Aumento de Capital 2004 – Jerónimo Martins S.A.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1722 |
Resumo: | Esta tese tem por objectivo estudar o aumento de capital realizado pelo grupo Jerónimo Martins em Junho de 2004. Este aumento de capital foi de 150.000.000 euros, passando o capital de 479.293.220 euros para 629.293.220 euros, realizado por novas entradas de dinheiro, mediante a emissão de 30.000.000 novas acções ordinárias com um valor nominal de 5 euros cada, reservadas aos accionistas. O formato da tese é o de um Estudo de Caso onde primeiramente foi abordada uma descrição dos processos de aumentos de capital, assim como as principais teorias e resultados empíricos. Posteriormente, foi feita uma análise sobre este aumento de capital. Foi feita também uma comparação entre os valores obtidos com o estudo deste caso e os valores publicados pelo grupo Jerónimo Martins, assim como uma análise destes resultados. Por último, foi feita uma crítica dos resultados finais obtidos com o aumento de capital, demonstrando se estes foram de encontro ao que os accionistas desejavam. Foi feita também uma análise ao nível do mercado para perceber qual foi a sua reacção perante o aumento de capital feito em 2004. |
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Aumento de Capital 2004 – Jerónimo Martins S.A.Aumento de capitalEstudo de casosGrupo Jerónimo MartinsEmissão de direitosShare capital increaseCase studyIssue rightsEsta tese tem por objectivo estudar o aumento de capital realizado pelo grupo Jerónimo Martins em Junho de 2004. Este aumento de capital foi de 150.000.000 euros, passando o capital de 479.293.220 euros para 629.293.220 euros, realizado por novas entradas de dinheiro, mediante a emissão de 30.000.000 novas acções ordinárias com um valor nominal de 5 euros cada, reservadas aos accionistas. O formato da tese é o de um Estudo de Caso onde primeiramente foi abordada uma descrição dos processos de aumentos de capital, assim como as principais teorias e resultados empíricos. Posteriormente, foi feita uma análise sobre este aumento de capital. Foi feita também uma comparação entre os valores obtidos com o estudo deste caso e os valores publicados pelo grupo Jerónimo Martins, assim como uma análise destes resultados. Por último, foi feita uma crítica dos resultados finais obtidos com o aumento de capital, demonstrando se estes foram de encontro ao que os accionistas desejavam. Foi feita também uma análise ao nível do mercado para perceber qual foi a sua reacção perante o aumento de capital feito em 2004.This dissertation presents a case study, analysing the seasoned equity offering of Jeronimo Martins, S.A., which took place in June 2004. This capital increase was of 150,000,000 euros, from an equity capital of 479,293,220 euros to 629,293,220 euros, raised through the issuance of 30,000,000 new ordinary shares with a nominal value of EUR 5 each, reserved for shareholders. First I present a brief survey of the literature on the process of raising capital, and then look at the specific case of Jeronimo Martins. Later, the values obtained were compared with the published figures. I also examine the market reaction to the capital increase announcement made in 2004.2010-05-10T13:47:56Z2009-01-01T00:00:00Z20092009-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1722porCosta, Soraia Sofia Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:32:47Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:43.717894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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