Desenvolvimento do E-service no retalho eletrónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galego, Mafalda Silva Ferro Cruz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10236
Resumo: O e-commerce como meio de transação de produtos comerciais, tem tido um grande crescimento e a maioria dos retalhistas está presente no meio tradicional e online. Assim o e-commerce é um mercado muito competitivo e devido à elevada variedade de escolha os e-retailers têm dificuldade em reter os seus clientes. Para a retenção do cliente é essencial mante-los satisfeitos, e uma vez que a satisfação com a qualidade dos produtos não está ao alcance dos e-retailers, resta-lhes diferenciarem-se através do serviço prestado. Deste modo, é necessário que neste tipo de serviços seja assegurado um suporte logístico eficaz, de modo a que o produto chegue ao cliente no local certo, à hora certa e na quantidade certa sem que este se tenha que deslocar, surgindo aqui um grande desafio. Este estudo vai focar-se nos atributos e fatores que influenciam a qualidade do e-service, dando especial relevância ao fulfillment, um dos atributos do e-service com maior influência na satisfação do consumidor online. Assim, esta análise pretende estudar potenciais falhas que possam ocorrer no e-service, recorrendo para esse efeito a uma exaustiva revisão bibliográfica acerca do e-commerce, consumidor online, e-service e falhas. Posteriormente será efetuado um estudo ao consumidor onde será analisado o seu comportamento e preferências face às compras online, com o objetivo de encontrar soluções para as fragilidades e limitações deste tipo de comércio.
id RCAP_a77d43ebc78119e4f86dba9dbf45f849
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento do E-service no retalho eletrónicoComércio eletrónico -- E-commerceE-logisticsE-fulfillmentLast mile fulfillmentSatisfação do consumidor -- Consumer satisfactionO e-commerce como meio de transação de produtos comerciais, tem tido um grande crescimento e a maioria dos retalhistas está presente no meio tradicional e online. Assim o e-commerce é um mercado muito competitivo e devido à elevada variedade de escolha os e-retailers têm dificuldade em reter os seus clientes. Para a retenção do cliente é essencial mante-los satisfeitos, e uma vez que a satisfação com a qualidade dos produtos não está ao alcance dos e-retailers, resta-lhes diferenciarem-se através do serviço prestado. Deste modo, é necessário que neste tipo de serviços seja assegurado um suporte logístico eficaz, de modo a que o produto chegue ao cliente no local certo, à hora certa e na quantidade certa sem que este se tenha que deslocar, surgindo aqui um grande desafio. Este estudo vai focar-se nos atributos e fatores que influenciam a qualidade do e-service, dando especial relevância ao fulfillment, um dos atributos do e-service com maior influência na satisfação do consumidor online. Assim, esta análise pretende estudar potenciais falhas que possam ocorrer no e-service, recorrendo para esse efeito a uma exaustiva revisão bibliográfica acerca do e-commerce, consumidor online, e-service e falhas. Posteriormente será efetuado um estudo ao consumidor onde será analisado o seu comportamento e preferências face às compras online, com o objetivo de encontrar soluções para as fragilidades e limitações deste tipo de comércio.The e-commerce as the transaction pathway for commercial products without need of direct contact between merchant and consumer has been a high growth and the majority of retailers are present on the traditional and online way, Thus, e-commerce is a very competitive marker due to the variety of e-retailer available for consumers, so the e-retailers have difficulties on retaining their customers. For the consumers retention is essential keeping them satisfied, and once the satisfaction about product quality is a lot of the time out of the retailers control, it remains the e-service quality differentiation. In order to take good advantage of everything e-commerce has to offer, companies need to have a well-designed logistical system, to allow product to arrive at the right place at the right time and at the right quantity, rising up the biggest challenge. This study will essentially focus on e-service attributes and fator, which influence the quality of e-service, giving a special relevance to the fulfilment, one of the attributes of e-service with more influence on consumer satisfaction. Thus, this analysis intends to study, potential failures that may occur on e-service by performing an exhaustive bibliographic review about e-commerce, the online consumer behaviour, the e-service and its failures. Afterwards a consumer study will be performed, where will be analysed its behaviour and preferences regarding online shopping, with the purpose of finding solutions for e-commerce weaknesses and limitations at the client service level.2015-11-20T11:45:12Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10236TID:201031922porGalego, Mafalda Silva Ferro Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:14Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:29.584896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do E-service no retalho eletrónico
title Desenvolvimento do E-service no retalho eletrónico
spellingShingle Desenvolvimento do E-service no retalho eletrónico
Galego, Mafalda Silva Ferro Cruz
Comércio eletrónico -- E-commerce
E-logistics
E-fulfillment
Last mile fulfillment
Satisfação do consumidor -- Consumer satisfaction
title_short Desenvolvimento do E-service no retalho eletrónico
title_full Desenvolvimento do E-service no retalho eletrónico
title_fullStr Desenvolvimento do E-service no retalho eletrónico
title_full_unstemmed Desenvolvimento do E-service no retalho eletrónico
title_sort Desenvolvimento do E-service no retalho eletrónico
author Galego, Mafalda Silva Ferro Cruz
author_facet Galego, Mafalda Silva Ferro Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galego, Mafalda Silva Ferro Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico -- E-commerce
E-logistics
E-fulfillment
Last mile fulfillment
Satisfação do consumidor -- Consumer satisfaction
topic Comércio eletrónico -- E-commerce
E-logistics
E-fulfillment
Last mile fulfillment
Satisfação do consumidor -- Consumer satisfaction
description O e-commerce como meio de transação de produtos comerciais, tem tido um grande crescimento e a maioria dos retalhistas está presente no meio tradicional e online. Assim o e-commerce é um mercado muito competitivo e devido à elevada variedade de escolha os e-retailers têm dificuldade em reter os seus clientes. Para a retenção do cliente é essencial mante-los satisfeitos, e uma vez que a satisfação com a qualidade dos produtos não está ao alcance dos e-retailers, resta-lhes diferenciarem-se através do serviço prestado. Deste modo, é necessário que neste tipo de serviços seja assegurado um suporte logístico eficaz, de modo a que o produto chegue ao cliente no local certo, à hora certa e na quantidade certa sem que este se tenha que deslocar, surgindo aqui um grande desafio. Este estudo vai focar-se nos atributos e fatores que influenciam a qualidade do e-service, dando especial relevância ao fulfillment, um dos atributos do e-service com maior influência na satisfação do consumidor online. Assim, esta análise pretende estudar potenciais falhas que possam ocorrer no e-service, recorrendo para esse efeito a uma exaustiva revisão bibliográfica acerca do e-commerce, consumidor online, e-service e falhas. Posteriormente será efetuado um estudo ao consumidor onde será analisado o seu comportamento e preferências face às compras online, com o objetivo de encontrar soluções para as fragilidades e limitações deste tipo de comércio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2014-11
2015-11-20T11:45:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/10236
TID:201031922
url http://hdl.handle.net/10071/10236
identifier_str_mv TID:201031922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134896529080320