eGovernment e Digital Divide: ou eGovernment Divide?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puga, Pedro Henrique Rolão
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2491
Resumo: É propósito da dissertação examinar as definições dos conceitos eGovernment e Digital Divide e a forma como o debate sobre o conceito de Digital Divide tem vindo a chamar a atenção para diferentes Digital Divides. Em seguida, olharemos para o que o eGovernment implica em relação ao fenómeno do Digital Divide. Quais são as desvantagens e vantagens da administração em linha? Poderá a implementação de serviços de eGovernment significar o surgimento de novas desigualdades em termos de acesso a serviços públicos? Uma série de cenários são considerados, que incluem reflexões sobre a forma como podem surgir diferenças entre países e intra-países. Tentaremos identificar quais os indivíduos que utilizam e os que não utilizam serviços de eGovernment. Através de análise de estatísticas oficiais sobre Portugal e Reino Unido, tentaremos rastrear evidências de novas divisões (Digital Divides) no que respeita ao eGovernment. Iremos também refelectir sobre a evolução da Web 2.0, de modo a mostrar como os governos estão a usar as novas potencialidades da Internet para o desenvolvimento do eGovernment. Sugere-se ainda a necessidade de novas pesquisas que possam mostrar com maior detalhe o relacionamento entre eGovernment e Digital Divide, incluindo uma chamada de atenção para a necessidade de monitorizar o desenvolvimento de novas formas de eGovernment que possam surgir com a evolução da Web 2.0, nomeadamente, no que ao Digital Divide diz respeito.
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