Produtos de luxo: Estudo de comportamento de compra das mulheres da geração Y

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Kassia Goulart
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6943
Resumo: O mercado de artigos de luxo encontra-se atualmente em fase de crescimento e transformação, atraindo atenção especial da indústria, marcas e investigadores. Para o sucesso de uma marca de luxo, em especial das carteiras de luxo, é necessário ter um conhecimento amplo e completo das motivações que levam à sua compra. Verifica-se, também, que existem poucos estudos que analisam a compra de produtos de luxo por parte da Geração Y, uma geração bastante relevante neste mercado, e que está em constante ascensão em sua classe social. Deste modo, este estudo tem como objetivo analisar as principais motivações que levam mulheres portuguesas e brasileiras da geração Y a comprar carteiras de luxo, bem como quais as marcas de carteiras de luxo possuem maior notoriedade perante o público deste estudo. A abordagem utilizada neste estudo foi quantitativa, tendo sido os dados recolhidos através de um questionário disponível online. Com uma amostra não probabilística por conveniência de 477 mulheres (204 Brasileiras e 149 Portuguesas) foram testadas as hipóteses em estudo. Foi possível concluir que a qualidade, a visibilidade social e o desejo por algo único são motivações importantes na compra de carteiras de luxo, tanto para as portuguesas, como para as brasileiras. Pelo contrário, o status e o prestígio não são motivações relevantes. Verifica-se, também, que as redes sociais têm um grande impacto na decisão de compra, principalmente nas brasileiras que afirmam pesquisar as suas opções de compra neste meio de comunicação e seguem as marcas que consomem com maior frequência que as portuguesas. Por fim, com base nos resultados desta pesquisa, são apresentadas sugestões estratégicas de como as marcas de luxo podem se posicionar diante dos seus consumidores, para fomentar principalmente o consumo de carteiras de luxo no mercado mundial e os rumos de pesquisas futuras.
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