Esfera pública, democracia e internet: os bloggers em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, T.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Casanova, J. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-20277
http://hdl.handle.net/10071/14384
Resumo: Apresentam-se os resultados de um websurvey a produtores de blogs de opinião e intervenção públicas em Portugal. Após um breve enquadramento acerca das potencialidades da internet e dos novos media na renovação de parte da esfera pública e dos seus efeitos na democracia, caracterizam-se estes bloggers na sua inserção social, participação política e ideologicamente. Os bloggers são uma população relativamente homogénea em termos sociais: sobretudo masculina, jovem ou adulta, exercendo uma profissão, e com recursos socioeducacionais e socioprofissionais semelhantes, estando sobrerepresentados o grau de ensino superior, e os profissionais técnicos de enquadramento e profissionais liberais. A sua actividade na blogosfera combina-se com a participação em partidos, associações e acções de protesto. As principais diferenças neste universo verificam-se no âmbito das identidades políticas e partidárias. Apesar do debate nesta esfera continuar a ser feito por um sector social com escolarização elevada, os blogs representam uma expansão ao nível dos temas e das oportunidades de discussão relativamente aos meios de comunicação tradicionais. Os blogs permitem a construção de projectos sociopolíticos de autonomia, uma vez que possibilitam a expressão da capacidade individual para pensar e agir, mas também manifestam projectos societais, promovendo uma nova esfera de actuação e discussão na e para a democracia.
id RCAP_a7782f65c6cce5a3da672390e0f197f2
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Esfera pública, democracia e internet: os bloggers em PortugalBloggersDemocraciaInternetEsfera públicaCidadaniaApresentam-se os resultados de um websurvey a produtores de blogs de opinião e intervenção públicas em Portugal. Após um breve enquadramento acerca das potencialidades da internet e dos novos media na renovação de parte da esfera pública e dos seus efeitos na democracia, caracterizam-se estes bloggers na sua inserção social, participação política e ideologicamente. Os bloggers são uma população relativamente homogénea em termos sociais: sobretudo masculina, jovem ou adulta, exercendo uma profissão, e com recursos socioeducacionais e socioprofissionais semelhantes, estando sobrerepresentados o grau de ensino superior, e os profissionais técnicos de enquadramento e profissionais liberais. A sua actividade na blogosfera combina-se com a participação em partidos, associações e acções de protesto. As principais diferenças neste universo verificam-se no âmbito das identidades políticas e partidárias. Apesar do debate nesta esfera continuar a ser feito por um sector social com escolarização elevada, os blogs representam uma expansão ao nível dos temas e das oportunidades de discussão relativamente aos meios de comunicação tradicionais. Os blogs permitem a construção de projectos sociopolíticos de autonomia, uma vez que possibilitam a expressão da capacidade individual para pensar e agir, mas também manifestam projectos societais, promovendo uma nova esfera de actuação e discussão na e para a democracia.OberCom - Observatorio da Comunicacao2017-09-07T16:05:30Z2010-01-01T00:00:00Z20102017-09-07T16:04:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-20277http://hdl.handle.net/10071/14384por1646-595410.15847/obsOBS422010343Carvalho, T.Casanova, J. L.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:31:31ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Esfera pública, democracia e internet: os bloggers em Portugal
title Esfera pública, democracia e internet: os bloggers em Portugal
spellingShingle Esfera pública, democracia e internet: os bloggers em Portugal
Carvalho, T.
Bloggers
Democracia
Internet
Esfera pública
Cidadania
title_short Esfera pública, democracia e internet: os bloggers em Portugal
title_full Esfera pública, democracia e internet: os bloggers em Portugal
title_fullStr Esfera pública, democracia e internet: os bloggers em Portugal
title_full_unstemmed Esfera pública, democracia e internet: os bloggers em Portugal
title_sort Esfera pública, democracia e internet: os bloggers em Portugal
author Carvalho, T.
author_facet Carvalho, T.
Casanova, J. L.
author_role author
author2 Casanova, J. L.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, T.
Casanova, J. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Bloggers
Democracia
Internet
Esfera pública
Cidadania
topic Bloggers
Democracia
Internet
Esfera pública
Cidadania
description Apresentam-se os resultados de um websurvey a produtores de blogs de opinião e intervenção públicas em Portugal. Após um breve enquadramento acerca das potencialidades da internet e dos novos media na renovação de parte da esfera pública e dos seus efeitos na democracia, caracterizam-se estes bloggers na sua inserção social, participação política e ideologicamente. Os bloggers são uma população relativamente homogénea em termos sociais: sobretudo masculina, jovem ou adulta, exercendo uma profissão, e com recursos socioeducacionais e socioprofissionais semelhantes, estando sobrerepresentados o grau de ensino superior, e os profissionais técnicos de enquadramento e profissionais liberais. A sua actividade na blogosfera combina-se com a participação em partidos, associações e acções de protesto. As principais diferenças neste universo verificam-se no âmbito das identidades políticas e partidárias. Apesar do debate nesta esfera continuar a ser feito por um sector social com escolarização elevada, os blogs representam uma expansão ao nível dos temas e das oportunidades de discussão relativamente aos meios de comunicação tradicionais. Os blogs permitem a construção de projectos sociopolíticos de autonomia, uma vez que possibilitam a expressão da capacidade individual para pensar e agir, mas também manifestam projectos societais, promovendo uma nova esfera de actuação e discussão na e para a democracia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2017-09-07T16:05:30Z
2017-09-07T16:04:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-20277
http://hdl.handle.net/10071/14384
url https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-20277
http://hdl.handle.net/10071/14384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-5954
10.15847/obsOBS422010343
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv OberCom - Observatorio da Comunicacao
publisher.none.fl_str_mv OberCom - Observatorio da Comunicacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303975626801152