Consumo, ambiente e publicidade: uma reflexão sustentada na complexidade do tempo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/12725 |
Resumo: | Consumir é não só uma necessidade para a nossa própria sobrevivência, mas também uma forma de comunicação, em que bens e serviços expressam o tempo. O consumo excessivo e a obsolescência programada dos produtos criaram uma cultura do desperdício, com resultados devastadores, capazes de pôr em causa a sobrevivência da espécie humana. A esta situação catastrófica, acrescentem-se ainda as desigualdades sociais, que proliferam um pouco por todo o planeta.Torna-se imperativo dar respostas válidas que mitiguem estes graves problemas e encontrar soluções que os resolvam. É necessário analisar o que está a acontecer de forma complexa, não linear, enquadrando posturas integradoras, equilibradas, pluralistas, criativas e, por vezes, paradoxais, que possam refletir a complexidade dos problemas. Por conseguinte, pretende-se refletir sobre estes problemas, fazendo também uma abordagem à sua complexidade, no sentido de evidenciar que pensar de forma a identificar uma possível resolução dos problemas exige enquadrar o pensamento complexo como pressuposto essencial. Este amplo objetivo leva-nos ao objetivo seguinte, que enquadra o indivíduo enquanto entidade construtora, bem como as organizações enquanto estruturas socioeconómicas fundamentais na procura do equilíbrio necessário e urgente.Em termos de metodologia, este ensaio reflexivo envolveu uma atitude exploratória, convocando algum do pensamento que consideramos mais profícuo, mas no qual também ressai uma postura marcadamente autoral. |
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Consumo, ambiente e publicidade: uma reflexão sustentada na complexidade do tempoconsumptionenvironmentcomplexityadvertisingconsumoambientecomplexidadepublicidadeConsumir é não só uma necessidade para a nossa própria sobrevivência, mas também uma forma de comunicação, em que bens e serviços expressam o tempo. O consumo excessivo e a obsolescência programada dos produtos criaram uma cultura do desperdício, com resultados devastadores, capazes de pôr em causa a sobrevivência da espécie humana. A esta situação catastrófica, acrescentem-se ainda as desigualdades sociais, que proliferam um pouco por todo o planeta.Torna-se imperativo dar respostas válidas que mitiguem estes graves problemas e encontrar soluções que os resolvam. É necessário analisar o que está a acontecer de forma complexa, não linear, enquadrando posturas integradoras, equilibradas, pluralistas, criativas e, por vezes, paradoxais, que possam refletir a complexidade dos problemas. Por conseguinte, pretende-se refletir sobre estes problemas, fazendo também uma abordagem à sua complexidade, no sentido de evidenciar que pensar de forma a identificar uma possível resolução dos problemas exige enquadrar o pensamento complexo como pressuposto essencial. Este amplo objetivo leva-nos ao objetivo seguinte, que enquadra o indivíduo enquanto entidade construtora, bem como as organizações enquanto estruturas socioeconómicas fundamentais na procura do equilíbrio necessário e urgente.Em termos de metodologia, este ensaio reflexivo envolveu uma atitude exploratória, convocando algum do pensamento que consideramos mais profícuo, mas no qual também ressai uma postura marcadamente autoral.Consuming is not only a necessity for our own survival, but also a form of communication, in which goods and services express time. Excessive consumption and planned obsolescence of products created a culture of waste, with devastating results, capable of jeopardizing the survival of the human species. Added to this catastrophic situation are the social inequalities, that are proliferating all over the planet.It is imperative to provide valid answers that mitigate these serious problems and to find valid solutions. It is necessary to analyze what is happening in a complex, non-linear way, framing integrative, balanced, pluralistic, creative, and, at times, paradoxical postures, which may reflect the complexity of the problems.Therefore, it is intended to reflect on these problems, also making an approach to their complexity, in order to show that thinking towards identifying a possible resolution of these problems requires framing complex thinking as an essential presupposition. This broad objective leads us to the next objective, which frames the individual as a building entity, as well as organizations as fundamental socioeconomic structures in the search for the necessary and urgent balance.In terms of methodology, this reflective essay involved an exploratory attitude, calling for some of the thought that we consider most fruitful, but in which a markedly authorial stance also emerges.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2021-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/12725porurn:doi:10.4000/cp.12725http://journals.openedition.org/cp/12725Mesquita, Francisco Manuel MoraisMüller Utz, Madeleineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T03:45:45Zoai:revues.org:cp/12725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:17.295961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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