Políticas educativas: escola(rização) e desempenho escolar : actividades de enriquecimento curricular no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Dora Margarida Pires de Jesus
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25938
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Políticas educativas: escola(rização) e desempenho escolar : actividades de enriquecimento curricular no 1º CEBActividades de enriquecimento curricularAluno do básico 1º cicloDesempenho escolarDissertação de mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO presente estudo, realizado no âmbito de uma dissertação de Mestrado, teve como principal objectivo investigar possíveis associações entre a frequência das actividades de enriquecimento curricular do 1.º ciclo do ensino básico (AEC), implementadas pelo Despacho n.º 12591/2006, de 16 de Junho, e o desempenho escolar alcançado pelos alunos, nas escolas da rede pública do Município de Coimbra. Para tal, desenhou‐se uma investigação quantitativa, do tipo comparativo‐ ‐causal (ex post facto), com a constituição de uma amostra de dois grupos independentes, com igual número de alunos dos quatro anos de escolaridade. Esta era constituída por um total de 200 sujeitos, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, distribuídos por onze escolas do concelho, pertencentes a 5 dos 9 agrupamentos existentes. As hipóteses principais foram testadas com recurso à comparação de médias (teste t de student para grupos independentes). Os resultados obtidos permitiram estabelecer associações entre a frequência das AEC e um menor desempenho escolar, numa avaliação global e nas áreas curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio, ao contrário da área de Expressões. A mesma associação não foi possível estabelecer entre a frequência das AEC dentro do espaço escolar e fora dele, ainda que para o primeiro caso as médias obtidas fossem inferiores.This study, carried out on the scope of a master thesis, considered as its main goal the research for possible relationships between the frequency of curricular enrichment activities of elementary school and academic performance, accomplish by students of Coimbra’s public schools. Thus, we design a quantitative causal‐comparative research (ex post facto), with a sample composed by two independent groups, with equal number of students from the first to the fourth grade. The sample was composed by an amount of 200 pupils, with ages ranging from 6 to 11 years old, distributed through 11 schools of the municipality, belonging to 5 of the 9 groupings of schools, with that school grades. The main hypotheses were tested by comparing means (independent‐samples T test). The results allowed us to establish significant positive relationships between the frequency of those activities and a lower academic performance, either in a global evaluation or in some curricular areas such as portuguese, maths and environmental studies, in contrast with expression’s area. The same relationship wasn’t established between the frequencies of the same activities, at or out of school, in spite of lower means obtained by the students that remain at school.La présente étude, effectuée a partir d’une mémoire de maîtrise, avait comme principal objectif d’étudier les possibles associations entre la fréquence des activités d’enrichissement curriculaire du 1er cycle d’enseignement de base, mis en oeuvre par la loi nº 12591/2006, du 16 juin, et les résultats scolaires obtenus par les élèves qui fréquentent les écoles publiques de la municipalité de Coimbra. Pour cela, a été établie une estimation quantitative, comparative‐type ‐causal (ex post facto) avec la formation d'un échantillon de deux groupes indépendants, avec un nombre égal d'étudiants provenant de quatre années de scolarité. L'échantillon comprenait 200 sujets, âgés entre 6 et 11 ans, répartis dans onze écoles de la commune, appartenant à 5 sur 9 pôles existants à ce niveau d'enseignement. Les principales hypothèses ont été testées en utilisant la comparaison de moyenne (test t de Student pour groupes indépendants), après avoir été préalablement vérifié les hypothèses de la même ‐ variances égales et la distribution. Les résultats obtenus ont permis de créer des associations entre la fréquence de l'AEC et d'une faible performance scolaire, une évaluation globale et les domaines du curriculum de langue portugaise, en mathématiques et en études environnementales, à la différence des expressions domaine. La même association ne pouvait être établie entre la fréquence de l'AEC au sein de l'école et en dehors d'elle, bien que pour le premier cas, les moyennes étaient les plus faibles.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25938http://hdl.handle.net/10316/25938porSimões, Dora Margarida Pires de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:34:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:32.502749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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