Tutoriais audiovisuais para o uso das TIC pelo cidadão sénior: planeamento, realização e avaliação de tutoriais audiovisuais para o uso da comunidade miOne pelos seniores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13863 |
Resumo: | Considerando o crescente envelhecimento populacional e a proliferação das novas tecnologias da informação e comunicação, a disponibilização de meios adequados ao sénior para a apreensão das novas tecnologias mostra-se como uma mais-valia. A presente investigação assenta no planeamento, realização e avaliação de quatro tutoriais audiovisuais que permitam ao sénior: registar-se na comunidade miOne, conhecer a comunidade miOne, através do tutorial Visita à comunidade miOne, saber usar o correio eletrónico da comunidade miOne e como conversar na comunidade miOne. Na primeira fase recorrendo à metodologia exploratória, foram analisados os trabalhos e conhecimentos desta temática, para que fosse possível saber o que já havia sido feito e descoberto e que pudesse auxiliar na realização dos referidos tutoriais. Na segunda fase, utilizando a metodologia investigação-ação foi possível o planeamento dos guiões de voz-off, recorrendo ao método de focus group, sendo os guiões reestruturados até se considerarem como aptos para o público sénior. E foram realizados os tutoriais para posteriormente serem avaliados pelos seniores. Na terceira fase, correspondente à avaliação, pretendeu-se verificar se a nível do vídeo, voz-off e música de fundo, os tutoriais eram percetíveis para os seniores. Em suma, no final da presente investigação elencam-se as seguintes caraterísticas orientadoras para a realização tutoriais audiovisuais para apoio do cidadão sénior no uso da comunidade miOne: narração pausada e linguagem informal; utilização de música de fundo, de preferência instrumental e apenas audível em momentos de silêncio do narrador; utilização preferencial da voz masculina e a feminina apenas para a captação de atenção; utilização de narração e vídeo numa apresentação segmentada; relativamente aos créditos: evitar o uso de fontes decorativas; evitar adicionar efeitos de movimento no texto e utilizar contrastes de 50:1 (por exemplo fundo preto e letras brancas ou vice-versa). |
id |
RCAP_a7f48f52c377a2803983ee207fec581d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13863 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tutoriais audiovisuais para o uso das TIC pelo cidadão sénior: planeamento, realização e avaliação de tutoriais audiovisuais para o uso da comunidade miOne pelos senioresComunicação multimédiaTecnologias da informação e comunicaçãoMateriais audiovisuais - ManuaisPessoas idosasConsiderando o crescente envelhecimento populacional e a proliferação das novas tecnologias da informação e comunicação, a disponibilização de meios adequados ao sénior para a apreensão das novas tecnologias mostra-se como uma mais-valia. A presente investigação assenta no planeamento, realização e avaliação de quatro tutoriais audiovisuais que permitam ao sénior: registar-se na comunidade miOne, conhecer a comunidade miOne, através do tutorial Visita à comunidade miOne, saber usar o correio eletrónico da comunidade miOne e como conversar na comunidade miOne. Na primeira fase recorrendo à metodologia exploratória, foram analisados os trabalhos e conhecimentos desta temática, para que fosse possível saber o que já havia sido feito e descoberto e que pudesse auxiliar na realização dos referidos tutoriais. Na segunda fase, utilizando a metodologia investigação-ação foi possível o planeamento dos guiões de voz-off, recorrendo ao método de focus group, sendo os guiões reestruturados até se considerarem como aptos para o público sénior. E foram realizados os tutoriais para posteriormente serem avaliados pelos seniores. Na terceira fase, correspondente à avaliação, pretendeu-se verificar se a nível do vídeo, voz-off e música de fundo, os tutoriais eram percetíveis para os seniores. Em suma, no final da presente investigação elencam-se as seguintes caraterísticas orientadoras para a realização tutoriais audiovisuais para apoio do cidadão sénior no uso da comunidade miOne: narração pausada e linguagem informal; utilização de música de fundo, de preferência instrumental e apenas audível em momentos de silêncio do narrador; utilização preferencial da voz masculina e a feminina apenas para a captação de atenção; utilização de narração e vídeo numa apresentação segmentada; relativamente aos créditos: evitar o uso de fontes decorativas; evitar adicionar efeitos de movimento no texto e utilizar contrastes de 50:1 (por exemplo fundo preto e letras brancas ou vice-versa).Considering the growing ageing of population and the proliferation of new technologies of information and communication, it’s an important asset provide the adequate resources for the senior grasp of new technologies. This research is based on the planning, realization and evaluation of four audio-visual tutorials that allow the older adults: to register on miOne community; to know the miOne community; to learn how to use e-mail on miOne community; and how to chat with others in the miOne community. In the first phase, using the exploratory methodology, knowledge and papers about this theme were analyzed to unveil what was done previously and could support the attainment of the referred tutorials. In the second phase, action-investigation methodology was applied on the planning of voice-over scripts with the focus group technic. The scripts were only completed when all the required changes were done to fit on older adults needs. The tutorials were performed for later be evaluated by the senior. In the third phase, the evaluation methodology was used, allowing assessing if three categories of the tutorials were perceived by older adults: video, voice-over and background music. In conclusion the audiovisual tutorial for miOne community to support older adults needs should have the following realization features: pauses in speech and non-formal language; use of background music, mostly instrumental and audible in voice-over silent moments; mostly male voice usage and the female just to get attention; usage of speech and video in a segmented presentation; for the credits: avoid decorative fonts; avoid motion effects on text and enforce contrast of 50:1(as an example black background and white lettering or contrariwise).Universidade de Aveiro2015-04-21T10:22:49Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13863TID:201562499porCaldas, Ana Catarina Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:17Zoai:ria.ua.pt:10773/13863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:36.208142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tutoriais audiovisuais para o uso das TIC pelo cidadão sénior: planeamento, realização e avaliação de tutoriais audiovisuais para o uso da comunidade miOne pelos seniores |
title |
Tutoriais audiovisuais para o uso das TIC pelo cidadão sénior: planeamento, realização e avaliação de tutoriais audiovisuais para o uso da comunidade miOne pelos seniores |
spellingShingle |
Tutoriais audiovisuais para o uso das TIC pelo cidadão sénior: planeamento, realização e avaliação de tutoriais audiovisuais para o uso da comunidade miOne pelos seniores Caldas, Ana Catarina Silva Comunicação multimédia Tecnologias da informação e comunicação Materiais audiovisuais - Manuais Pessoas idosas |
title_short |
Tutoriais audiovisuais para o uso das TIC pelo cidadão sénior: planeamento, realização e avaliação de tutoriais audiovisuais para o uso da comunidade miOne pelos seniores |
title_full |
Tutoriais audiovisuais para o uso das TIC pelo cidadão sénior: planeamento, realização e avaliação de tutoriais audiovisuais para o uso da comunidade miOne pelos seniores |
title_fullStr |
Tutoriais audiovisuais para o uso das TIC pelo cidadão sénior: planeamento, realização e avaliação de tutoriais audiovisuais para o uso da comunidade miOne pelos seniores |
title_full_unstemmed |
Tutoriais audiovisuais para o uso das TIC pelo cidadão sénior: planeamento, realização e avaliação de tutoriais audiovisuais para o uso da comunidade miOne pelos seniores |
title_sort |
Tutoriais audiovisuais para o uso das TIC pelo cidadão sénior: planeamento, realização e avaliação de tutoriais audiovisuais para o uso da comunidade miOne pelos seniores |
author |
Caldas, Ana Catarina Silva |
author_facet |
Caldas, Ana Catarina Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldas, Ana Catarina Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação multimédia Tecnologias da informação e comunicação Materiais audiovisuais - Manuais Pessoas idosas |
topic |
Comunicação multimédia Tecnologias da informação e comunicação Materiais audiovisuais - Manuais Pessoas idosas |
description |
Considerando o crescente envelhecimento populacional e a proliferação das novas tecnologias da informação e comunicação, a disponibilização de meios adequados ao sénior para a apreensão das novas tecnologias mostra-se como uma mais-valia. A presente investigação assenta no planeamento, realização e avaliação de quatro tutoriais audiovisuais que permitam ao sénior: registar-se na comunidade miOne, conhecer a comunidade miOne, através do tutorial Visita à comunidade miOne, saber usar o correio eletrónico da comunidade miOne e como conversar na comunidade miOne. Na primeira fase recorrendo à metodologia exploratória, foram analisados os trabalhos e conhecimentos desta temática, para que fosse possível saber o que já havia sido feito e descoberto e que pudesse auxiliar na realização dos referidos tutoriais. Na segunda fase, utilizando a metodologia investigação-ação foi possível o planeamento dos guiões de voz-off, recorrendo ao método de focus group, sendo os guiões reestruturados até se considerarem como aptos para o público sénior. E foram realizados os tutoriais para posteriormente serem avaliados pelos seniores. Na terceira fase, correspondente à avaliação, pretendeu-se verificar se a nível do vídeo, voz-off e música de fundo, os tutoriais eram percetíveis para os seniores. Em suma, no final da presente investigação elencam-se as seguintes caraterísticas orientadoras para a realização tutoriais audiovisuais para apoio do cidadão sénior no uso da comunidade miOne: narração pausada e linguagem informal; utilização de música de fundo, de preferência instrumental e apenas audível em momentos de silêncio do narrador; utilização preferencial da voz masculina e a feminina apenas para a captação de atenção; utilização de narração e vídeo numa apresentação segmentada; relativamente aos créditos: evitar o uso de fontes decorativas; evitar adicionar efeitos de movimento no texto e utilizar contrastes de 50:1 (por exemplo fundo preto e letras brancas ou vice-versa). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-04-21T10:22:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13863 TID:201562499 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13863 |
identifier_str_mv |
TID:201562499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137546616176640 |