Impacto do stresse psicossocial pandémico (COVID-19) no bem-estar psicológico: o papel da solidão e do isolamento social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/102396 |
Resumo: | Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina |
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Impacto do stresse psicossocial pandémico (COVID-19) no bem-estar psicológico: o papel da solidão e do isolamento socialImpact of pandemic stress (COVID-19) on psychological well-being: the role of loneliness and social isolationStress psicológicoSaúde mentalSolidãoIsolamento socialCOVID-19Psychological stressMental healthLonelinessSocial isolationCOVID-19Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaIntroduction: The COVID-19 pandemic has changed the population's lifestyle, exposing them to several factors that contribute to increased levels of stress. This research aimed to study the correlates of psychological well-being (PWB) in university students and the relationship between pandemic stress and PWB, analyzing social isolation and loneliness as mediators.Methods: 496 university students (mean age=20.99; SD=2.27; 78.6% women) completed an online questionnaire between January and April 2021. The Mental Health Inventory, the Pandemic Stress Index (PSI) (total (PSI-T), behavior change, impact on daily life and psychosocial impact-psychological distress) and two items to assess loneliness and social isolation were used. We performed descriptive statistics, correlation analysis, hierarchical multiple linear regression, and serial multiple mediation analysis.Results: Increased loneliness and social isolation was described by 70% of students and 90% reported an impact on daily life. PSI-T, its dimensions, loneliness, and social isolation were associated with decrease in PWB. In the regression analysis, the variables PSI-T, psychosocial impact dimension - psychological distress, loneliness, social isolation, and age were predictors of PWB (Explained variance (EV)= 23.8% / 27.2%). The mediation analysis showed a direct link between the PSI-T, the psychosocial impact dimension - psychological distress and the PWB. Isolation and loneliness mediated the relationship between PSI-T, its dimensions and PWB. The covariate age had a positive impact on social isolation and PWB. The negative effect of age on loneliness was observed in the mediation model that linked psychosocial impact - psychological distress and PWB. The EV was 20-26.5%.Discussion: PSI-T, its dimensions (particularly psychosocial impact – psychological distress), social isolation and loneliness contributed to lower PWB. Younger age and female gender are risk factors for high pandemic stress and for mental illness, which may contribute to reduced PWB. Risk factors for social isolation and loneliness should be investigated, prevention programs developed, and strategies to mitigate the negative impact on PWB implemented. Women, younger people, working students and students with high isolation and loneliness at the same time might be the target groups.Conclusion: Pandemic stress is high in university students, contributes directly to the reduced PWB and indirectly through increased loneliness and social isolation.Introdução: A pandemia COVID-19, modificou o estilo de vida da população, expondo-a a diversos fatores que contribuem para o aumento dos níveis de stresse. Esta investigação pretendeu estudar os correlatos do bem-estar psicológico (BEP) nos estudantes universitários e a relação do stresse pandémico com o BEP, analisando o isolamento social e solidão como mediadores.Materiais e métodos: 496 estudantes universitários (idade média=20,99; DP=2,27; 78,6% mulheres) preencheram um questionário online entre janeiro e abril de 2021. Foi utilizado o Inventário de Saúde Mental, o Índice de Stresse Pandémico (ISP) (total (ISP-T), mudança de comportamento, impacto na vida quotidiana e impacto psicossocial-perturbação psicológica) e dois itens para avaliar a solidão e o isolamento social. Realizámos a estatística descritiva, análise de correlação, regressão linear múltipla hierárquica e análise de mediação de múltiplos mediadores em série.Resultados: O aumento da solidão e do isolamento social foi descrito por 70% dos estudantes e 90% relatou impacto na vida quotidiana. O ISP-T, as suas dimensões, a solidão e o isolamento social associaram-se à diminuição do BEP. Na análise de regressão, as variáveis ISP-T, dimensão impacto psicossocial ¬ perturbação psicológica, solidão, isolamento social e idade foram preditores do BEP (Variância explicada (VE)= 23,8% / 27,2%). Na análise de mediação evidenciou-se uma ligação direta entre o ISP-T, a dimensão impacto psicossocial perturbação psicológica e o BEP. O isolamento e a solidão mediaram a relação do ISP-T e das suas dimensões com o BEP. A covariável idade teve impacto positivo no isolamento social e no BEP. O efeito negativo da idade na solidão foi observado no modelo de mediação da ligação da perturbação psicológica com o BEP. A VE foi de 20-26,5%.Discussão: O ISP-T, as suas dimensões (particularmente impacto psicossocial - perturbação psicológica), o isolamento social e a solidão contribuíram para a diminuição do BEP. A idade mais jovem e o género feminino são fatores de risco para elevado stresse pandémico e para doença mental o que pode contribuir para a redução do BEP. Devem ser investigados os fatores de risco do isolamento social e da solidão, criados programas de prevenção e implementadas estratégias para mitigar o impacto negativo no BEP. As mulheres, os mais jovens, trabalhadores-estudantes e estudantes com elevado isolamento e solidão em simultâneo poderão ser os grupos-alvo.Conclusão: O stresse pandémico é elevado nos estudantes do ensino superior, contribui diretamente para a redução do BEP e indiretamente através do aumento da solidão e do isolamento social.2022-01-062024-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102396http://hdl.handle.net/10316/102396TID:203065808porLopes, Cláudio Emanuel Antunesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:08:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:24.059158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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