Públicos da cultura e estratificação social: uma perspectiva a partir de Pierre Bourdieu e da sua obra “La distinction. Critique sociale du jugement”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matoso, Rui
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8633
Resumo: O ponto de partida deste ensaio é a persistente evidência do efeito da estratificação social nas práticas culturais, evidência já demonstrada por Pierre Bourdieu em 1969, quando confrontado com as estatísticas de frequência dos museus, quase exclusiva das “classes cultivadas”1. De facto, no caso Francês, é consensualmente aceite que, apesar de todo o investimento realizado em sucessivas políticas de democratização cultural, permanecem as assimetrias no acesso à cultura.
id RCAP_a8a00b2ccf205c9b63b99bb2573a0cb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8633
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Públicos da cultura e estratificação social: uma perspectiva a partir de Pierre Bourdieu e da sua obra “La distinction. Critique sociale du jugement”Legitimação culturalPúblicosEstratificação socialPierre BourdieuDistinção culturalO ponto de partida deste ensaio é a persistente evidência do efeito da estratificação social nas práticas culturais, evidência já demonstrada por Pierre Bourdieu em 1969, quando confrontado com as estatísticas de frequência dos museus, quase exclusiva das “classes cultivadas”1. De facto, no caso Francês, é consensualmente aceite que, apesar de todo o investimento realizado em sucessivas políticas de democratização cultural, permanecem as assimetrias no acesso à cultura.RCIPLMatoso, Rui2018-06-25T09:12:07Z2007-062007-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:21.921819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Públicos da cultura e estratificação social: uma perspectiva a partir de Pierre Bourdieu e da sua obra “La distinction. Critique sociale du jugement”
title Públicos da cultura e estratificação social: uma perspectiva a partir de Pierre Bourdieu e da sua obra “La distinction. Critique sociale du jugement”
spellingShingle Públicos da cultura e estratificação social: uma perspectiva a partir de Pierre Bourdieu e da sua obra “La distinction. Critique sociale du jugement”
Matoso, Rui
Legitimação cultural
Públicos
Estratificação social
Pierre Bourdieu
Distinção cultural
title_short Públicos da cultura e estratificação social: uma perspectiva a partir de Pierre Bourdieu e da sua obra “La distinction. Critique sociale du jugement”
title_full Públicos da cultura e estratificação social: uma perspectiva a partir de Pierre Bourdieu e da sua obra “La distinction. Critique sociale du jugement”
title_fullStr Públicos da cultura e estratificação social: uma perspectiva a partir de Pierre Bourdieu e da sua obra “La distinction. Critique sociale du jugement”
title_full_unstemmed Públicos da cultura e estratificação social: uma perspectiva a partir de Pierre Bourdieu e da sua obra “La distinction. Critique sociale du jugement”
title_sort Públicos da cultura e estratificação social: uma perspectiva a partir de Pierre Bourdieu e da sua obra “La distinction. Critique sociale du jugement”
author Matoso, Rui
author_facet Matoso, Rui
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Matoso, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Legitimação cultural
Públicos
Estratificação social
Pierre Bourdieu
Distinção cultural
topic Legitimação cultural
Públicos
Estratificação social
Pierre Bourdieu
Distinção cultural
description O ponto de partida deste ensaio é a persistente evidência do efeito da estratificação social nas práticas culturais, evidência já demonstrada por Pierre Bourdieu em 1969, quando confrontado com as estatísticas de frequência dos museus, quase exclusiva das “classes cultivadas”1. De facto, no caso Francês, é consensualmente aceite que, apesar de todo o investimento realizado em sucessivas políticas de democratização cultural, permanecem as assimetrias no acesso à cultura.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06
2007-06-01T00:00:00Z
2018-06-25T09:12:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8633
url http://hdl.handle.net/10400.21/8633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133435273412608