A fiabilidade do testemunho ocular : efeito da valência do episódio e da ordem de realização de duas tarefas mnésicas
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/11758 |
Resumo: | O objectivo central deste estudo foi o de analisar o efeito que o conteúdo emocional de um episódio observado ao vivo tem na capacidade de recordação. Por outro lado, e tendo em conta que fossem aplicadas a cada testemunha dos episódios, duas provas de recordação (uma de reconhecimento e outra de evocação) pretendemos avaliar os efeitos que a ordem de realização das provas tem na capacidade de memória. Os resultados mostraram que: (1) o episódio emocional tem um efeito positivo na capacidade de reconhecimento, mas não na tarefa de evocação, onde se verifica o efeito contrário; (2) só a tarefa de evocação é melhorada com a realização prévia de uma tarefa. |
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A fiabilidade do testemunho ocular : efeito da valência do episódio e da ordem de realização de duas tarefas mnésicasTestemunho ocularEmoçõesRecordaçãoReconhecimentoO objectivo central deste estudo foi o de analisar o efeito que o conteúdo emocional de um episódio observado ao vivo tem na capacidade de recordação. Por outro lado, e tendo em conta que fossem aplicadas a cada testemunha dos episódios, duas provas de recordação (uma de reconhecimento e outra de evocação) pretendemos avaliar os efeitos que a ordem de realização das provas tem na capacidade de memória. Os resultados mostraram que: (1) o episódio emocional tem um efeito positivo na capacidade de reconhecimento, mas não na tarefa de evocação, onde se verifica o efeito contrário; (2) só a tarefa de evocação é melhorada com a realização prévia de uma tarefa.The aim of this study was to analyse the impact of the emotional content of eye witnessed episodes in the remembering capacity. We also want to analyse the order effect of two memory tasks - a forced choice recognition and a free recall- in the general capacity of remembering. Results showed: (7) that the emotional episode had a positive impact in the recognition capacity, but not in the recall task¡ (2) the recall task was improved by the previous performance on a recognition task.Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)Universidade do MinhoSousa, C.Albuquerque, Pedro Barbas20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/11758porPsicologia :Teoria, Investigação e Prática". ISSN 0873-4976.11:2 (2006) 45-560873-4976info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:25.817485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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