Should I stay or should I go?: apoio multicritério à internacionalização de PMEs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Miguel Santos Martinho do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18257
Resumo: Atualmente, fruto das condições económicas vividas nos mercados domésticos, as empresas sentem uma grande necessidade de se envolver no comércio internacional. Contudo, para além das restrições financeiras e intelectuais que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) enfrentam para se internacionalizar, os processos de internacionalização são por natureza muito complexos, sendo muitos os fatores que os decisores têm que ter em consideração para fundamentar as suas decisões. Nesse sentido, o presente estudo propõe a elaboração de um modelo de avaliação multicritério que, através da combinação de técnicas de mapeamento cognitivo com a metodologia Decision Expert (DEX), permite a identificação e a avaliação dos fatores que influenciam a capacidade de internacionalização das PMEs. Os resultados obtidos comprovam que as metodologias adotadas permitem a construção de modelos de avaliação transparentes e com uma grande utilidade no apoio à tomada de decisão. Em termos práticos, foi possível compreender que as características do produto representam o fator que maior influência tem na capacidade de internacionalização das PMEs; e que os fatores internos têm uma influência significativamente maior que os fatores externos. O processo de construção do modelo é também abordado, bem como respetivas vantagens e limitações
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spelling Should I stay or should I go?: apoio multicritério à internacionalização de PMEsPME Pequenas e Médias EmpresasAvaliação multicritérioTomada de decisãoInternacionalizaçãoComércio internacionalCognitive mapsDecision-making processDEX methodologyInternational competitivenessInternationalizationMultiple criteria decision modelAtualmente, fruto das condições económicas vividas nos mercados domésticos, as empresas sentem uma grande necessidade de se envolver no comércio internacional. Contudo, para além das restrições financeiras e intelectuais que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) enfrentam para se internacionalizar, os processos de internacionalização são por natureza muito complexos, sendo muitos os fatores que os decisores têm que ter em consideração para fundamentar as suas decisões. Nesse sentido, o presente estudo propõe a elaboração de um modelo de avaliação multicritério que, através da combinação de técnicas de mapeamento cognitivo com a metodologia Decision Expert (DEX), permite a identificação e a avaliação dos fatores que influenciam a capacidade de internacionalização das PMEs. Os resultados obtidos comprovam que as metodologias adotadas permitem a construção de modelos de avaliação transparentes e com uma grande utilidade no apoio à tomada de decisão. Em termos práticos, foi possível compreender que as características do produto representam o fator que maior influência tem na capacidade de internacionalização das PMEs; e que os fatores internos têm uma influência significativamente maior que os fatores externos. O processo de construção do modelo é também abordado, bem como respetivas vantagens e limitaçõesDue to the current economic conditions of domestic markets, companies feel an increasing need to become actively involved in international trading. Typically, however, there are several financial and intellectual constraints that small and medium-sized enterprises (SMEs) face during their internationalization process. This means that decision makers should consider a wide range of different variables before deciding on internationalization. This study sought to integrate cognitive mapping and the Decision EXpert (DEX) methodology to develop a multiple criteria decision model that may prove suitable for the identification and assessment of the variables that influence SMEs’ internationalization capability. The results show that the dual methodology adopted allows for the development of robust evaluation models that are able to improve the decision-making process in this study context. Specifically, the model identifies product features as the most relevant factor for SMEs’ internationalization capability. Additionally, internal factors are significantly more relevant than external factors. The model building process is discussed, including its advantages and limitations2021-11-27T00:00:00Z2018-11-28T00:00:00Z2018-11-282018-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18257TID:202128024porRosário, Miguel Santos Martinho doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:05Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:55.999665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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