Reading difficulties of college students with ADHD: A study of the influence of working memory on reading comprehension
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.747 |
Resumo: | O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem como algumas de suas comorbidades os transtornos de linguagem. No âmbito acadêmico, a queixa mais comum é a dificuldade de compreensão leitora de adultos com este transtorno. Este artigo propõe analisar como se dá o processo de leitura em estudantes universitários com TDAH, conferir se os prejuízos na compreensão leitora são decorrentes do TDAH, investigar a influência da memória de trabalho na compreensão da leitura dos participantes com TDAH e comparar a velocidade do desempenho na tarefa de decisão lexical entre os participantes com TDAH e sem TDAH. Participaram nesse estudo 15 estudantes universitários com diagnóstico de TDAH e 15 estudantes universitários sem o referido transtorno. Os instrumentos utilizados foram: o Cloze, a Tarefa de Atenção Linguística (TAL) e a Versão Computadorizada do Reading Span Test para o Português Brasileiro (VCRST-PB). Os resultados apontaram que a capacidade de memória de trabalho dos participantes com TDAH medida no VCRST-PB foi reduzida e exerceu influência negativa na compreensão leitora, assim como a TAL mostrou uma influência maior do que a VCRST-PB na capacidade de leitura. Isso pode ser justificado devido ao processo de leitura requerer uma maior demanda de sustentação da atenção para a emergência da compreensão do conteúdo lido. Sendo assim, isso é mais custoso para os universitários com TDAH devido as dificuldades que os mesmos apresentam no controle executivo. |
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Reading difficulties of college students with ADHD: A study of the influence of working memory on reading comprehensionDificuldades de leitura de estudantes universitários com TDAH: um estudo da influência da memória de trabalho na compreensão leitoraTranstorno de Déficit de Atenção/HiperatividadeCompreensão leitoraMemória de trabalhoAtenção linguísticaAttention-Deficit/Hyperactivity DisorderReading comprehensionWorking memoryLinguistic attentionO Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem como algumas de suas comorbidades os transtornos de linguagem. No âmbito acadêmico, a queixa mais comum é a dificuldade de compreensão leitora de adultos com este transtorno. Este artigo propõe analisar como se dá o processo de leitura em estudantes universitários com TDAH, conferir se os prejuízos na compreensão leitora são decorrentes do TDAH, investigar a influência da memória de trabalho na compreensão da leitura dos participantes com TDAH e comparar a velocidade do desempenho na tarefa de decisão lexical entre os participantes com TDAH e sem TDAH. Participaram nesse estudo 15 estudantes universitários com diagnóstico de TDAH e 15 estudantes universitários sem o referido transtorno. Os instrumentos utilizados foram: o Cloze, a Tarefa de Atenção Linguística (TAL) e a Versão Computadorizada do Reading Span Test para o Português Brasileiro (VCRST-PB). Os resultados apontaram que a capacidade de memória de trabalho dos participantes com TDAH medida no VCRST-PB foi reduzida e exerceu influência negativa na compreensão leitora, assim como a TAL mostrou uma influência maior do que a VCRST-PB na capacidade de leitura. Isso pode ser justificado devido ao processo de leitura requerer uma maior demanda de sustentação da atenção para a emergência da compreensão do conteúdo lido. Sendo assim, isso é mais custoso para os universitários com TDAH devido as dificuldades que os mesmos apresentam no controle executivo.Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder which has language disorders as some of its comorbidities. Reading comprehension difficulty in adults with this disorder has been the most common complaint within the academic scope. This paper aims to analyze how the reading process occurs in undergraduate students with ADHD, check whether impairments in reading comprehension are due to ADHD, investigate the influence of working memory on the reading comprehension of participants with ADHD, and compare the speed performance on the lexical decision task among participants with and without ADHD. Fifteen undergraduate students diagnosed with ADHD and 15 undergraduate students without this disorder participated in this study. The experiments used for data collection were: the Cloze, the Task for Linguistic Attention (TAL) and the Computerized Version of Reading Span Test for Brazilian Portuguese (VCRST-PB). The results indicated that the working memory capacity of participants with ADHD measured by the VCRST-PB was reduced a negative influenced the reading comprehension, as well as the TAL showed a greater influence than the VCRST-PB reading ability. This can be explained by the fact that the reading process requires a greater demand of sustaining attention for the emergence of the understanding of the content read. Therefore, this takes a great deal of effort for undergraduate students with ADHD due to the difficulties they present in the executive control.CEHUM2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.747https://doi.org/10.21814/diacritica.747Diacrítica; Vol. 36 N.º 1 (2022): Psicolinguística; 163-182Diacrítica; Vol. 36 No. 1 (2022): Psycholinguistics; 163-1822183-91740870-8967reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4779https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4779/5187Direitos de Autor (c) 2023 José Ferrari Neto, Gonçalo Lopez Estivalet, Priscilla de Albuquerque Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrari Neto, JoséLopez Estivalet, Gustavode Albuquerque Almeida, Priscilla2023-05-19T07:45:13Zoai:journals.uminho.pt:article/4779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:57.919743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem como algumas de suas comorbidades os transtornos de linguagem. No âmbito acadêmico, a queixa mais comum é a dificuldade de compreensão leitora de adultos com este transtorno. Este artigo propõe analisar como se dá o processo de leitura em estudantes universitários com TDAH, conferir se os prejuízos na compreensão leitora são decorrentes do TDAH, investigar a influência da memória de trabalho na compreensão da leitura dos participantes com TDAH e comparar a velocidade do desempenho na tarefa de decisão lexical entre os participantes com TDAH e sem TDAH. Participaram nesse estudo 15 estudantes universitários com diagnóstico de TDAH e 15 estudantes universitários sem o referido transtorno. Os instrumentos utilizados foram: o Cloze, a Tarefa de Atenção Linguística (TAL) e a Versão Computadorizada do Reading Span Test para o Português Brasileiro (VCRST-PB). Os resultados apontaram que a capacidade de memória de trabalho dos participantes com TDAH medida no VCRST-PB foi reduzida e exerceu influência negativa na compreensão leitora, assim como a TAL mostrou uma influência maior do que a VCRST-PB na capacidade de leitura. Isso pode ser justificado devido ao processo de leitura requerer uma maior demanda de sustentação da atenção para a emergência da compreensão do conteúdo lido. Sendo assim, isso é mais custoso para os universitários com TDAH devido as dificuldades que os mesmos apresentam no controle executivo. |
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Diacrítica; Vol. 36 N.º 1 (2022): Psicolinguística; 163-182 Diacrítica; Vol. 36 No. 1 (2022): Psycholinguistics; 163-182 2183-9174 0870-8967 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
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