Exploração do efeito de crowding ao perto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1658 |
Resumo: | Objetivo: O crowding é um fenómeno que acontece nas diferentes situações no nosso dia-a-dia. Apesar de muito explorado na visão de longe, pouco se conhece do seu efeito produzido na visão de perto. Como tal, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a existência ou não do fenómeno a uma distância de 40 cm numa faixa etária jovem (dos 18 aos 30 anos). Procedimentos: Avaliaram-se 18 jovens (9 homens e 9 mulheres), todos estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI), com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (média de idades: 22,77 ± 3,25 anos). O protocolo de trabalho incluiu a medida da Acuidade Visual (AV) simples e a AV de crowding com distratores em forma de barras (|) e em forma de C´s, com diferentes espaçamentos entre o estímulo alvo e os estímulos distratores, perfazendo um total de 8 medidas de Acuidade Visual de crowding. Todos os participantes foram sujeitos a um exame optométrico que incluiu a avaliação do estado refrativo, binocularidade e acomodação. Só foram incluídos no trabalho voluntários com visão binocular normal. Resultados: Os resultados revelam que as cartas de acuidade visual produzidas para este estudo são repetíveis . Na comparação entre a AV simples e as diversas AV de crowding (cartas de AV com diferentes distratores e com diferentes espaçamentos), encontraram-se diferenças estatisticamente significativas entre a acuidade visual simples e as acuidades visuais de crowding, sugerindo que a visualização dos estímulos sem distratores é mais fácil. Conclusão: A população estudada indica-nos que à partida existe crowding ao perto e que quanto menor é o espaçamento entre o estímulo alvo e o distrator, menor é a acuidade visual de crowding, ou seja, o índice de crowding é maior. Verificou-se também que as cartas de AV produzidas para este estudo são repetíveis, pois não revelaram diferenças quando aplicadas com uma semana de diferença e em voluntários diferentes. O presente estudo sugere que o fenómeno de crowding é mais significativo na visão perto do que na visão de longe. |
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Exploração do efeito de crowding ao pertoCrowding - Visão de perto - Estudo de casosCrowding - Acuidade visualCrowding - DistractoresObjetivo: O crowding é um fenómeno que acontece nas diferentes situações no nosso dia-a-dia. Apesar de muito explorado na visão de longe, pouco se conhece do seu efeito produzido na visão de perto. Como tal, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a existência ou não do fenómeno a uma distância de 40 cm numa faixa etária jovem (dos 18 aos 30 anos). Procedimentos: Avaliaram-se 18 jovens (9 homens e 9 mulheres), todos estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI), com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (média de idades: 22,77 ± 3,25 anos). O protocolo de trabalho incluiu a medida da Acuidade Visual (AV) simples e a AV de crowding com distratores em forma de barras (|) e em forma de C´s, com diferentes espaçamentos entre o estímulo alvo e os estímulos distratores, perfazendo um total de 8 medidas de Acuidade Visual de crowding. Todos os participantes foram sujeitos a um exame optométrico que incluiu a avaliação do estado refrativo, binocularidade e acomodação. Só foram incluídos no trabalho voluntários com visão binocular normal. Resultados: Os resultados revelam que as cartas de acuidade visual produzidas para este estudo são repetíveis . Na comparação entre a AV simples e as diversas AV de crowding (cartas de AV com diferentes distratores e com diferentes espaçamentos), encontraram-se diferenças estatisticamente significativas entre a acuidade visual simples e as acuidades visuais de crowding, sugerindo que a visualização dos estímulos sem distratores é mais fácil. Conclusão: A população estudada indica-nos que à partida existe crowding ao perto e que quanto menor é o espaçamento entre o estímulo alvo e o distrator, menor é a acuidade visual de crowding, ou seja, o índice de crowding é maior. Verificou-se também que as cartas de AV produzidas para este estudo são repetíveis, pois não revelaram diferenças quando aplicadas com uma semana de diferença e em voluntários diferentes. O presente estudo sugere que o fenómeno de crowding é mais significativo na visão perto do que na visão de longe.Purpose: Crowding is phenomenon that occurs in different situations in our day-to-day. However, despite much explored in the far vision, little is known about its effect produced in the near vision. As such, the present work aims to evaluate the existence of the phenomenon at a distance of 40 cm in a young age group (from 18 to 30 years). Procedures: It was evaluated 18 young people (9 men and 9 women), all students of the University of Beira Interior (UBI), aged between 18 and 30 years (mean age: 22,77 ± 3,25 years). The working protocol included the measurements of the simple Visual Acuity (VA) and of the crowded VA with distractors in the form of bars (|) and in the form of C‟s, with different distances between the target stimulus and the distractor stimuli, making a total of 8 measures of the crowded Visual Acuity. All participants were subject to an optometric examination which includes the evaluation of the refractive state, binocularity and accommodation. Only volunteers with normal vision were included in the study. Results: The results show that the visual acuity cards produced for this study are repeatable . When comparing the simple VA with the several crowded VA (VA cards with different distractors and with different spacings), we found statistically significant differences between the simple visual acuity and the crowded visual acuities, suggesting that the visualization of the stimuli without distractors is easier. Findings: The population studied indicates to us that in principle there exists near crowding and that the lower is the spacing between the target stimulus and the distractor, the lower is the crowded visual acuity, that is, the crowding index is higher. It was also confirmed that the visual acuity cards produced for this study are repeatable because no differences were revealed when applied with one week of spacing and in different volunteers. The present study suggests that the phenomenon is more significant in the near vision than in the far vision.Universidade da Beira InteriorNunes, Amélia Maria Monteiro FernandesuBibliorumAndrade, Nathalie Nogueira de2014-04-01T10:16:22Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1658TID:201274825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:19Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:26.613583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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