Processo de expatriação: análise da experiência dos trabalhadores da Webasto Portugal
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/16688 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos |
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Processo de expatriação: análise da experiência dos trabalhadores da Webasto PortugalProcesso de ExpatriaçãoExpatriadoAjustamento culturalDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos HumanosCom a globalização as empresas viram-se obrigadas a estender os seus negócios ao campo internacional por forma a potenciar os seus negócios e consequentemente a sua competitividade. A expatriação surge assim como uma das consequências da internacionalização das empresas tornando-se num processo de grande relevância na atual gestão de recursos humanos. Estes processos são complexos e normalmente apresentam muita turbulência, sendo bastante importante a sua gestão de forma atenta e cuidada pois a sua incorreta definição e gestão coloca em causa o sucesso dos mesmos. Este estudo tem como objetivo geral descrever a perceção de trabalhadores expatriados da Webasto Portugal sobre o processo de expatriação. Estamos perante um estudo de caso que incidiu numa empresa alemã do sector automóvel com uma amostra de 10 trabalhadores, a quem foram aplicadas entrevistas semidiretivas. Foi também utilizada a análise documental e a observação participante para a recolha de informação. A informação das entrevistas foi submetida a análise de conteúdo. A investigação mostrou que a realidade da empresa relativamente à expatriação não corresponde exatamente ao que é proposto na literatura da área carecendo de melhorias. Na opinião do grupo os processos desenvolveram-se sem grandes problemas embora existisse espaço para melhorias, essencialmente ao nível da formação, da avaliação de desempenho e do acompanhamento. Contudo os trabalhadores mostraram-se satisfeitos com as experiências que realizaram essencialmente ao nível do desenvolvimento e crescimento cultural através das diferentes aprendizagens que viveram nesta experiência internacional.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisSantos, José Rebelo dosRepositório ComumPires, Patrícia Isabel Marques2016-12-13T11:22:19Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16688TID:201611759porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:25.281906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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