À descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Filipa Luis da Silva Borges
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83258
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_a76f6247bf50b75b565ebb7773d681fa
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83258
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)Discoveryng of sciences though pratical activities (Digestive system, blood and sedimentary rocks)Atividades práticasEnsino e AprendizagemRochas sedimentaresSangueSistema digestivoBloodDigestive systemPractical activitiesSedimentary rocksTeaching and LearningRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e TecnologiaThis report presents the work developed during the 2016/2017 school year in the 9th and 11th grades at Secondary School of D. Duarte within the curricular unit “Pedagogical Training and Report” of the Master on Biology and Geology Teaching in the 3rd Cycle of the Basic School and in the Secondary School of the Faculty of Sciences and Technology of the Coimbra University. The general objective of the implemented activities was to generate in students the understanding of the reality through sciences. The specific objectives were: to plann and implement strategies that lead to the development of competencies by using practical activities; to analyse the results according to the strategies and resources used; and to interpret and discuss the results. The "Digestive system" and "Blood" of the Biology component was taught in the 9th grade at Natural Sciences subject and the "Sedimentary rocks" of the Geology component was taught in Biology and Geology subject in the 11th grade. In these classes, a variety of strategies and resources were performed in order to have a better learning and a higher perception of the Science reality and their role in the Society, using several practical activities of pencil and paper complemented by some laboratory activities and fieldwork. The evaluation of the strategies was done through the realisation of summative assessment tests and application of a questionnaire. The results revealed that both grades had a good score concluding that students acquired and consolidate the required knowledge. Concerning the questionnaires, the results showed that the use of practical activities as teaching strategies is an added value for the building of students' knowledge.Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico e Relatório, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia do 3º ciclo no Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, na qual é apresentado o trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano letivo 2016/2017, em turmas do 9º e de 11º anos de escolaridade da Escola Secundária de D. Duarte, em Coimbra. O objetivo geral das atividades implementadas consistiu em gerar nos alunos a compreensão da realidade através das ciências. Os objetivos específicos para o desenvolvimento deste relatório foram: planear e implementar estratégias para uma aprendizagem direcionada ao desenvolvimento de competências, recorrendo a atividades práticas; avaliar os resultados obtidos de acordo com as estratégias e recursos utilizados e interpretar e discutir os resultados dessa avaliação. A componente de Biologia “Sistema digestivo” e “Sangue” foi lecionada nas aulas de Ciências Naturais do 9º ano, e a componente de Geologia “Rochas sedimentares” nas aulas de Biologia e Geologia do 11º ano. Nestas aulas optou-se por uma diversificação de estratégias e recursos com vista a uma melhor aprendizagem e a uma maior perceção da realidade da Ciência e do seu papel da Sociedade, tendo-se recorrido muitas vezes à realização de atividades práticas de lápis e papel, complementadas por algumas outras de laboratório e, em contexto não-formal, de campo. A avaliação das estratégias foi feita através da realização de fichas de avaliação sumativa e da aplicação de um questionário. Nos resultados das fichas de avaliação sumativa do 9º ano e do 11º ano, a percentagem de acerto nas questões relativas à matéria lecionada mostrou que os alunos construíram bem e consolidaram os conhecimentos requeridos na planificação das aulas lecionadas. Quanto aos questionários aplicados e seus resultados, conclui-se que a utilização de atividades práticas como estratégias de ensino, é uma mais valia para a construção de conhecimentos dos alunos.2017-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83258http://hdl.handle.net/10316/83258TID:202120511pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ana Filipa Luis da Silva Borgesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-08T10:05:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:02.550169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)
Discoveryng of sciences though pratical activities (Digestive system, blood and sedimentary rocks)
title À descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)
spellingShingle À descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)
Rodrigues, Ana Filipa Luis da Silva Borges
Atividades práticas
Ensino e Aprendizagem
Rochas sedimentares
Sangue
Sistema digestivo
Blood
Digestive system
Practical activities
Sedimentary rocks
Teaching and Learning
title_short À descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)
title_full À descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)
title_fullStr À descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)
title_full_unstemmed À descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)
title_sort À descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)
author Rodrigues, Ana Filipa Luis da Silva Borges
author_facet Rodrigues, Ana Filipa Luis da Silva Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Filipa Luis da Silva Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades práticas
Ensino e Aprendizagem
Rochas sedimentares
Sangue
Sistema digestivo
Blood
Digestive system
Practical activities
Sedimentary rocks
Teaching and Learning
topic Atividades práticas
Ensino e Aprendizagem
Rochas sedimentares
Sangue
Sistema digestivo
Blood
Digestive system
Practical activities
Sedimentary rocks
Teaching and Learning
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83258
http://hdl.handle.net/10316/83258
TID:202120511
url http://hdl.handle.net/10316/83258
identifier_str_mv TID:202120511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133942060679168