Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6970 |
Resumo: | O interesse no estudo da concorrência comercial tem vindo a aumentar nos últimos anos pela relevância que a mesma tem na competitividade de um país. No entanto, a literatura existente neste âmbito apesar de ter utilizado vários índices (como por exemplo o de Hirschman-Herfindahl ou o de Krugman) ainda não conseguiu encontrar um indicador ótimo (que consiga medir com exatidão o grau da concorrência comercial) pelo que continua a existir espaço para novas análises. O contributo deste trabalho passa pela proposta de uma nova metodologia que incorpora o fator geográfico no conceito de concorrência potencial e pela criação de novos índices que pretendem responder a duas questões: qual o grau de concorrência global que dois países exercem um sobre o outro e qual o nível de concorrência potencial num determinado mercado de destino. Foram utilizados os dados das exportações dos três maiores exportadores europeus (Alemanha, França e Reino Unido) para a quase totalidade dos países do Mundo (211 países) em 2011 e foi aplicado o Índice de Krugman modificado de forma a ser tida em consideração a concorrência que existe nos países, sub-regiões, regiões, continentes e mundo. Assim, todos os cálculos efetuados tiveram por base esses cinco níveis de desagregação. Os resultados obtidos foram os expectáveis. Os novos indicadores permitiram adicionar a dimensão geográfica à análise da concorrência potencial entre cada par de países, estabelecer comparações com a concorrência atual e estimar quais os pares de países para os quais a concorrência poderá aumentar futuramente de forma mais acentuada. |
id |
RCAP_a7e2a5dc2854bd4877628a79d0762f58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6970 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográficoDimensão geográficaSimilitude estruturalConcorrênciaExportaçõesGeographical dimensionStructural similarityCompetitionExportsO interesse no estudo da concorrência comercial tem vindo a aumentar nos últimos anos pela relevância que a mesma tem na competitividade de um país. No entanto, a literatura existente neste âmbito apesar de ter utilizado vários índices (como por exemplo o de Hirschman-Herfindahl ou o de Krugman) ainda não conseguiu encontrar um indicador ótimo (que consiga medir com exatidão o grau da concorrência comercial) pelo que continua a existir espaço para novas análises. O contributo deste trabalho passa pela proposta de uma nova metodologia que incorpora o fator geográfico no conceito de concorrência potencial e pela criação de novos índices que pretendem responder a duas questões: qual o grau de concorrência global que dois países exercem um sobre o outro e qual o nível de concorrência potencial num determinado mercado de destino. Foram utilizados os dados das exportações dos três maiores exportadores europeus (Alemanha, França e Reino Unido) para a quase totalidade dos países do Mundo (211 países) em 2011 e foi aplicado o Índice de Krugman modificado de forma a ser tida em consideração a concorrência que existe nos países, sub-regiões, regiões, continentes e mundo. Assim, todos os cálculos efetuados tiveram por base esses cinco níveis de desagregação. Os resultados obtidos foram os expectáveis. Os novos indicadores permitiram adicionar a dimensão geográfica à análise da concorrência potencial entre cada par de países, estabelecer comparações com a concorrência atual e estimar quais os pares de países para os quais a concorrência poderá aumentar futuramente de forma mais acentuada.The interest in the study of commercial competition has been increasing in the recent years due to the importance that it has on the competitiveness of a country. However, the existing literature despite using various indices (such as the Hirschamn-Herfindahl or the Krugman) has not yet find an optimal indicator (which can accurately measure the degree of commercial competition) so there is still space for further analysis. The contribution of this work involves the proposal of a new methodology that incorporates the geographical factor in the concept of potential competition and the creation of new indicators wishing to answer two questions: what’s the degree of global competition that two countries have on each other and what’s the level of potential competition in a given destination market. The data used are the exports of the three largest European exporters (Germany, France and United Kingdom) to almost all countries in the world (211 countries) in 2011. Was applied the Krugman’s Index modified in order to consider the competition that exists in the countries, sub-regions, regions, continents and the world. Thus, all calculations were based on these five levels of disaggregation. The results obtained were as expected. The new indicators allowed adding a geographical dimension to the analysis of potential competition between each pair of countries, making comparisons with the current competition and estimate which pairs of countries for which competition may increase in the future more steeply.2014-04-21T12:55:24Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6970TID:201018888porBartolomeu, André Miguel Coralejoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:49:53Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:32.803444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico |
title |
Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico |
spellingShingle |
Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico Bartolomeu, André Miguel Coralejo Dimensão geográfica Similitude estrutural Concorrência Exportações Geographical dimension Structural similarity Competition Exports |
title_short |
Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico |
title_full |
Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico |
title_fullStr |
Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico |
title_full_unstemmed |
Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico |
title_sort |
Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico |
author |
Bartolomeu, André Miguel Coralejo |
author_facet |
Bartolomeu, André Miguel Coralejo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bartolomeu, André Miguel Coralejo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dimensão geográfica Similitude estrutural Concorrência Exportações Geographical dimension Structural similarity Competition Exports |
topic |
Dimensão geográfica Similitude estrutural Concorrência Exportações Geographical dimension Structural similarity Competition Exports |
description |
O interesse no estudo da concorrência comercial tem vindo a aumentar nos últimos anos pela relevância que a mesma tem na competitividade de um país. No entanto, a literatura existente neste âmbito apesar de ter utilizado vários índices (como por exemplo o de Hirschman-Herfindahl ou o de Krugman) ainda não conseguiu encontrar um indicador ótimo (que consiga medir com exatidão o grau da concorrência comercial) pelo que continua a existir espaço para novas análises. O contributo deste trabalho passa pela proposta de uma nova metodologia que incorpora o fator geográfico no conceito de concorrência potencial e pela criação de novos índices que pretendem responder a duas questões: qual o grau de concorrência global que dois países exercem um sobre o outro e qual o nível de concorrência potencial num determinado mercado de destino. Foram utilizados os dados das exportações dos três maiores exportadores europeus (Alemanha, França e Reino Unido) para a quase totalidade dos países do Mundo (211 países) em 2011 e foi aplicado o Índice de Krugman modificado de forma a ser tida em consideração a concorrência que existe nos países, sub-regiões, regiões, continentes e mundo. Assim, todos os cálculos efetuados tiveram por base esses cinco níveis de desagregação. Os resultados obtidos foram os expectáveis. Os novos indicadores permitiram adicionar a dimensão geográfica à análise da concorrência potencial entre cada par de países, estabelecer comparações com a concorrência atual e estimar quais os pares de países para os quais a concorrência poderá aumentar futuramente de forma mais acentuada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2013-06 2014-04-21T12:55:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/6970 TID:201018888 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/6970 |
identifier_str_mv |
TID:201018888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134807816404992 |