Simetria: na interface entre a arte e a matemática: de que forma as aprendizagens sobre novas culturas, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Joana Gaudêncio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/5893
Resumo: Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
id RCAP_a820c46fb208e0073862b19c89b8f985
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/5893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Simetria: na interface entre a arte e a matemática: de que forma as aprendizagens sobre novas culturas, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria?SimetriaArte IslâmicaTransversalidadeEducação visualMatemáticaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioSymmetryIslamic artTransversalityVisual educationMathematicsMestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoEste estudo aborda a problemática da transversalidade do conceito de simetria nas áreas disciplinares da Matemática e da Educação Visual no 3º ciclo do Ensino Básico e visa compreender se a exploração da arte e de novas culturas possibilita o desenvolvimento do conceito de simetria por parte dos alunos, de uma forma mais dinâmica. Utilizando como metodologia a Investigação-Acção, pretende-se perceber de que forma a exploração de novas culturas e a abordagem da sua arte, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria dos alunos. Neste sentido procura-se; i) Identificar e perceber se os alunos já tinham adquirido o conceito de simetria; ii) Compreender como os alunos desenvolvem os conhecimentos sobre simetria; iii) Compreender se os alunos aplicam correctamente esses conceitos; iv) Identificar o conceito de simetria no final da intervenção. A fase de intervenção orientou-se pelos seguintes objectivos: i) Identificar características da arte de diferentes povos e culturas (Arte Islâmica); ii) Contribuir para a compreensão do conceito de simetria; iii) Contribuir para que os alunos sejam capazes de identificar estes conceitos nos objectos artísticos da Arte Islâmica; iv) Contribuir para que os alunos consigam aplicar o conceito de simetria, numa produção plástica própria. Pretende-se com este estudo, contribuir para o enriquecimento das práticas lectivas das disciplinas de Educação Visual e de Matemática, recorrendo à arte como recurso de transmissão, descoberta e caminho para novas aprendizagens.This study is based on the transversally issue of the symmetry concept in areas of the 3rd cycle like Maths and Visual Education. It aims at understanding whether art’s exploration and new cultures allow the development of symmetry, in a more dynamic way as far as students are concerned. Using as methodology the investigation-action and it is aimed at realising to what extent the exploration of new cultures and the approach of its art would contribute for the development of students’ symmetry concept. Thus, I try to : i) identify and understand if pupils had already achieved the symmetry concept; ii) realise how pupils develop their knowledge on symmetry; iii) realise how correctly pupils direct this knowledge; iiii) identify the symmetry concept in the end of the application. The application phase was based on the following goals: i) identifying characteristics from different peoples and cultures forms of art; ii) Contributing for the knowledge on the symmetry concept; iii) contributing in such a way that the pupils would be able to identify these concepts in Islamic Art objects; iv) contributing in such a way that pupils would apply the symmetry concept in a plastic work by themselves. Through this study, I intend to contribute for the enrichment of teaching methods and approaches in areas such as Visual Education and Maths in order to help teachers, improve their skills having art as the basis of the transmission of new knowledge.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPires, JoãoRepositório ComumMatos, Joana Gaudêncio2014-03-05T14:25:03Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:35.884817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Simetria: na interface entre a arte e a matemática: de que forma as aprendizagens sobre novas culturas, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria?
title Simetria: na interface entre a arte e a matemática: de que forma as aprendizagens sobre novas culturas, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria?
spellingShingle Simetria: na interface entre a arte e a matemática: de que forma as aprendizagens sobre novas culturas, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria?
Matos, Joana Gaudêncio
Simetria
Arte Islâmica
Transversalidade
Educação visual
Matemática
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Symmetry
Islamic art
Transversality
Visual education
Mathematics
title_short Simetria: na interface entre a arte e a matemática: de que forma as aprendizagens sobre novas culturas, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria?
title_full Simetria: na interface entre a arte e a matemática: de que forma as aprendizagens sobre novas culturas, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria?
title_fullStr Simetria: na interface entre a arte e a matemática: de que forma as aprendizagens sobre novas culturas, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria?
title_full_unstemmed Simetria: na interface entre a arte e a matemática: de que forma as aprendizagens sobre novas culturas, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria?
title_sort Simetria: na interface entre a arte e a matemática: de que forma as aprendizagens sobre novas culturas, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria?
author Matos, Joana Gaudêncio
author_facet Matos, Joana Gaudêncio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, João
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Joana Gaudêncio
dc.subject.por.fl_str_mv Simetria
Arte Islâmica
Transversalidade
Educação visual
Matemática
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Symmetry
Islamic art
Transversality
Visual education
Mathematics
topic Simetria
Arte Islâmica
Transversalidade
Educação visual
Matemática
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Symmetry
Islamic art
Transversality
Visual education
Mathematics
description Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2011-06-01T00:00:00Z
2014-03-05T14:25:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/5893
url http://hdl.handle.net/10400.26/5893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135320246059008