Revisão da narrativa: qual o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fróis, Maria Carolina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva Pinto, Élia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42492
Resumo: Introdução: A revisão da narrativa tem como objetivo analisar artigos científicos, de forma a identificar o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência. Método: A revisão incluiu 14 artigos analisados, entre 2006 e 2021, que abordaram os benefícios da doll therapy e a caracterização do envolvimento ocupacional da pessoa com demência, separadamente. Para tal, foram utilizadas as bases de dados: Otseeker, Cochrane e Pubmed. Resultados: Os resultados dessa análise demonstraram que a doll therapy reduz a ansiedade, agitação, depressão e stress; aumenta os sentimentos de felicidade, tranquilidade e prazer; e melhora o humor e a interação com o outro. Quanto ao envolvimento ocupacional, na pessoa com demência, é necessário que exista um estímulo externo para a promoção de oportunidades de participação. Para tal, os estudos revelaram que quanto mais interação social ocorrer, mais envolvidas as pessoas estão com o ambiente. Conclusão: Deste modo, através de uma atividade significativa, como a doll therapy, há uma melhoria do envolvimento ocupacional da pessoa com demência. Contudo, existem poucos estudos sobre estas temáticas, pelo que se sugere a realização dos mesmos, para validar os resultados obtidos.
id RCAP_a85ece6134f957003ae7e8ee8dc8394d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42492
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revisão da narrativa: qual o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência?Doll therapyEnvolvimento ocupacionalPessoa com demênciaIntrodução: A revisão da narrativa tem como objetivo analisar artigos científicos, de forma a identificar o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência. Método: A revisão incluiu 14 artigos analisados, entre 2006 e 2021, que abordaram os benefícios da doll therapy e a caracterização do envolvimento ocupacional da pessoa com demência, separadamente. Para tal, foram utilizadas as bases de dados: Otseeker, Cochrane e Pubmed. Resultados: Os resultados dessa análise demonstraram que a doll therapy reduz a ansiedade, agitação, depressão e stress; aumenta os sentimentos de felicidade, tranquilidade e prazer; e melhora o humor e a interação com o outro. Quanto ao envolvimento ocupacional, na pessoa com demência, é necessário que exista um estímulo externo para a promoção de oportunidades de participação. Para tal, os estudos revelaram que quanto mais interação social ocorrer, mais envolvidas as pessoas estão com o ambiente. Conclusão: Deste modo, através de uma atividade significativa, como a doll therapy, há uma melhoria do envolvimento ocupacional da pessoa com demência. Contudo, existem poucos estudos sobre estas temáticas, pelo que se sugere a realização dos mesmos, para validar os resultados obtidos.Instituto Politécnico de LeiriaRepositório ComumFróis, Maria CarolinaSilva Pinto, Élia2022-11-30T14:33:08Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42492por2975-8181https://doi.org/10.25766/g6z1-8k94info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T05:36:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:08.056325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisão da narrativa: qual o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência?
title Revisão da narrativa: qual o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência?
spellingShingle Revisão da narrativa: qual o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência?
Fróis, Maria Carolina
Doll therapy
Envolvimento ocupacional
Pessoa com demência
title_short Revisão da narrativa: qual o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência?
title_full Revisão da narrativa: qual o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência?
title_fullStr Revisão da narrativa: qual o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência?
title_full_unstemmed Revisão da narrativa: qual o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência?
title_sort Revisão da narrativa: qual o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência?
author Fróis, Maria Carolina
author_facet Fróis, Maria Carolina
Silva Pinto, Élia
author_role author
author2 Silva Pinto, Élia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fróis, Maria Carolina
Silva Pinto, Élia
dc.subject.por.fl_str_mv Doll therapy
Envolvimento ocupacional
Pessoa com demência
topic Doll therapy
Envolvimento ocupacional
Pessoa com demência
description Introdução: A revisão da narrativa tem como objetivo analisar artigos científicos, de forma a identificar o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência. Método: A revisão incluiu 14 artigos analisados, entre 2006 e 2021, que abordaram os benefícios da doll therapy e a caracterização do envolvimento ocupacional da pessoa com demência, separadamente. Para tal, foram utilizadas as bases de dados: Otseeker, Cochrane e Pubmed. Resultados: Os resultados dessa análise demonstraram que a doll therapy reduz a ansiedade, agitação, depressão e stress; aumenta os sentimentos de felicidade, tranquilidade e prazer; e melhora o humor e a interação com o outro. Quanto ao envolvimento ocupacional, na pessoa com demência, é necessário que exista um estímulo externo para a promoção de oportunidades de participação. Para tal, os estudos revelaram que quanto mais interação social ocorrer, mais envolvidas as pessoas estão com o ambiente. Conclusão: Deste modo, através de uma atividade significativa, como a doll therapy, há uma melhoria do envolvimento ocupacional da pessoa com demência. Contudo, existem poucos estudos sobre estas temáticas, pelo que se sugere a realização dos mesmos, para validar os resultados obtidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30T14:33:08Z
2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/42492
url http://hdl.handle.net/10400.26/42492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2975-8181
https://doi.org/10.25766/g6z1-8k94
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134926506819584