Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartolomeu, André Miguel Coralejo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6970
Resumo: O interesse no estudo da concorrência comercial tem vindo a aumentar nos últimos anos pela relevância que a mesma tem na competitividade de um país. No entanto, a literatura existente neste âmbito apesar de ter utilizado vários índices (como por exemplo o de Hirschman-Herfindahl ou o de Krugman) ainda não conseguiu encontrar um indicador ótimo (que consiga medir com exatidão o grau da concorrência comercial) pelo que continua a existir espaço para novas análises. O contributo deste trabalho passa pela proposta de uma nova metodologia que incorpora o fator geográfico no conceito de concorrência potencial e pela criação de novos índices que pretendem responder a duas questões: qual o grau de concorrência global que dois países exercem um sobre o outro e qual o nível de concorrência potencial num determinado mercado de destino. Foram utilizados os dados das exportações dos três maiores exportadores europeus (Alemanha, França e Reino Unido) para a quase totalidade dos países do Mundo (211 países) em 2011 e foi aplicado o Índice de Krugman modificado de forma a ser tida em consideração a concorrência que existe nos países, sub-regiões, regiões, continentes e mundo. Assim, todos os cálculos efetuados tiveram por base esses cinco níveis de desagregação. Os resultados obtidos foram os expectáveis. Os novos indicadores permitiram adicionar a dimensão geográfica à análise da concorrência potencial entre cada par de países, estabelecer comparações com a concorrência atual e estimar quais os pares de países para os quais a concorrência poderá aumentar futuramente de forma mais acentuada.
id RCAP_a7e2a5dc2854bd4877628a79d0762f58
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6970
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográficoDimensão geográficaSimilitude estruturalConcorrênciaExportaçõesGeographical dimensionStructural similarityCompetitionExportsO interesse no estudo da concorrência comercial tem vindo a aumentar nos últimos anos pela relevância que a mesma tem na competitividade de um país. No entanto, a literatura existente neste âmbito apesar de ter utilizado vários índices (como por exemplo o de Hirschman-Herfindahl ou o de Krugman) ainda não conseguiu encontrar um indicador ótimo (que consiga medir com exatidão o grau da concorrência comercial) pelo que continua a existir espaço para novas análises. O contributo deste trabalho passa pela proposta de uma nova metodologia que incorpora o fator geográfico no conceito de concorrência potencial e pela criação de novos índices que pretendem responder a duas questões: qual o grau de concorrência global que dois países exercem um sobre o outro e qual o nível de concorrência potencial num determinado mercado de destino. Foram utilizados os dados das exportações dos três maiores exportadores europeus (Alemanha, França e Reino Unido) para a quase totalidade dos países do Mundo (211 países) em 2011 e foi aplicado o Índice de Krugman modificado de forma a ser tida em consideração a concorrência que existe nos países, sub-regiões, regiões, continentes e mundo. Assim, todos os cálculos efetuados tiveram por base esses cinco níveis de desagregação. Os resultados obtidos foram os expectáveis. Os novos indicadores permitiram adicionar a dimensão geográfica à análise da concorrência potencial entre cada par de países, estabelecer comparações com a concorrência atual e estimar quais os pares de países para os quais a concorrência poderá aumentar futuramente de forma mais acentuada.The interest in the study of commercial competition has been increasing in the recent years due to the importance that it has on the competitiveness of a country. However, the existing literature despite using various indices (such as the Hirschamn-Herfindahl or the Krugman) has not yet find an optimal indicator (which can accurately measure the degree of commercial competition) so there is still space for further analysis. The contribution of this work involves the proposal of a new methodology that incorporates the geographical factor in the concept of potential competition and the creation of new indicators wishing to answer two questions: what’s the degree of global competition that two countries have on each other and what’s the level of potential competition in a given destination market. The data used are the exports of the three largest European exporters (Germany, France and United Kingdom) to almost all countries in the world (211 countries) in 2011. Was applied the Krugman’s Index modified in order to consider the competition that exists in the countries, sub-regions, regions, continents and the world. Thus, all calculations were based on these five levels of disaggregation. The results obtained were as expected. The new indicators allowed adding a geographical dimension to the analysis of potential competition between each pair of countries, making comparisons with the current competition and estimate which pairs of countries for which competition may increase in the future more steeply.2014-04-21T12:55:24Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6970TID:201018888porBartolomeu, André Miguel Coralejoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:49:53Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:32.803444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico
title Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico
spellingShingle Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico
Bartolomeu, André Miguel Coralejo
Dimensão geográfica
Similitude estrutural
Concorrência
Exportações
Geographical dimension
Structural similarity
Competition
Exports
title_short Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico
title_full Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico
title_fullStr Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico
title_full_unstemmed Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico
title_sort Similitude estrutural e concorrência comercial: a influência do fator geográfico
author Bartolomeu, André Miguel Coralejo
author_facet Bartolomeu, André Miguel Coralejo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartolomeu, André Miguel Coralejo
dc.subject.por.fl_str_mv Dimensão geográfica
Similitude estrutural
Concorrência
Exportações
Geographical dimension
Structural similarity
Competition
Exports
topic Dimensão geográfica
Similitude estrutural
Concorrência
Exportações
Geographical dimension
Structural similarity
Competition
Exports
description O interesse no estudo da concorrência comercial tem vindo a aumentar nos últimos anos pela relevância que a mesma tem na competitividade de um país. No entanto, a literatura existente neste âmbito apesar de ter utilizado vários índices (como por exemplo o de Hirschman-Herfindahl ou o de Krugman) ainda não conseguiu encontrar um indicador ótimo (que consiga medir com exatidão o grau da concorrência comercial) pelo que continua a existir espaço para novas análises. O contributo deste trabalho passa pela proposta de uma nova metodologia que incorpora o fator geográfico no conceito de concorrência potencial e pela criação de novos índices que pretendem responder a duas questões: qual o grau de concorrência global que dois países exercem um sobre o outro e qual o nível de concorrência potencial num determinado mercado de destino. Foram utilizados os dados das exportações dos três maiores exportadores europeus (Alemanha, França e Reino Unido) para a quase totalidade dos países do Mundo (211 países) em 2011 e foi aplicado o Índice de Krugman modificado de forma a ser tida em consideração a concorrência que existe nos países, sub-regiões, regiões, continentes e mundo. Assim, todos os cálculos efetuados tiveram por base esses cinco níveis de desagregação. Os resultados obtidos foram os expectáveis. Os novos indicadores permitiram adicionar a dimensão geográfica à análise da concorrência potencial entre cada par de países, estabelecer comparações com a concorrência atual e estimar quais os pares de países para os quais a concorrência poderá aumentar futuramente de forma mais acentuada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-06
2014-04-21T12:55:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/6970
TID:201018888
url http://hdl.handle.net/10071/6970
identifier_str_mv TID:201018888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134807816404992