A compreensão da adição/subtracção de números racionais (não negativos) representados na forma de fração: um estudo numa turma do 6º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laranjeira, Ana Catarina Franco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8204
Resumo: Relatório de estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo e de Matemática e Ciências da Natureza do 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a7b4ca66ba2f981b75e2bad960cf13f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A compreensão da adição/subtracção de números racionais (não negativos) representados na forma de fração: um estudo numa turma do 6º ano de escolaridadeNúmeros racionaisFraçãoAdiçãoSubtraçãoModelos de áreaUnidade de referênciaRational numbersFractionAdditionSubtractionArea modelsReference unitRelatório de estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo e de Matemática e Ciências da Natureza do 2º Ciclo do Ensino BásicoA aprendizagem dos números racionais é, não só complexa, como fundamental para o desenvolvimento das crianças que frequentam o ensino básico. As investigações realizadas no âmbito da Educação Matemática, focadas no processo de aprendizagem destes números, enfatizam a importância de o ensino atender às reais dificuldades das crianças e de valorizar os aspetos compreensivos presentes no desenvolvimento do sentido de número racional. O estudo que integra este relatório foi implementado numa turma do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico, constituída por alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos, num contexto de escola pública. Eram alunos com uma fraca compreensão de números racionais, especificamente na compreensão da adição e subtração destes números quando representados em fração. Nesta ótica, o estudo pretende compreender as dificuldades dos alunos na adição e subtração de números racionais (não negativos) representados na forma de fração, evidenciando as aprendizagens feitas ao longo deste. Desta forma, tendo como principal objetivo dar resposta à problemática apresentada, baseando-se numa metodologia de investigação-ação, criou-se um diagnóstico que consistiu no ponto de partida para a intervenção. Ao longo desta, os alunos eram sujeitos à resolução de tarefas de cariz exploratório, resolvidas a pares ou individualmente, em que, posteriormente, eram discutidas as resoluções da mesma em grande grupo onde havia partilha de resultados e a constante aprendizagem entre pares. No final da intervenção, além das dificuldades que os alunos têm ao nível da compreensão das frações ser um marco, os alunos mostraram mobilizar alguns conceitos, que antes eram desconhecidos, que fizeram-nos compreender a adição e subtração de números racionais representados na forma de fração, através do contributo de modelos de área. A consideração da unidade de referência foi um aspeto menos notável, todavia, há marcas do reconhecimento da sua importância para a compreensão destas operações e da própria compreensão da fração.ABSTRACT The learning of rational numbers is not only complex, but fundamental to the development of children attending basic education. The research carried out in Mathematics Education, focused on the process of learning these numbers, emphasizes the importance of teaching to attend to the real difficulties of the children and to value the understanding aspects present in the development of the sense of rational number. The study that integrates this report was implemented in a class of the 6th year of the 2nd Cycle of Basic Education, constituted by students between the ages of 11 and 15, in a context of public school. They were students with a poor understanding of rational numbers, specifically in understanding the addition and subtraction of these numbers when represented in fraction. In this perspective, the study intends to understand the difficulties of the students in the addition and subtraction of rational (non-negative) numbers represented in the fraction form, evidencing the learning made throughout the latter. Thus, with the main objective of responding to the problem presented, based on a research-action methodology, a diagnosis was created that consisted of the starting point for the intervention. Throughout this, the students were subject to the resolution of exploratory tasks, solved in pairs or individually, in which the resolutions of the same were then discussed in a large group where there was sharing of results and constant learning among peers. At the end of the intervention, besides the difficulties that the students have in terms of the understanding of fractions being a milestone, students showed to mobilize some previously unknown concepts that made us understand the addition and subtraction of rational numbers represented in the form of fraction, through the contribution of area models. The consideration of the unit of reference was a less remarkable aspect, however, there are marks of the recognition of its importance for the understanding of these operations and of the own understanding of the fraction.Veloso, GraciosaRCIPLLaranjeira, Ana Catarina Franco2018-03-06T11:53:58Z2017-12-142017-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8204TID:201853418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:00.422802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão da adição/subtracção de números racionais (não negativos) representados na forma de fração: um estudo numa turma do 6º ano de escolaridade
title A compreensão da adição/subtracção de números racionais (não negativos) representados na forma de fração: um estudo numa turma do 6º ano de escolaridade
spellingShingle A compreensão da adição/subtracção de números racionais (não negativos) representados na forma de fração: um estudo numa turma do 6º ano de escolaridade
Laranjeira, Ana Catarina Franco
Números racionais
Fração
Adição
Subtração
Modelos de área
Unidade de referência
Rational numbers
Fraction
Addition
Subtraction
Area models
Reference unit
title_short A compreensão da adição/subtracção de números racionais (não negativos) representados na forma de fração: um estudo numa turma do 6º ano de escolaridade
title_full A compreensão da adição/subtracção de números racionais (não negativos) representados na forma de fração: um estudo numa turma do 6º ano de escolaridade
title_fullStr A compreensão da adição/subtracção de números racionais (não negativos) representados na forma de fração: um estudo numa turma do 6º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A compreensão da adição/subtracção de números racionais (não negativos) representados na forma de fração: um estudo numa turma do 6º ano de escolaridade
title_sort A compreensão da adição/subtracção de números racionais (não negativos) representados na forma de fração: um estudo numa turma do 6º ano de escolaridade
author Laranjeira, Ana Catarina Franco
author_facet Laranjeira, Ana Catarina Franco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veloso, Graciosa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Laranjeira, Ana Catarina Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Números racionais
Fração
Adição
Subtração
Modelos de área
Unidade de referência
Rational numbers
Fraction
Addition
Subtraction
Area models
Reference unit
topic Números racionais
Fração
Adição
Subtração
Modelos de área
Unidade de referência
Rational numbers
Fraction
Addition
Subtraction
Area models
Reference unit
description Relatório de estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo e de Matemática e Ciências da Natureza do 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
2017-12-14T00:00:00Z
2018-03-06T11:53:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8204
TID:201853418
url http://hdl.handle.net/10400.21/8204
identifier_str_mv TID:201853418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133431588716544