Por uma cidadania ativa e responsável: um alicerce disponível para realizar a missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/Campus Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lúcio Flávio de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10751
Resumo: A dissertação objetiva analisar a missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/Campus Uberlândia por meio dos programas da Coordenação de Assistência Estudantil para apontar os benefícios que transferem ao educando, concedendo a sua permanência e a melhoria da educação. Essa dissertação se apresenta como uma proposta e uma discussão sobre o conceito de cidadania inserido na missão dos Institutos Federais, especificamente do Campus Uberlândia. No contexto da atualidade brasileira, o trabalho evidencia o modelo do sistema capitalista neoliberal, que promove uma educação fragmentada do conhecimento, nociva para o mundo natural e destituída de melhoria da vida social. O nosso objetivo procura superar o modelo do sistema capitalista neoliberal. Nesse sentido, versaremos sobre o encaminhamento de um outro modo de vida possível diante do modelo neoliberal vigente, que não admite pensar e viver sem a concepção da meritocracia. Essa concepção, à luz do sistema neoliberal, promove um discurso de eficácia e de qualidade como o único modelo para a ascensão social.
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