O impacto da consciência metalinguística na aprendizagem de uma língua terceira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gorete
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Alegre, Teresa, Ançã, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13771
Resumo: Este artigo resulta da investigação realizada no nosso estudo de doutoramento (Ribeiro 2021) e pretende divulgar alguns dos resultados obtidos no âmbito da temática da aprendizagem de línguas terceiras (L3s). Iremos focar-nos na CM dos aprendentes de uma L3, na sua conceção referente aos papéis que outras línguas desempenham na aprendizagem do alemão enquanto L3, com particular enfoque sobre o papel da língua inglesa. Debruçar-nos-emos sobre as diferenças entre LM e outras LEs, sobre os respetivos processos de aquisição e aprendizagem, e como essas diferenças se manifestam e impactam na aprendizagem de uma ulterior L3. Analisaremos, ainda, os critérios determinantes para que uma dada língua sirva de recurso na aprendizagem de uma LE subsequente. Após o enquadramento teórico, iremos focar-nos no nosso estudo empírico. Em primeira instância, procederemos à caracterização dos intervenientes e dos instrumentos metodológicos aplicados para recolher os dados. Seguidamente, procederemos à apresentação e  interpretação dos dados do estudo.   DOI: https://doi.org/10.21747/1647-8770/are14a4
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