Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Joana Frazão Lopes Vieira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10711
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de E-Learning
id RCAP_a77c9ba889c2fff6a4d340a948b08157
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/10711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e UtilizaçãoFormação contínua de professoresTecnologias da informação e comunicaçãoAuto-eficáciaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de E-LearningAs tecnologias da informação e comunicação são uma inegável constante no nosso quotidiano. Por conseguinte, nos últimos anos tem sido feito um grande investimento nas escolas portuguesas no sentido de as apetrechar com equipamentos e ferramentas tecnológicas. Pretendia-se que tal investimento material fosse sinónimo de uma mudança mais profunda, isto é, uma mudança de paradigma educacional, tirando-se partindo das inúmeras possibilidades que as tecnologias de informação e comunicação encerram, nomeadamente no que diz respeito a contextos educativos mais enriquecedores. Contudo, regista-se ainda uma resistência por parte da classe docente relativamente à utilização de tecnologias de informação e comunicação, não só em tarefas relacionadas com a prática letiva, mas também no que respeita à integração de novas ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Assim sendo, para a mudança de cenário desejável não basta ter em conta fatores extrínsecos e materiais, há que ter também em conta fatores intrínsecos e afetivos. Tendo isto em conta, enfocámo-nos na correlação entre a auto-eficácia, dos professores face à utilização de computadores e a utilização de tecnologias da informação e comunicação, ou seja, na correlação entre a crença que os professores têm na sua capacidade de utilização de ferramentas tecnológicas e a efetiva utilização que fazem das mesmas. Consequentemente, aplicámos um questionário a um pequeno grupo de professores que frequentou uma ação de formação contínua na área das TIC em dois momentos distintos: no início e no fim da formação. Foi-nos assim possível averiguar o impacto da formação na auto-eficácia dos professores face à utilização de TIC no que respeita à concretização de várias tarefas que a prática letiva pressupõe, averiguando-se também a correlação existente entre a auto-eficácia sentida pelos professores e a efetiva utilização deste tipo de ferramentas.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNVaz, Joana Frazão Lopes Vieira2013-11-12T11:41:59Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:36Zoai:run.unl.pt:10362/10711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:40.517499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização
title Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização
spellingShingle Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização
Vaz, Joana Frazão Lopes Vieira
Formação contínua de professores
Tecnologias da informação e comunicação
Auto-eficácia
title_short Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização
title_full Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização
title_fullStr Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização
title_full_unstemmed Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização
title_sort Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização
author Vaz, Joana Frazão Lopes Vieira
author_facet Vaz, Joana Frazão Lopes Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Joana Frazão Lopes Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua de professores
Tecnologias da informação e comunicação
Auto-eficácia
topic Formação contínua de professores
Tecnologias da informação e comunicação
Auto-eficácia
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de E-Learning
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09
2012-09-01T00:00:00Z
2013-11-12T11:41:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/10711
url http://hdl.handle.net/10362/10711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137839286321152