Entre Ḫattuša e a Babilónia: a circulação do conhecimento mágico-medicinal nos séculos XIV-XIII a.C
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/138211 |
Resumo: | Atualmente, reconhece-se que a maioria das sociedades humanas jamais existiram, por um período de tempo significativo, isoladas. As conexões que foram e são construídas entre as comunidades, ao estarem inextricavelmente envolvidas entre si, podem ser concebidas como algo semelhante a uma vasta rede, que se assume como uma constante universal da vida social coletiva. Neste sentido, o contacto cultural, nas suas várias instâncias, contribui não só para a difusão de ideias e de tradições, mas também para a criação e desenvolvimento de identidades. No centro destas relações, a partilha do conhecimento afirma-se como algo basilar, ao permitir uma constante reinvenção da perceção destes grupos sociais de si mesmos e do mundo ao seu redor, reelaborada a partir do encontro e articulação com o outro, aqui personificado em distintos tipos de saber, tradições e vivências. A presente dissertação procura compreender os processos de receção e transmissão do conhecimento mágico-medicinal entre as capitais de dois grandes poderes do Próximo e Médio Oriente, a Babilónia e Ḫattuša, durante o Bronze Final, mais especificamente, entre os séculos XIV e XIII a.C.. Tencionámos analisar este processo de transferência a partir do contributo dos especialistas de cura mesopotâmicos, conhecidos como o āšipū e o asû, que ao se encontrarem na génese deste intercâmbio científico, assumem-se como verdadeiros interlocutores entre as duas culturas. A nossa intenção prende-se, sobretudo, com a identificação de traços e elementos da tradição babilónica nos corpora mágico-medicinais hititas, presentes na biblioteca real de Ḫattuša, na expetativa de colocarmos em evidência um produto sincrético, e de certo modo, original, resultante de múltiplos processos de transferência e de contactos culturais. |
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Entre Ḫattuša e a Babilónia: a circulação do conhecimento mágico-medicinal nos séculos XIV-XIII a.CHistória das ReligiõesHistória do Médio Oriente AntigoIdade do Bronze FinalContactos culturaisTransferência de conhecimentosAšipu e AšuHistory of Religions,Ancient Near Eastern HistoryLate Bronze AgeCultural ContactsTransfer of KnowledgeĀšipu and AsûDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaAtualmente, reconhece-se que a maioria das sociedades humanas jamais existiram, por um período de tempo significativo, isoladas. As conexões que foram e são construídas entre as comunidades, ao estarem inextricavelmente envolvidas entre si, podem ser concebidas como algo semelhante a uma vasta rede, que se assume como uma constante universal da vida social coletiva. Neste sentido, o contacto cultural, nas suas várias instâncias, contribui não só para a difusão de ideias e de tradições, mas também para a criação e desenvolvimento de identidades. No centro destas relações, a partilha do conhecimento afirma-se como algo basilar, ao permitir uma constante reinvenção da perceção destes grupos sociais de si mesmos e do mundo ao seu redor, reelaborada a partir do encontro e articulação com o outro, aqui personificado em distintos tipos de saber, tradições e vivências. A presente dissertação procura compreender os processos de receção e transmissão do conhecimento mágico-medicinal entre as capitais de dois grandes poderes do Próximo e Médio Oriente, a Babilónia e Ḫattuša, durante o Bronze Final, mais especificamente, entre os séculos XIV e XIII a.C.. Tencionámos analisar este processo de transferência a partir do contributo dos especialistas de cura mesopotâmicos, conhecidos como o āšipū e o asû, que ao se encontrarem na génese deste intercâmbio científico, assumem-se como verdadeiros interlocutores entre as duas culturas. A nossa intenção prende-se, sobretudo, com a identificação de traços e elementos da tradição babilónica nos corpora mágico-medicinais hititas, presentes na biblioteca real de Ḫattuša, na expetativa de colocarmos em evidência um produto sincrético, e de certo modo, original, resultante de múltiplos processos de transferência e de contactos culturais.Nowadays it is recognized that most human societies have never existed in isolation, for any significant period of time. The connections that were and are built between communities, being inextricably entwined with each other, can be conceived as something akin to a vast network, which is assumed to be a universal constant of collective social life. In this sense, cultural contact, in its various instances, contributes not only to the diffusion of ideas and traditions, but also to the creation and development of identities. At the center of these relations, the sharing of knowledge asserts itself as something fundamental, by allowing a constant reinvention of these social groups' perceptions, about themselves and about the world around them, which is re-elaborated from the encounter and articulation with the other, here personified in distinct types of knowledge, traditions, and experiences. The present dissertation seeks to understand the processes of reception and transmission of magical-medicinal knowledge between the capitals of two great powers of the Near and Middle East, Babylon and Ḫattuša, during the Late Bronze Age, more specifically, between the 14th and the 13th centuries BC.. We intended to analyze this transfer process from the contribution of Mesopotamian healing specialists, known as the āšipū and asû, who, by being at the genesis of this scientific exchange, assume themselves as true interlocutors between the two cultures. Our intention is, above all, to identify traces and elements of the Babylonian tradition in the Hittite magical-medicinal corpora present in the royal library of Ḫattuša, with the expectation of highlighting a syncretic and, to some extent, original product, resulting from multiple processes of transfer and cultural contacts.Almeida, Isabel Cristina Gomes deRUNSatiro, Ana Cristina Laranjinha2022-03-302021-11-282025-03-30T00:00:00Z2022-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/138211TID:202984907porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:15:33Zoai:run.unl.pt:10362/138211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:02.068010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Atualmente, reconhece-se que a maioria das sociedades humanas jamais existiram, por um período de tempo significativo, isoladas. As conexões que foram e são construídas entre as comunidades, ao estarem inextricavelmente envolvidas entre si, podem ser concebidas como algo semelhante a uma vasta rede, que se assume como uma constante universal da vida social coletiva. Neste sentido, o contacto cultural, nas suas várias instâncias, contribui não só para a difusão de ideias e de tradições, mas também para a criação e desenvolvimento de identidades. No centro destas relações, a partilha do conhecimento afirma-se como algo basilar, ao permitir uma constante reinvenção da perceção destes grupos sociais de si mesmos e do mundo ao seu redor, reelaborada a partir do encontro e articulação com o outro, aqui personificado em distintos tipos de saber, tradições e vivências. A presente dissertação procura compreender os processos de receção e transmissão do conhecimento mágico-medicinal entre as capitais de dois grandes poderes do Próximo e Médio Oriente, a Babilónia e Ḫattuša, durante o Bronze Final, mais especificamente, entre os séculos XIV e XIII a.C.. Tencionámos analisar este processo de transferência a partir do contributo dos especialistas de cura mesopotâmicos, conhecidos como o āšipū e o asû, que ao se encontrarem na génese deste intercâmbio científico, assumem-se como verdadeiros interlocutores entre as duas culturas. A nossa intenção prende-se, sobretudo, com a identificação de traços e elementos da tradição babilónica nos corpora mágico-medicinais hititas, presentes na biblioteca real de Ḫattuša, na expetativa de colocarmos em evidência um produto sincrético, e de certo modo, original, resultante de múltiplos processos de transferência e de contactos culturais. |
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