Como tornar a oferta formativa no setor do turismo atrativa para estudantes internacionais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borié, Joana Filipa da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48696
Resumo: Num mercado cada vez mais competitivo, as instituições de ensino não são exceção. A diversidade da oferta formativa, as instalações e equipamentos disponíveis, bem como a rede de contatos adquiridos durante o percurso académico são fatores a ter em conta na estratégia de diferenciação. O setor da educação está integrado numa sociedade globalizada, sendo a internacionalização uma opção estratégica para o crescimento económico das instituições, o aumento da sua competitividade e o desenvolvimento social da comunidade. O objetivo desta dissertação é analisar a estratégia de marketing das Escolas do Turismo de Portugal para a atração de estudantes internacionais. O ponto de partida foi o enquadramento teórico abordando os conceitos de globalização e internacionalização das instituições de ensino, a mobilidade académica, o processo de escolha dos estudantes internacionais e a importância da hospitalidade académica. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, sendo realizada uma pesquisa exploratória para a recolha e análise de dados secundários, com o objetivo da caracterização das Escolas do Turismo de Portugal. Seguiu-se a aplicação de entrevistas para a recolha de dados primários, com o objetivo de conhecer o processo de candidaturas e seleção dos estudantes internacionais, os instrumentos de divulgação da oferta formativa e a experiência académica. Foram analisadas as melhores práticas para a captação de estudantes internacionais para o setor do turismo, refletindo sobre as políticas de internacionalização das Escolas do Turismo de Portugal. O processo de escolha e a sua experiência académica entre pares e no contexto letivo foram temas também abordados. As principais conclusões do estudo realçam a necessidade da definição de uma estratégia de internacionalização das Escolas do Turismo de Portugal. Como questões a sinalizar, identificou-se falta de personalização da oferta formativa para estudantes internacionais: desde ao processo de seleção, ao plano curricular e apoio da comunidade escolar, não existe diferenciação entre estudantes internacionais e nacionais. Existe ainda uma lacuna nos instrumentos de divulgação da oferta formativa além-fronteiras e falta de investimento na otimização das parcerias internacionais existentes e dos antigos estudantes. Uma vez no destino, os estudantes não têm serviços de apoio nem estruturas que consigam acrescentar valor à sua estadia. Como fatores positivos na escolha das Escolas do Turismo de Portugal, foram realçadas a sua forte componente prática e a possibilidade de realizar estágios curriculares internacionais, nas empresas de referência do setor.
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O ponto de partida foi o enquadramento teórico abordando os conceitos de globalização e internacionalização das instituições de ensino, a mobilidade académica, o processo de escolha dos estudantes internacionais e a importância da hospitalidade académica. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, sendo realizada uma pesquisa exploratória para a recolha e análise de dados secundários, com o objetivo da caracterização das Escolas do Turismo de Portugal. Seguiu-se a aplicação de entrevistas para a recolha de dados primários, com o objetivo de conhecer o processo de candidaturas e seleção dos estudantes internacionais, os instrumentos de divulgação da oferta formativa e a experiência académica. Foram analisadas as melhores práticas para a captação de estudantes internacionais para o setor do turismo, refletindo sobre as políticas de internacionalização das Escolas do Turismo de Portugal. O processo de escolha e a sua experiência académica entre pares e no contexto letivo foram temas também abordados. As principais conclusões do estudo realçam a necessidade da definição de uma estratégia de internacionalização das Escolas do Turismo de Portugal. Como questões a sinalizar, identificou-se falta de personalização da oferta formativa para estudantes internacionais: desde ao processo de seleção, ao plano curricular e apoio da comunidade escolar, não existe diferenciação entre estudantes internacionais e nacionais. Existe ainda uma lacuna nos instrumentos de divulgação da oferta formativa além-fronteiras e falta de investimento na otimização das parcerias internacionais existentes e dos antigos estudantes. Uma vez no destino, os estudantes não têm serviços de apoio nem estruturas que consigam acrescentar valor à sua estadia. Como fatores positivos na escolha das Escolas do Turismo de Portugal, foram realçadas a sua forte componente prática e a possibilidade de realizar estágios curriculares internacionais, nas empresas de referência do setor.In an increasingly competitive market, educational institutions are no exception. The diversity of educational offerings, available facilities, and equipment, as well as the network of contacts acquired during the academic journey are factors to be considered in the differentiation strategy. The education sector is integrated into a globalized society, and internationalization is undoubtedly a strategic option for the economic growth of institutions and the social development of the community. The objective of this dissertation is to analyze the marketing strategy of the Schools of Tourism in Portugal for attracting international students. The starting point was the theoretical framework addressing the concepts of globalization and internationalization of educational institutions, academic mobility, the process of choice by international students, and the importance of academic hospitality. The methodology used was a case study, involving exploratory research for the collection and analysis of secondary data to characterize the Schools of Tourism in Portugal. This was followed by interviews to gather primary data with the aim of understanding the application and selection process for international students, the promotional tools for educational offerings, and the academic experience. Best practices for attracting international students to the tourism sector were analyzed, reflecting on the internationalization policies of the Schools of Tourism in Portugal. The choice process and academic experience among peers and in the academic context were also addressed. The main conclusions of the study highlight the need to define an internationalization strategy for the Schools of Tourism in Portugal. As noteworthy issues, there was an identified lack of customization of educational offerings for international students: from the selection process to the curriculum and support from the school community, there is no differentiation between international and national students. There is also a gap in the promotion of educational offerings beyond borders and a lack of investment in optimizing existing international partnerships and alumni networks. Once at the destination, students lack support services and structures that can add value to their stay. Positive factors in choosing the Schools of Tourism in Portugal include their strong practical component and the opportunity to undertake international internships with leading companies in the sector.Costa, TeresaLima, Maria JoãoRepositório ComumBorié, Joana Filipa da Silva2024-01-05T15:02:34Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48696TID:203484991porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T04:56:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:26.961116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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