O marketing digital e a indústria do desporto: o caso da National Basketball Association

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Jéssica
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/12996
Resumo: Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências Empresariais
id RCAP_a85edf27762bc72fce2b3b2675ab9e16
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/12996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O marketing digital e a indústria do desporto: o caso da National Basketball AssociationMarketing digitalDesportoEstratégiaNBADigital marketingSportsStrategyProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências EmpresariaisFoi no início do século XXI que a tecnologia abriu caminho para uma nova forma de marketing: o marketing digital. Hoje o marketing digital tornou-se indispensável para o sucesso e crescimento das entidades desportivas e dos atletas. O setor do desporto tem-se adaptado com sucesso nesta era digital, que está em constante evolução, fornecendo benefícios tangíveis como o aumento de receitas, fortalecimento da marca e expansão do número de fãs. A NBA (National Basketball Association) entendeu perfeitamente o benefício que é ter uma imagem de marca forte e como utilizar o marketing digital a seu favor, nomeadamente a nível internacional. De facto, foi em grande parte graças à suas estratégias de marketing digital que a NBA se manteve relevante, mostrando assim, a importância de ter uma estratégia de marketing eficiente. No entanto vamos ver que é fundamental que as organizações desportivas e os atletas considerem a responsabilidade ética. Os resultados alcançados com este trabalho mostram o impacto positivo e a eficácia do marketing digital na indústria do desporto.At the beginning of the 21st century technology paved the way for a new form of marketing: digital marketing. Today digital marketing has become indispensable for the success and growth of sports entities and athletes. The sports industry has successfully adapted in this ever-evolving digital age, providing tangible benefits such as increased revenue, brand strengthening and expansion of the fan base. The NBA has fully understood the desirability of having a strong brand image and how to use digital marketing to its advantage, notably at the international level. In fact, it was largely thanks to its digital marketing strategies that the NBA continues to stay relevant to this day, thus showing the importance of having an efficient marketing strategy. However, we will see that it is fundamental that sports organizations and athletes consider ethical responsibility. The results achieved from this work show the positive impact and effectiveness of digital marketing in the sports industry.[s.n.]Mesquita, FranciscoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCastro, Jéssica2024-05-13T13:46:06Z20232023-01-01T00:00:00Zbachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/12996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-21T02:02:00Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/12996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-21T02:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O marketing digital e a indústria do desporto: o caso da National Basketball Association
title O marketing digital e a indústria do desporto: o caso da National Basketball Association
spellingShingle O marketing digital e a indústria do desporto: o caso da National Basketball Association
Castro, Jéssica
Marketing digital
Desporto
Estratégia
NBA
Digital marketing
Sports
Strategy
title_short O marketing digital e a indústria do desporto: o caso da National Basketball Association
title_full O marketing digital e a indústria do desporto: o caso da National Basketball Association
title_fullStr O marketing digital e a indústria do desporto: o caso da National Basketball Association
title_full_unstemmed O marketing digital e a indústria do desporto: o caso da National Basketball Association
title_sort O marketing digital e a indústria do desporto: o caso da National Basketball Association
author Castro, Jéssica
author_facet Castro, Jéssica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Francisco
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Jéssica
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Desporto
Estratégia
NBA
Digital marketing
Sports
Strategy
topic Marketing digital
Desporto
Estratégia
NBA
Digital marketing
Sports
Strategy
description Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências Empresariais
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-05-13T13:46:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/12996
url http://hdl.handle.net/10284/12996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545405784653824