Valores morais em Televisão: Análise de uma série televisiva de grande audiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/6571 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos a série televisiva Super Pai, um programa com elevados níveis de audiência, em particular entre crianças e adolescentes, à luz da teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg. Mais especificamente, depois da leitura e análise das sinopses de um conjunto de 73 episódios, escolhemos dois que tinham conteúdos morais mais explícitos (episódios # 4 e # 18) e atribuímos um nível e um estádio de raciocínio moral às verbalizações expressas por diversos personagens envolvidos em tais episódios. A análise efectuada mostrou que (1) a maioria das verbalizações com conteúdo moral aponta para o nível convencional, em particular para o estádio 3; (2) não aparecem verbalizações de moralidade pós-convencional (i.e., estádio 5); (3) as verbalizações de estádio 2 (nível pré-convencional) aparecem logo a seguir às de estádio 3; e (4) são mínimas as verbalizações de estádio 1 e de estádio 4. O estudo revela também que, tomadas algumas cautelas, é possível analisar determinados programas televisivos em função da teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o que pode ter implicações de relevo para os responsáveis pela programação televisão, em especial se existir interesse em aproveitar o conhecimento científico já disponível na área da psicologia do desenvolvimento moral. Neste artigo, fazemos também uma referência breve às relações entre ética e televisão, bem como a alguns estudos sobre o efeito de programas televisivos no desenvolvimento cognitivo, social e moral. |
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Valores morais em Televisão: Análise de uma série televisiva de grande audiênciaTelevisãoDesenvolvimentoValoresKohlbergTelevisionDevelopmentValuesNeste artigo, analisamos a série televisiva Super Pai, um programa com elevados níveis de audiência, em particular entre crianças e adolescentes, à luz da teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg. Mais especificamente, depois da leitura e análise das sinopses de um conjunto de 73 episódios, escolhemos dois que tinham conteúdos morais mais explícitos (episódios # 4 e # 18) e atribuímos um nível e um estádio de raciocínio moral às verbalizações expressas por diversos personagens envolvidos em tais episódios. A análise efectuada mostrou que (1) a maioria das verbalizações com conteúdo moral aponta para o nível convencional, em particular para o estádio 3; (2) não aparecem verbalizações de moralidade pós-convencional (i.e., estádio 5); (3) as verbalizações de estádio 2 (nível pré-convencional) aparecem logo a seguir às de estádio 3; e (4) são mínimas as verbalizações de estádio 1 e de estádio 4. O estudo revela também que, tomadas algumas cautelas, é possível analisar determinados programas televisivos em função da teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o que pode ter implicações de relevo para os responsáveis pela programação televisão, em especial se existir interesse em aproveitar o conhecimento científico já disponível na área da psicologia do desenvolvimento moral. Neste artigo, fazemos também uma referência breve às relações entre ética e televisão, bem como a alguns estudos sobre o efeito de programas televisivos no desenvolvimento cognitivo, social e moral.ABSTRACT: This study examines a Portuguese TV program in terms of Kohlberg’s theory of moral development. The program, which is called Super-Pai, has a broad audience, in particular among children and adolescents. After the reading and analysis of the synopses of a set of 73 episodes, we chose those ones (i.e., episode # 4 and episode # 18) whose verbalizations expressed clear-cut moral contents, and classified these verbalizations into a certain level and stage of Kohlberg’s moral reasoning. The results showed that (1) the majority of verbalizations are conventional, pointing namely to stage 3; (2) there are no postconconventional (stage 5) verbalizations: (3) stage 2 verbalizations follow in terms of frequency those of stage 3; and (4) stage 1 and stage 4 verbalizations are practically nonexistent. The present study also reveals that if some caution is adopted it is possible to analyze certain TV programs in terms of Kohlberg’s moral stages, which may have important implications for those responsible for TV programs and schedules, in particular if they were interested in taking into account the available scientific knowledge in the area of moral development. Throughout the paper we also refer to the controversial issue of the relationship between ethics and television, and to some studies on the role of TV in individuals’ cognitive, social, and moral development.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPASilva, CristinaFonseca, EstelaLourenço, Orlando2018-09-04T18:50:46Z2002-01-01T00:00:00Z2002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6571porAnalise Psicológica, XX(4), 541-553.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:18Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:25.067712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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