O processo de produção de tutoriais institucionais na Universidade do Minho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/58798 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
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O processo de produção de tutoriais institucionais na Universidade do MinhoTutoriais vídeoQualidadeInstitucionalVideo tutorialQualityInstitutionalCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)Este relatório aborda o processo de produção de tutoriais vídeo, através da pesquisa aqui desenvolvida e da experiência adquirida ao longo de um estágio do Mestrado em Ciências da Comunicação, realizado na DTSI, a Direção de Tecnologias e Sistemas de Informação da Universidade do Minho. São apresentadas as diversas fases de produção de um tutorial institucional, sendo esta a temática central deste trabalho, estas fases vão ser apresentadas e articuladas com as reflexões que emergiram de um conjunto de variadas referências bibliográficas relacionadas com o tema. Este documento dá ainda conta da necessidade de considerar quais as qualidades de um bom tutorial, de modo a tentar manter uma determinada coerência ao longo da produção, procurando criar tutoriais simples de compreender. Para isto foi necessário abordar todas as possíveis dificuldades das plataformas abordadas, que criaram a necessidade para a realização destes tutoriais institucionais, de modo a ser possível a compreensão das diversas ações a serem executadas pelo utilizador. Em termos técnicos foi necessário manter sempre a melhor qualidade possível, considerando o material disponível e todos os devidos constituintes de um tutorial percetível e corretamente produzido. Assim, a experiência de estágio é apresentada e em simultâneo criticamente analisada ao longo deste trabalho.This report covers the process of producing video tutorials, through the research developed and the experience gained during an internship in my master’s in Communication Sciences, held at DTSI, the Information Systems and Technologies Directorate of Universidade do Minho. The different phases of production for an institutional tutorial is the central theme of this work, this phases will be presented and articulated with the reflections that emerged from this experience and several bibliographical references related to the theme. This document also explains the need, during this internship of considering the qualities of a good tutorial, trying to maintain coherence throughout the production, creating easy to follow tutorials, in a way anyone would understand. For this we had to address all possible difficulties of the platforms that created the need for this tutorials, in order to understand the various actions needed to be performed by the user. In the technical part was necessary to have the best quality possible, considering the equipment available and all due components of a tutorial that is perceptible and correctly produced. Thus, this internship experience is presented and simultaneously critically analysed throughout this work.Mota-Ribeiro, SilvanaUniversidade do MinhoRodrigues, David Passos20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58798por202160297info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:14.533388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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