Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/10711 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de E-Learning |
id |
RCAP_a77c9ba889c2fff6a4d340a948b08157 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/10711 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e UtilizaçãoFormação contínua de professoresTecnologias da informação e comunicaçãoAuto-eficáciaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de E-LearningAs tecnologias da informação e comunicação são uma inegável constante no nosso quotidiano. Por conseguinte, nos últimos anos tem sido feito um grande investimento nas escolas portuguesas no sentido de as apetrechar com equipamentos e ferramentas tecnológicas. Pretendia-se que tal investimento material fosse sinónimo de uma mudança mais profunda, isto é, uma mudança de paradigma educacional, tirando-se partindo das inúmeras possibilidades que as tecnologias de informação e comunicação encerram, nomeadamente no que diz respeito a contextos educativos mais enriquecedores. Contudo, regista-se ainda uma resistência por parte da classe docente relativamente à utilização de tecnologias de informação e comunicação, não só em tarefas relacionadas com a prática letiva, mas também no que respeita à integração de novas ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Assim sendo, para a mudança de cenário desejável não basta ter em conta fatores extrínsecos e materiais, há que ter também em conta fatores intrínsecos e afetivos. Tendo isto em conta, enfocámo-nos na correlação entre a auto-eficácia, dos professores face à utilização de computadores e a utilização de tecnologias da informação e comunicação, ou seja, na correlação entre a crença que os professores têm na sua capacidade de utilização de ferramentas tecnológicas e a efetiva utilização que fazem das mesmas. Consequentemente, aplicámos um questionário a um pequeno grupo de professores que frequentou uma ação de formação contínua na área das TIC em dois momentos distintos: no início e no fim da formação. Foi-nos assim possível averiguar o impacto da formação na auto-eficácia dos professores face à utilização de TIC no que respeita à concretização de várias tarefas que a prática letiva pressupõe, averiguando-se também a correlação existente entre a auto-eficácia sentida pelos professores e a efetiva utilização deste tipo de ferramentas.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNVaz, Joana Frazão Lopes Vieira2013-11-12T11:41:59Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:36Zoai:run.unl.pt:10362/10711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:40.517499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização |
title |
Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização |
spellingShingle |
Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização Vaz, Joana Frazão Lopes Vieira Formação contínua de professores Tecnologias da informação e comunicação Auto-eficácia |
title_short |
Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização |
title_full |
Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização |
title_fullStr |
Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização |
title_full_unstemmed |
Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização |
title_sort |
Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização |
author |
Vaz, Joana Frazão Lopes Vieira |
author_facet |
Vaz, Joana Frazão Lopes Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Joana Frazão Lopes Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação contínua de professores Tecnologias da informação e comunicação Auto-eficácia |
topic |
Formação contínua de professores Tecnologias da informação e comunicação Auto-eficácia |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de E-Learning |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09 2012-09-01T00:00:00Z 2013-11-12T11:41:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/10711 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/10711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137839286321152 |