A prática de psicologia clínica na infância em contexto hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Tatiana Alves Tiago
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/987
Resumo: Este relatório de estágio académico insere-se na vertente profissionalizante, do curso de Mestrado em Psicologia Clínica e do Aconselhamento da Universidade Autónoma de Lisboa. O estágio realizou-se na Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Departamento de Pediatria, de um hospital geral de Lisboa, entre Outubro de 2012 e Julho de 2013 com uma duração total de 885.5 horas. Neste relatório são abordadas e reflectidas à luz de um enquadramento teórico, todas as práticas inerentes ao exercício da Psicologia Clínica em contexto hospitalar, através da apresentação de dois casos clínicos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e de Perturbação Disruptiva do Comportamento, analisando a sua evolução clínica ao longo do seu acompanhamento psicológico. A Psicologia da Saúde, apesar de revolucionária, não veio dar resposta a algumas necessidades de intervenção psicológica sobretudo em contexto hospitalar pediátrico (Mesibov, 1990; Willis, 2000). Surge assim, o conceito de Psicologia Pediátrica, que representa o acompanhamento terapêutico de pais e crianças contexto hospitalar (Barros, 2003). Contudo, a base teórica que fundamenta a intervenção do Psicólogo poderá variar. Durante este estágio foi mantida uma postura terapêutica de inspiração na Abordagem Centrada no Cliente de Carl Rogers, onde através de uma atitude não directiva e na crença de que cada individuo possui em si mesmo as capacidades necessárias para ultrapassar os seus problemas, através de um ambiente terapêutico de compreensão e aceitação (Rogers, 2009). Que como se poderá verificar, consistiu numa evolução terapêutica positiva em ambos os casos clínicos apresentados.
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