos conhecimentos no âmbito da administração pública e privada e no âmbito da administração das organizações educativas. Esta revisão referencia ainda os preceitos da gestão escolar democrática, os quais reforçam a especificidade das organizações educativas perante o ideário dos modelos gerenciais da administração. Considerou-se assim aportes teóricos que se centram no estudo das organizações educativas como contextos que se diferenciam de outras organizações e centram-se na especificidade do trabalho pedagógico. Quanto à análise dos dados recolhidos, a investigadora baseou-se no método de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2011). A partir da síntese interpretativa, constatou-se a importância atribuída, pelos sujeitos investigados, ao NPI, concebendo-o como órgão assessor da gestão do ensino e espaço de aprendizagem capaz de promover um trabalho integrado. Apesar da visão positiva e otimista atribuída ao núcleo, o estudo revelou que o NPI apresenta fragilidades que comprometem a sua eficiência e eficácia junto à gestão do ensino.
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